O clitóris feminino: qual é sua função e onde está localizado?

O clitóris é frequentemente referido como a chave do prazer sexual feminino, mas infelizmente muitas pessoas não sabem sobre este órgão e onde está localizado. Aqui estão informações completas sobre o clitóris e fatos únicos que geralmente são desconhecidos.

O que é o clitóris?

O clitóris é um órgão sexual da vagina que tem uma função pura de estimulação sexual. O clitóris pode ser encontrado entre os dois lábios vaginais, frequentemente descrito como um "botão".

As mulheres não precisam se preocupar com problemas de disfunção sexual como os homens, porque suas funções e fisiologia não mudarão mesmo que seu corpo envelheça. No entanto, o clitóris também cresce ao longo da vida da mulher. Após a menopausa, esse órgão pode ficar 2,5 vezes maior do que quando a mesma mulher era adolescente.

Localização do clitóris (fonte: Mayo Clinic)

Este órgão do prazer sexual que muitas vezes passa despercebido tem uma miríade de fatos únicos que você, ou seu parceiro, pode não saber. Nada?

1. O clitóris pode estar ereto

Embora este órgão esteja localizado longe da vista, ele também pode estar ereto porque consiste em um tecido mole que é sensível à estimulação e cheio de sangue como o pênis nos homens. A estimulação dada ao clitóris pode afetar outros 15.000 nervos localizados na região pélvica feminina.

Como no pênis, uma ereção que ocorrer fará este órgão "inchar" ainda mais, embora não seja muito óbvio.

O clitóris é conhecido por ser sensível. Isso porque a parte íntima tem mais nervos do que qualquer outra parte do corpo, incluindo o pênis. Existem cerca de 8.000 nervos neste órgão.

2. A posição do clitóris determina o orgasmo

Você sabe? Maria Bonaparte (neto de Napoleão Bonaparte) passou por um procedimento médico para mover seu clitóris para ficar mais perto da vagina. O motivo, para tornar mais fácil para ele chegar ao orgasmo. Marie Bonaparte é um exemplo de várias mulheres que não conseguem atingir o orgasmo com sexo com penetração vaginal.

Em sua época, havia evidências médicas de que quanto mais perto a área clitoriana da abertura vaginal, mais fácil era para uma mulher atingir o orgasmo com sexo penetrativo. Essa descoberta também foi comprovada por pesquisas modernas. Infelizmente, a operação de Marie Bonaparte foi declarada malsucedida.

3. O tamanho do clitóris é maior do que parece

A maioria das pessoas não sabe que o clitóris é fisiologicamente semelhante ao pênis. Este órgão pode aparecer apenas a olho nu como um pequeno botão, mas é muito maior do que você possa imaginar.

Anatomia do clitóris (Fonte: oddee.com)

Com uma estrutura idêntica à de um pênis, com prepúcio e haste, além de um suporte com duas "pernas" com 7,5 cm de comprimento cada, conectando não só a vagina ao ponto G, mas também todos os órgãos sexuais femininos. Esta parte invisível não pode ser levantada ou movida. Apenas a cabeça e o prepúcio estão localizados fora do corpo.

4. Orgasmos podem fazer o clitóris doer

A estimulação clitoriana é um orgasmo que muitas mulheres desejam. No entanto, o que você pode não saber é que o tamanho pode atingir o limite máximo de "inchaço" conforme o clímax se aproxima.

Isso pode fazer você se sentir um pouco desconfortável, às vezes até muito dolorido para continuar a estimulação. Se você começar a se sentir muito sensível, concentre-se menos na estimulação e preste atenção em outras áreas do corpo.

5. O clitóris precisa de fluidos

A fricção no clitóris com os dedos ou brinquedos sexuais sem lubrificante não será confortável. Você pode usar lubrificante. Por outro lado, preliminares antes que o sexo seja bom para atingir um orgasmo satisfatório.

Um orgasmo clitoriano pode produzir entre 3-16 contrações e pode durar de 10-30 segundos. Até 95% das mulheres podem atingir o orgasmo em poucos minutos, apenas estimulando a si mesmas.

A penetração não é o principal fator para as mulheres atingirem o clímax

Sexo vaginal peniano geralmente não é a melhor maneira de obter estimulação clitoriana. A maioria das mulheres não consegue ter orgasmo apenas com a penetração peniano-vaginal porque, dependendo da posição, o pênis pode perder o toque completamente.

Posições sexuais diferentes terão efeitos diferentes. Ao fazer sexo com seu parceiro, certifique-se de escolher a posição e ângulo que pode focar a atenção no clitóris, para que você possa atingir o melhor orgasmo.

Cinquenta a 75 por cento das mulheres atingem o clímax (orgasmo) quando o clitóris é tocado. A maioria das mulheres não consegue ter orgasmo apenas com sexo com penetração, por isso leva tempo para descobrir mais.