Se você fizer um exame de saúde, geralmente o médico medirá sua pressão arterial. Em algumas pessoas com certos problemas de saúde, a pressão arterial deve ser controlada, o que está dentro dos limites normais. No entanto, você sabe qual pressão arterial (tensão) é normal? Vamos lá, descubra a resposta abaixo.
O que é pressão arterial normal (tensão)?
A pressão arterial é uma medida da força que o coração usa para bombear o sangue pelo corpo. Isso significa que a pressão arterial está intimamente relacionada à condição de saúde do seu coração, portanto, quando você verificar a saúde do seu corpo, sua pressão arterial também será medida.
De acordo com a classificação de Associação Americana do Coração, A pressão arterial normal para uma pessoa está abaixo de 120/80 mm Hg.
O número 120 indica o nível de pressão quando o coração bombeia sangue. O coração bombeia o sangue para circular por todas as partes do corpo. O número 120, ou o número mais alto para a pressão arterial, é conhecido como número sistólico.
Embora seja o número 80, ou o número mais baixo da pressão arterial, é conhecido como o número diastólico. O significado desse número é que o coração está descansando brevemente para bombear o sangue.
A pressão arterial nem sempre é estável ou permanece no mesmo número. Esse número pode pular para cima ou para baixo, dependendo do que você está fazendo, sentindo ou do seu estado de saúde no momento.
Além da normal, a pressão arterial também é categorizada em vários grupos, a saber:
- Pressão sanguínea baixa. As condições classificadas como pressão arterial baixa ou hipotensão são aquelas abaixo do valor normal de cerca de 90/60 mm Hg ou menos.
- Pressão alta. A pressão arterial variou de 120-129 sistólica e diastólica inferior a 80 mm Hg. Pessoas com essa pressão arterial, devem controlar seu estilo de vida para não se tornarem hipertensos (condição de pressão alta).
- Hipertensão de estágio 1. Nessa condição, a pressão arterial varia de 130-139 sistólica ou 80-89 mm Hg diastólica. Os médicos geralmente recomendam mudanças no estilo de vida e podem prescrever medicamentos para baixar a pressão arterial, para diminuir o risco de doenças cardíacas.
- Hipertensão de estágio 2. A pressão arterial varia de 140/90 mm Hg ou superior. Nessa condição, o médico prescreverá uma combinação de medicamentos para baixar a pressão alta e mudanças de estilo de vida mais saudáveis.
- Crise de hipertensão. Quando a pressão arterial excede 180/120 mm Hg, é categorizada como uma crise hipertensiva ou emergência hipertensiva. Normalmente, com certeza, duas verificações são realizadas com um intervalo de 5 minutos. Normalmente, essa condição também é acompanhada por sintomas de dor no peito, falta de ar, dor nas costas e fraqueza, exigindo atenção médica imediata.
Pressão sanguínea normal (tensão) por idade
A pressão arterial normal para cada pessoa é diferente. Um fator é a idade. A seguir estão os limites normais de pressão arterial com base na idade da pessoa.
Pressão arterial normal em adultos
Para todos os adultos, independentemente da idade, a pressão arterial normal de um adulto é 120/80 mm Hg. Se sua pressão arterial não estiver dentro desse limite, você pode ter certas atividades, estilos de vida ou problemas de saúde.
Pressão arterial normal em bebês e crianças
As crianças tendem a ter pressão arterial mais baixa do que os adultos. Então, isso mostra que quanto mais jovem a pessoa for, mais baixa será sua pressão arterial. Em crianças, a pressão arterial normal varia entre:
- Em recém-nascidos, o número sistólico está em torno de 60-90 e o número diastólico é de 20-60 mm Hg.
- Em bebês, o número sistólico está em torno de 87-105 e o número diastólico é de 53-66 mm Hg.
- Em lactentes de 1 a 3 anos, o número sistólico está em torno de 95-105 e o número diastólico é de 53-66 mm Hg.
- Em crianças de 3 a 7 anos, o número sistólico é cerca de 95-110 e o número da oração é 56-70 mm Hg.
- Em crianças em idade escolar, o número sistólico é 97-112 e o número diastólico é 57-71 mm Hg.
- Em adolescentes, o número sistólico é 112-128 e o número diastólico é 66-80 mm Hg.
Pressão arterial normal em idosos
Em 2017, novas diretrizes da American Heart Association e outras organizações de saúde reduziram a taxa de diagnóstico de pressão alta para 130/80 mm Hg para todas as idades.
