A cabaça amarga é um tipo de abóbora que costuma servir de complemento ao servir bolinhos. O gosto amargo faz com que muitas pessoas não gostem. No entanto, você sabia que o melão amargo tem muitos benefícios para a saúde? Confira este artigo para descobrir os vários conteúdos nutricionais e propriedades do melão amargo.
Teor de nutrientes no melão amargo
Pare, que tem um nome latino Momordica charantia, é um tipo de videira cujo fruto é frequentemente usado como alimento ou medicamento. Pare pertence à tribo das abóboras ou Cucurbitaceae com uma casca de fruta recortada característica.
Além do melão amargo, essa fruta também é conhecida por vários nomes na Indonésia, como pária, melão amargo ou pepareh. Em inglês, melão amargo tem o nome bálsamo , melão amargo , ou cabaça amarga porque o sabor tende a ser amargo.
De acordo com os dados de composição de alimentos da Indonésia (DKPI), por 100 gramas de cabaça amarga fresca e em estado cru, você pode obter o conteúdo nutricional abaixo.
- Água: 94,4 gramas
- Calorias: 19 kcal
- Proteínas: 1,0 grama
- Gordura: 0,4 grama
- Carboidrato: 3,6 gramas
- Fibra: 1,3 gramas
- Cálcio: 31 miligramas
- Fósforo: 65 miligramas
- Ferro: 0,9 miligramas
- Sódio: 5,0 miligramas
- Potássio: 277,7 miligramas
- Cobre: 0,03 miligramas
- Zinco: 0,8 miligramas
- Retinol (Vit. A): 0,0 micrograma
- Betacaroteno: 197 microgramas
- Carotenóides totais: 80 microgramas
- Tiamina (Vit. B1): 0,18 miligramas
- Riboflavina (Vit B2): 0,04 miligramas
- Niacina (Vit. B3): 0,4 miligramas
- Vitamina C: 58 miligramas
Benefícios do melão amargo para a saúde do corpo
A cabaça amarga contém várias vitaminas, como as vitaminas A, C, E, B1, B2, B3 e B9. Além disso, o melão amargo também contém minerais, como potássio, cálcio, zinco, magnésio, fósforo e ferro, bem como compostos antioxidantes, como fenóis e flavonóides.
Os nutrientes contidos nele fazem o melão amargo ter muitos benefícios, conforme descrito a seguir.
1. Controle de açúcar no sangue
A cabaça amarga contém magnésio, cuja função é maximizar o trabalho do hormônio insulina. Citado de World Journal of Diabetes O diabetes tipo 2 costuma estar associado à falta de magnésio no corpo.
O magnésio obtido através do melão amargo pode maximizar a insulina, que é responsável por regular os níveis de açúcar no sangue. Portanto, você pode fazer cabaça amarga como uma escolha alimentar para ajudar a reduzir o açúcar no sangue. Além disso, o melão amargo também é capaz de prevenir o acúmulo de glicose no sangue e transferi-la para o fígado, músculos e tecido adiposo.
Mesmo assim, o conteúdo do melão amargo não pode necessariamente ser usado para pré-diabetes ou diabetes. Consulte seu médico para obter a melhor solução.
2. Aumente a imunidade
Pare contém abundantes compostos antioxidantes, um dos quais é a vitamina C. Os antioxidantes constituem uma defesa contra objetos estranhos que danificam o corpo, como os radicais livres que podem causar uma série de doenças.
Bem, você pode obter cerca de 58 miligramas de vitamina C em 100 gramas de melão amargo. Isso significa que o melão amargo pode atender a mais da metade das necessidades diárias de vitamina C para adultos, que são 90 miligramas para homens e 75 gramas para mulheres.
A pesquisa também mostra que o melão amargo contém vários agentes antibacterianos e antivirais. A cabaça amarga também contém agentes anti-helmínticos, que são compostos antiparasitários que podem ajudar a remover os vermes parasitas do corpo.
3. Manter a saúde dos olhos
A cabaça amarga contém compostos flavonóides, como -caroteno, -caroteno, luteína e zeaxantina, que podem ajudar a melhorar a saúde ocular. Outro conteúdo do melão amargo também pode prevenir a catarata e o glaucoma causados por complicações do diabetes.
Graças a este conteúdo nutricional, o melão amargo pode melhorar a função da visão, especialmente problemas de visão noturna devido à cegueira noturna e retardar a degeneração macular.
