O sangramento pela boca pode fazer com que todos entrem em pânico e se preocupem com seu estado de saúde. Especialmente se o sangue sair bastante. No entanto, há uma diferença fundamental que você precisa entender de antemão; O sangue é expelido ao tossir ou vomitar? Embora pareça o mesmo, verifica-se que existem diferenças no mecanismo de tosse com sangue e vômito de sangue. Descubra como saber a diferença entre os dois nesta revisão.
Diferentes fontes de sangue
Por definição, tosse com sangue e vômito com sangue são diferenciados com base na origem da fonte de sangue.
A tosse com sangue (hemoptise) é a descarga de sangue do trato respiratório. Sangue saindo do trato respiratório indica irritação ou lesão das vias respiratórias.
A causa da tosse com sangue geralmente está associada a doenças infecciosas do trato respiratório, como pneumonia, bronquite e tuberculose.
Enquanto o vômito de sangue (hematêmese) é a descarga de sangue do trato digestivo superior, ou seja, do esôfago (esófago), duodeno e pâncreas.
Relatório da Clínica Cleveland, as condições que causam vômito de sangue são, em sua maioria, distúrbios digestivos graves que requerem atenção médica imediata.
As doenças que causam vômito com sangue geralmente são irritação ou inchaço no esôfago, inflamação do estômago ou gastrite com danos à função hepática,
Diferença entre tossir sangue e vomitar sangue
Os sintomas que aparecem antes do sangramento pela boca também podem distinguir tosse e vômito com sangue.
Na tosse com sangue, geralmente começa com uma tosse persistente que dura vários dias ou até semanas (tosse crônica), dor no peito, falta de ar e dor de garganta.
Ao vomitar sangue, os sintomas que aparecem estão relacionados ao trato digestivo, como dor abdominal, inchaço abdominal e náuseas.
Tempo de hemorragia
O sangue que sai do trato respiratório geralmente sai junto com o processo de tosse. No entanto, muitas vezes o sangue do trato respiratório também pode sair misturado com vômito ou resíduos alimentares que saem do trato digestivo.
Isso porque o sangue é engolido acidentalmente e causa uma sensação de náusea ao tossir fazendo com que o paciente vomite.
Ao vomitar sangue, geralmente é vomitado sangue antes de vomitar alimentos. Na verdade, o vômito de sangue também pode ser acompanhado de tosse, mas essa condição é raramente encontrada.
A diferença entre o sangue que sai ao tossir e vomitar
Como o sangue vem de fontes diferentes, o sangue produzido é diferente.
Se você prestar atenção, o sangue que sai da tosse geralmente está misturado com catarro espumoso ou espumoso. O sangue também parece coagulado. Enquanto isso, quando uma pessoa vomita sangue, geralmente não há catarro.
A diferença no sangue resultante da tosse e do vômito também pode ser vista pela cor. A tosse com sangue vem do trato respiratório, onde ao longo do trato não há áreas que produzam enzimas digestivas ou ácidos. Portanto, a cor do sangue geralmente é vermelho fresco e pode estar acompanhada de coágulos.
Por outro lado, no vômito de sangue, o sangue é vermelho escuro ou espesso porque foi misturado com ácido estomacal.
Se vier da ruptura de vasos sanguíneos no esôfago, a cor do sangue não é tão escura quanto a do estômago. No entanto, vomitar sangue vermelho fresco é raro.
Diferentes componentes do sangue
A diferença entre tossir sangue e vomitar sangue pode ser vista quando a amostra de sangue é examinada no laboratório com um microscópio. Os diferentes componentes do sangue podem ser uma pista de onde o sangue está vindo.
O sangue proveniente do trato respiratório geralmente consiste em células sanguíneas (eritrócitos, leucócitos, hemossiderina), células imunes (macrófagos) e microrganismos.
No entanto, o sangue que sai do vômito vem acompanhado de resíduos de alimentos que não foram processados pelo estômago.
Diferenças no pH do sangue por tosse e vômito
A área do trato respiratório é mais alcalina, de modo que, quando o papel de tornassol é colocado em uma amostra de sangue que sai, o papel fica azul.
Por outro lado, o sangue que vem do trato digestivo se mistura com o ácido do estômago, de modo que o sangue fica ácido.
Quando colocamos papel de tornassol no sangue que sai, o papel fica vermelho.
Existem sintomas de anemia?
Ao tossir com sangue, geralmente a quantidade de sangue que sai não é excessiva, de modo que os sintomas de anemia ou falta de sangue são raros.
No entanto, se a tosse com sangue ocorrer continuamente (de forma massiva), você pode ter sintomas de anemia. A tosse com sangue pode ser considerada massiva se atender aos seguintes critérios:
- Se tossir mais de 600 cc de sangue em 24 horas e o sangramento não parar.
- Se tosse com sangue> 250 cc em 24 horas com um nível de Hb inferior a 10 g%, enquanto a tosse com sangue ainda está em andamento.
- Se o paciente tossir sangue> 250 cc em 24 horas com um nível de Hb inferior a 10 g%, mas durante 48 horas de observação acompanhada de tratamento conservador, a tosse com sangue não para.
Nesse caso, a diferença entre vomitar sangue e tossir sangue é que geralmente isso causa anemia mais rapidamente. Os sintomas de anemia que surgem devido ao vômito com sangue incluem pele e olhos pálidos, fadiga, letargia, palpitações e falta de ar.
Banco de cor diferente
Ao tossir com sangue, a produção de sangue não afeta a formação de fezes. Por outro lado, ao vomitar sangue, além de sair da boca, o sangue também pode ser transportado até o intestino grosso, local da formação das fezes.
Portanto, para distinguir o vômito de sangue de tosse com sangue, pode ser feito a partir da cor das fezes que fica preta. Isso ocorre porque as fezes foram misturadas ao sangue do trato digestivo.
Essas são algumas coisas que podem ser usadas como um guia para reconhecer a diferença entre tossir sangue e vomitar sangue.
Se ainda tiver dúvidas, consulte imediatamente um médico para exames adicionais para que você possa obter o tratamento adequado. O motivo é que, se não for tratado imediatamente, tanto a tosse quanto o vômito com sangue podem causar efeitos graves para a saúde.