À medida que envelhecemos, a pressão arterial tende a aumentar. É por isso que, em idosos, sua pressão arterial pode exceder o limite normal de pressão arterial para adultos. Com uma nota, sua pressão arterial não ultrapassa o limite de 130/80 mm Hg e é necessário adotar um estilo de vida saudável.
Pressão arterial normal em mulheres grávidas
As diretrizes normais de pressão arterial para mulheres grávidas são as mesmas para outras pessoas em geral, que é abaixo de 120/80 mm Hg. Se o número ultrapassar esse limite quando a gravidez ainda não tiver entrado nas 20 semanas, é provável que a gestante tenha hipertensão.
Como medir a pressão arterial
Em idosos e pessoas com problemas de saúde que afetam a pressão arterial normal, a verificação da pressão arterial deve ser feita regularmente. O objetivo é prevenir a hipertensão, que geralmente não causa sintomas, e manter a pressão arterial dentro dos limites da normalidade para que o corpo esteja sempre saudável.
A medição da pressão arterial pode ser feita em clínicas, centros de saúde, hospitais e até mesmo em casa. Bem, as etapas para testar a pressão arterial em casa que você precisa prestar atenção incluem:
- Antes de verificar a pressão arterial, evite consumir bebidas com cafeína e praticar exercícios nos 30 minutos anteriores. Tente relaxar o corpo por 5 minutos e acalmar a mente.
- Sente-se em uma cadeira com as costas retas e os pés retos para baixo, não cruzados. Coloque os braços em uma superfície plana na altura do coração. Use um manguito de medição e certifique-se de que ele esteja preso acima da curva do cotovelo.
- Verifique a pressão arterial repetidamente, por exemplo 2 vezes com um intervalo de 1-5 minutos. Você pode fazer um teste de pressão arterial em ambos os lados do braço. O motivo é que a pressão arterial do braço direito e do braço esquerdo podem ser diferentes e isso é um sinal de ataque cardíaco.
- Você pode medir a pressão arterial de maneira regular e independente, ao mesmo tempo, de manhã e à noite. Normalmente, os controles de rotina da pressão arterial são realizados 2 semanas após a mudança no tratamento ou durante uma semana antes de um exame de saúde ao médico, especialmente se você tiver determinados problemas de saúde.
Coisas que afetam a pressão arterial normal
Um aumento ou diminuição da pressão arterial às vezes não é conhecido com certeza. No entanto, a maioria das pessoas experimenta alterações na pressão arterial em relação aos valores normais devido à dieta, estilo de vida e condições médicas que apresentam.
Mudanças na pressão arterial devido ao estilo de vida e dieta
O aumento da pressão arterial pode ocorrer porque você bebe muito álcool, tem o hábito de fumar ou come muitos alimentos com alto teor de sal, mas baixo teor de potássio.
Além disso, raramente praticar exercícios e estar acima do peso também pode aumentar a pressão arterial normal. Enquanto isso, a queda na pressão arterial é geralmente devido a não comer por um longo tempo ou deitar por muito tempo (sem se mover ativamente).
Lembre-se de que, normalmente, a pressão arterial diminui por si mesma à noite e aumenta pela manhã.
Alterações na pressão arterial devido a certas condições ou problemas de saúde
Em casos raros, certas condições ou doenças podem afetar os níveis normais de açúcar no sangue, incluindo:
- Experimentar um estresse que pode preocupá-lo, especialmente a longo prazo.
- Já com idade superior a 64-65 anos, tanto em homens quanto em mulheres.
- Ter uma doença cardíaca, como bradicardia (frequência cardíaca muito baixa), ataque cardíaco, doença nas válvulas cardíacas ou insuficiência cardíaca pode fazer com que sua pressão arterial baixe.
- O uso de medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, remédios para resfriado e analgésicos de venda livre, pode aumentar a pressão arterial. Enquanto isso, a pressão arterial pode diminuir quando você usa antidepressivos, medicamentos para a disfunção erétil e medicamentos para o mal de Parkinson.
- Ter diabetes, apneia do sono (distúrbios do sono), problemas renais e da glândula tireóide, distúrbios dos vasos sanguíneos também podem causar hipertensão. Pessoas com anemia, problemas endócrinos, septicemia (envenenamento por bactérias no sangue), reações alérgicas a antibióticos como a penicilina e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico tendem a ter pressão arterial baixa.
- Mulheres grávidas que estão entrando na 24ª semana de gravidez também são propensas a baixar a pressão arterial.