4. Alivia a asma e outras doenças respiratórias
O conteúdo do melão amargo é capaz de prevenir doenças respiratórias comuns, como tosse, gripe ou resfriados. Na medicina tradicional chinesa, o suco do melão amargo também é usado há centenas de anos para tratar certas doenças respiratórias, como tosse seca, bronquite e asma.
A cabaça amarga tem propriedades anti-histamínicas, antiinflamatórias e antivirais que a tornam um aditivo alimentar ideal para manter a saúde respiratória.
5. Trate problemas de pele
Outro benefício do melão amargo é como alternativa de tratamento para diversos problemas de pele, tanto causados por fungos quanto por bactérias.
Os compostos antifúngicos e antibacterianos presentes no melão amargo podem ajudar a combater infecções de pele, incluindo micose ( micose ) e sarna ( sarna ) O truque é simplesmente extrair a folha de melão amarga e aplicá-la na área afetada da pele.
Os compostos antiinflamatórios do melão amargo podem tratar doenças de pele, como eczema e psoríase. A cabaça amarga também pode ajudar a interromper a atividade da guanilato ciclase, uma enzima que pode piorar a psoríase.
6. Ajude a tratar o HIV e herpes
Um estudo publicado Biomedical and Pharmacology Journal mostraram que a composição fitoquímica do melão amargo, ou seja, MAP30 na forma de um composto antiviral, poderia inibir a atividade do HIV ou vírus da imunodeficiência humana . O HIV ataca especificamente as células CD4 que desempenham um papel no combate à infecção.
A proteína MAP30 do melão amargo pode inibir novas infecções por HIV, estimulando o sistema imunológico e produzindo mais células CD4.
Além disso, estudos também mostraram que a proteína MAP30 no melão amargo também pode ajudar a tratar pacientes com vírus do herpes simplex-1 (HSV-1), inibindo a reprodução do vírus e reduzindo sua capacidade de formar placas.
7. Melhorar a saúde óssea e a cicatrização de feridas
A cabaça amarga também contém vitamina K, que é um tipo de vitamina solúvel em gordura. Um dos benefícios da vitamina K é que ela regula a coagulação normal do sangue, ajudando na formação de protrombina. A falta de protrombina pode causar hematomas facilmente, mesmo que seja apenas um ferimento leve.
Estudos publicados Journal of Osteoporosis menciona, a ingestão de fontes alimentares de vitamina K pode aumentar a densidade óssea e reduzir o risco de fraturas.
Isso ocorre porque a vitamina K no melão amargo ajuda a espalhar o cálcio por todo o corpo. A vitamina K também ajuda na formação da proteína osteocalcina para o processo de endurecimento ósseo.
8. Melhore a saúde digestiva
Além de ser pobre em calorias, o melão amargo também é rico em fibras. A fibra dietética ajuda a facilitar a digestão e o movimento peristáltico dos alimentos através do sistema digestivo.
Acredita-se que o Pare tenha um efeito laxante natural que pode ajudar a aliviar a constipação ou prisão de ventre. Os compostos antibacterianos do melão amargo também podem ajudar a combater bactérias Helicobacter pylori ( H. pylori ), que causa úlceras pépticas.
O alto teor de charantin pode ajudar a aumentar a captação de glicose e a síntese de glicogênio. Isso pode ajudá-lo a perder o excesso de peso, reduzindo o armazenamento de células de gordura.
Coisas que você precisa prestar atenção ao consumir melão amargo
Costuma-se comer melão amargo como complemento de alguns cardápios, como bolinhos de massa ou gado-gado. Como um remédio à base de ervas para diabéticos, você pode beber suco de abóbora amarga a uma taxa de cerca de 50 a 100 ml por dia.
O consumo excessivo de melão amargo pode causar vários efeitos colaterais, como infecções do trato digestivo, como cólicas, diarreia e sangramento, bem como hepatotoxicidade, também conhecida como complicações hepáticas devido aos efeitos colaterais dos medicamentos.
Não é aconselhável comer melão amargo durante a gravidez, pois pode desencadear contrações e causar sangramento. As mães que amamentam também não devem consumir melão amargo. Evite comer sementes de melão amargo, principalmente sementes vermelhas. As sementes de abóbora amarga também têm propriedades tóxicas para as crianças.
Se você sentir esses efeitos colaterais, pare de consumir melão amargo imediatamente. Consulte seu médico para obter mais informações.