Raspador dentário: procedimento, riscos, benefícios e tempo de implementação

Dentes saudáveis ​​e limpos certamente deixam você mais confiante, certo? No entanto, para se manter saudável e limpo, apenas escovar os dentes não é suficiente. Existem muitas opções de atendimento odontológico no médico que você deve fazer regularmente, uma das quais é: escala dente.

O que é isso escala dente?

Dimensionamento A dentição é um procedimento de limpeza do tártaro usando uma ferramenta chamada higienista dental redimensionador ultrassônico .

O tártaro ou tártaro em si é uma pilha de placa que gruda e endurece na superfície dos dentes. O tártaro faz com que a aparência dos dentes pareça mal cuidada. O motivo é que a placa endurecida tende a ter uma cor opaca, podendo ser marrom-amarelada a preta.

Ferramenta redimensionador ultrassônico irá produzir vibrações que são capazes de esmagar e nocautear o tártaro até a parte mais profunda dos dentes. Além disso, essa ferramenta também pode limpar o tártaro na linha da gengiva, que é difícil de alcançar com as cerdas da escova de dente.

Ao fazer escala, você pode sentir que as gengivas estão inchadas, doloridas ou até sangrando. Isso acontece porque as gengivas e os dentes tartarizados estão se adaptando ao processo escala para retornar ao seu estado original.

Quando você precisa fazer escala dente?

O tártaro não é fácil de limpar apenas escovando os dentes regularmente ou usando fio dental ( fio dental ) somente. Portanto, você precisa ir ao dentista para se submeter ao procedimento escala. Dimensionamento Pode limpar até o tártaro mais resistente.

Você é aconselhado a submeter-se escala a cada seis meses. No entanto, para casos graves, por exemplo, se você tiver sintomas de doença gengival, então: escala pode ser feito o mais rápido possível ou uma vez a cada três meses.

Quais são os benefícios escala dente?

Alguns dos benefícios que você pode sentir após passar por todo o procedimento escala dentes, incluindo:

  • Evite o risco de cáries (cáries) e outras cáries dentárias
  • Evite o risco de doença gengival (periodontite)
  • Remove manchas de dente - manchas marrons nos dentes por causa do chá, café ou cigarros
  • Evite mau hálito
  • Economize em custos futuros de cuidados dentários

Preparação antes escala dente

Antes de realizar este procedimento, o médico examinará primeiro a condição de seus dentes e boca. O médico geralmente perguntará sobre a condição de seus dentes e boca, bem como seus hábitos de cuidar dos dentes.

Não se esqueça de informar ao seu médico todos os medicamentos que está tomando. Quer se trate de suplementos alimentares, vitaminas, medicamentos prescritos e não prescritos, até medicamentos fitoterápicos. Fale também sobre um histórico de doenças e alergias que você possa ter, especialmente um histórico de doenças relacionadas a distúrbios do sangue.

Certifique-se de explicar sua condição de saúde de forma clara e detalhada. Todas essas informações tornam mais fácil para seu médico determinar o tratamento certo para sua condição.

Depois disso, o médico verificará imediatamente a localização do tártaro usando um pequeno espelho. Se necessário, o médico pode realizar radiografias dentais com raios-X para ver com mais detalhes a condição de seus dentes.

Procedimento escala dentista no médico

Procedimento escala A odontologia não exige que você fique no hospital ou faça várias consultas. Essa limpeza do tártaro geralmente leva cerca de 30 a 120 minutos. Duração de tempo escala dependendo da gravidade do tártaro. Se a placa bacteriana e o tártaro não forem excessivos, o processo escala será mais rápido.

Alguns dos procedimentos realizados durante o processo escala Os dentes geralmente incluem:

  • O médico lhe dará um anestésico local para ajudar a controlar a dor e o sangramento. Você permanecerá consciente, mas não sentirá dor durante o processo.
  • O médico vai fazer escala subgengival para remover a crosta dentária que fica entre a gengiva e a base da coroa do dente. O médico vai usar primeiro redimensionador ultrassônico , Também com scaler manual para limpeza de placa bacteriana e tártaro de difícil acesso.
  • Se você já tem doença gengival (periodontite), o médico também fará o procedimento alisamento de raiz para alisar as raízes dos dentes para que as gengivas possam grudar novamente.
  • O médico limpará outras áreas dos dentes e gengivas para remover qualquer bactéria remanescente. Você também deverá enxaguar a boca várias vezes.

