Panu é freqüentemente encontrado em países tropicais como a Indonésia. Conhecida como tinha versicolor, essa doença geralmente é indolor. No entanto, essa condição causa coceira e manchas que costumam interferir na aparência. Qual é a verdadeira causa da tinea versicolor?
A principal causa do aparecimento de panu
Fonte: eMedicine HealthNa verdade, na pele de todas as pessoas, existem fungos e bactérias que vivem e vivem nela. Esses micróbios podem coexistir com as células do corpo sem causar problemas. Na verdade, muitos micróbios podem protegê-lo de infecções que prejudicam o corpo.
Infelizmente, às vezes os fungos se multiplicam de forma rápida e incontrolável. Portanto, existe uma infecção que vai levar a vários distúrbios da pele que podem afetar a cor, a textura e causar desconforto.
O tipo de fungo que causa essa doença de pele é um grupo de fungos Malassezia. Malassezia incluindo parte da microbiota, nomeadamente microrganismos comumente encontrados na pele normal. Esses fungos dependem de lipídios (gorduras) para sobreviver.
Até agora, existem 14 espécies de cogumelos Malassezia encontrado. As causas mais comuns de tinha versicolor são Malassezia globosa, Malassezia resta, Malasseiza sympodialis, e Malassezia furfur. Normalmente, esse fungo cresce ao redor do couro cabeludo, rosto e tórax sem causar erupções cutâneas.
Não está claro como funciona o mecanismo de fungos em causar doenças. No entanto, acredita-se que o processo ocorra de maneiras diferentes, dependendo do tipo de tinha versicolor que aparece.
Na tinha versicolor marrom, a levedura fúngica entra e faz os melanossomas (grânulos de pigmento) nos melanócitos (células que produzem o pigmento da pele chamado melanina) aumentarem, causando hiperpigmentação. Esse processo causa manchas marrons na pele.
Já a tinea versicolor branca ou hipopigmentada pode ser causada por produtos químicos produzidos pelo fungo Malassezia, que penetram na camada epiderme da pele e prejudicam a função dos melanócitos.
Outro no panu rosa. Normalmente, esse tipo é desencadeado por inflamação de dermatite seborréica, que também pode aparecer devido ao crescimento de fungos Malassezia na pele úmida.
Outros fatores que causam tinha versicolor
Como já foi mencionado, o fungo Malassezia vive na pele de muitas pessoas. Esse fungo habita a pele de 90% dos adultos sem causar nenhum dano. No entanto, vários são os fatores que fazem o fungo crescer e infectar a pele.
Alguns dos fatores de risco que causam tinha versicolor incluem o seguinte.
- Clima quente. O tempo quente pode fazer as pessoas suar, o que torna mais fácil a multiplicação de fungos. Esse motivo também torna as pessoas que vivem em áreas de clima tropical / subtropical mais suscetíveis à tinea versicolor.
- umidade. As áreas úmidas são locais ideais para o crescimento de fungos.
- Sistema imunológico baixo. Pessoas com sistema imunológico fraco são mais suscetíveis a infecções. Aqueles que se enquadram nesta categoria são pessoas que têm uma doença imunossupressora (HIV).
- determinado tratamento. Pacientes em tratamento quimioterápico ou em uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico (imunossupressão) correm maior risco de desenvolver tinha versicolor.
- História de família. Ter pais com tinea versicolor torna seus filhos mais suscetíveis à mesma coisa.
A boa notícia: mesmo sendo causada por uma infecção fúngica, você não precisa se preocupar em contrair ou transmitir a doença. Isso ocorre porque o fungo que causa a tinha versicolor é um fungo que cresce naturalmente na pele e pode ser tratado com a tinha versicolor.
Dicas para evitar que tinha versicolor apareça novamente
Para aqueles de vocês que apresentam esse distúrbio, não se preocupem porque tinha versicolor não é uma doença que pode causar outras doenças graves. No entanto, o aparecimento de tinha versicolor às vezes é um flagelo que deve ser evitado porque pode interferir na aparência.
Para evitar a doença, é aconselhável prestar atenção às dicas de prevenção das causas da tinha versicolor. Isso também pode ser aplicado a vocês que se recuperaram e esperam que a tinea versicolor não volte. Algumas das etapas incluem o seguinte.
- Evite usar produtos para a pele que contenham óleo. A pele oleosa é mais propensa ao crescimento de fungos.
- Reduza a exposição à luz solar. Se o sol for inevitável, considere usar um shampoo antifúngico diariamente por alguns dias antes da exposição ao sol.
- Use protetor solar todos os dias. Use produtos não gordurosos com pelo menos FPS 30.
- Não use roupas apertadas, como jeans e assim por diante. Use roupas feitas de tecidos que possam absorver o suor, como o algodão.
Além disso, o mais importante para evitar tinha versicolor é manter a higiene pessoal.