Recuperação depois escala dente

Após o processo escala terminado, você poderá ir para casa imediatamente. Pode haver efeitos colaterais escala dentes, como gengivas inchadas e desconforto que desaparece após algum tempo. Portanto, o médico geralmente pedirá que você jejue para comer e beber, pelo menos 30-60 minutos após escala.

Se necessário, o médico prescreverá analgésicos para aliviar a dor incômoda. Antibióticos e enxaguatórios bucais ( enxaguatório bucal ) também pode ser prescrito para prevenir infecções e acelerar o processo de cicatrização.

Os antibióticos devem ser administrados de acordo com as instruções do médico. Não aumente ou diminua a dose do medicamento descuidadamente. O uso descuidado de antibióticos pode ter efeitos colaterais prejudiciais ao corpo.

Existe um risco se você não fizer isso? escala dente?

Dimensionamento não só limpa os dentes do tártaro, mas também evita o aparecimento de doenças. Aqui estão alguns riscos de doenças causadas pelo tártaro.

1. Problemas dentários

O tártaro será o lar de muitas bactérias. Essas bactérias podem causar vários problemas dentários, geralmente mau hálito (halitose). O mau hálito pode ocorrer porque as bactérias nocivas na boca produzem gás sulfuroso (enxofre). Como resultado, quando você abre ou expira pela boca, um odor pungente sai.

Além disso, o ácido liberado pela bactéria pode causar cáries. O tártaro também pode corroer os ossos que sustentam os dentes e causar dentes soltos e até mesmo cair.

2. Gengivite

O tártaro que persiste pode endurecer e causar inflamação das gengivas (gengivite). Essa condição faz com que as gengivas fiquem inflamadas, inchadas e sangrem facilmente. Com o tempo, podem ocorrer cáries ou cáries.

3. Periodontite

A gengivite não tratada pode piorar e causar doenças nas gengivas (periodontite). Esta doença causa a formação de bolsas de espaço entre as gengivas e os dentes. Quando a bolsa está cheia de bactérias, o sistema imunológico libera naturalmente produtos químicos para combater as bactérias.

A reação de produtos químicos liberados pelo corpo e bactérias pode danificar os ossos dos dentes. Eventualmente, isso faz com que os ossos, as gengivas e o tecido de suporte das gengivas se desintegrem. Sem tratamento adequado, a periodontite pode fazer com que os dentes caiam ou caiam.

4. Doença cardíaca

Citado na Mayo Clinic, a bactéria que causa doenças nas gengivas (periodontite) também pode aumentar o risco de doenças cardíacas. A bactéria contida no tártaro pode infectar os tecidos que sustentam os dentes e pode se espalhar por todo o corpo através da corrente sanguínea, o que pode afetar as válvulas cardíacas.

Quando as crianças são permitidas escala dente?

Não só os adultos, na verdade o tártaro também pode ser experimentado por crianças. O tártaro pode aparecer quando os dentes de leite do bebê estão completos. O risco de formação de tártaro nos dentes tende a aumentar à medida que as crianças envelhecem.

A placa bacteriana e o tártaro nos dentes das crianças geralmente aparecem a partir dos seis ou sete anos. Além do tártaro, as crianças também apresentam alto risco de desenvolver cáries ou cáries.

O motivo é que, nessa idade, as crianças gostam de comer alimentos doces, como doces, bolos, chocolate e sorvete. Infelizmente, isso não é equilibrado com o hábito de escovar os dentes regularmente todos os dias. Portanto, crianças nessa faixa etária são mais suscetíveis a vários problemas dentários, incluindo o tártaro.

boas notícias, escala também pode superar o problema de tártaro em crianças. Procedimento escala não tem um determinado limite de idade. Desde que a criança já tenha dentes e os dentes dele precisem ser limpos. Mesmo assim, você deve primeiro consultar um odontopediatra antes de fazer isso.

Somente o dentista pode decidir se seu filho precisa disso escala ou não. O procedimento é o mesmo. Enquanto examina o estado de sua boca, o médico perguntará sobre o histórico de saúde bucal de seu filho. Você pode falar com o médico sobre os hábitos alimentares e como seu filho cuida dos dentes e da boca.

Confirme o procedimento escala realizada por odontopediatras com experiência em sua área. Odontopediatras experientes geralmente sabem melhor como fazer seu filho se sentir confortável durante o procedimento. Dessa forma, você não precisa se preocupar em levar seu filho ao dentista.

A American Dental Association e a American Academy of Pediatric Dentistry recomendam que todas as crianças visitem o dentista seis meses após a erupção do primeiro dente, e regularmente a cada seis meses. Manter os dentes saudáveis ​​desde a infância é a chave para evitar a cárie dentária na idade adulta.