10 fatos saudáveis ​​sobre a soja |

Se você busca um lanche prático e saudável, opte pela soja. A razão é que esse tipo de feijão contém nutrientes completos que são bons para o corpo, como fibras, carboidratos complexos, antioxidantes e várias vitaminas e minerais.

Fatos saudáveis ​​sobre a soja

Secretamente, a soja armazena uma miríade de fatos interessantes que valem a pena ouvir, você sabe. Vamos lá, veja os fatos que você precisa saber sobre a soja a seguir!

1. A melhor fonte de proteína vegetal

A soja é uma fonte de proteína vegetal de alta qualidade. Isso ocorre porque a soja contém todos os tipos de aminoácidos essenciais.

Aminoácidos essenciais são aminoácidos de que o corpo necessita, mas não pode produzir por conta própria. Portanto, esse conteúdo precisa ser obtido de fora por meio dos alimentos.

A julgar pelo conteúdo nutricional, cada 100 gramas de soja contém 17 gramas de proteína, o que é bom para construir músculos. É por isso que a soja é a melhor fonte de proteína vegetal.

2. A soja em tempe contém mais nutrientes

Tempe e tofu são duas fontes de proteína vegetal apreciadas por muitas pessoas. Embora ambos sejam feitos de soja, na verdade o tempeh é mais denso em nutrientes do que o tofu. Como poderia ser?

Isso é influenciado pelo processo de fabricação do tempeh e do tofu, que são diferentes. O tempe é feito por meio de um processo de fermentação, enquanto o tofu é feito de leite de soja condensado.

A soja, matéria-prima do tofu e do tempeh, contém antinutrientes. Os antinutrientes são compostos que podem inibir a absorção de certos nutrientes no corpo. Bem, este composto não pode ser removido através do processo de coagulação (compactação).

Como o tofu é feito de leite de soja sólido, seus compostos antinutrientes não podem ser removidos. Por outro lado, os antinutrientes no tempeh são perdidos mais facilmente porque são produzidos pela fermentação. Portanto, o tempeh contém mais nutrientes do que o tofu.

3. Mais saudável do que carne vermelha

De acordo com Kathy McManus, nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição de Harvard, a quantidade de proteína em produtos de soja processados, como tofu ou edamame, pode substituir a quantidade de proteína da carne vermelha e outras fontes de proteína.

A carne vermelha é rica em gordura saturada, o que pode levar ao acúmulo de colesterol no corpo.

Enquanto isso, a soja contém gorduras poliinsaturadas (gorduras boas) que são muito mais saudáveis. Portanto, não há dúvida de que a soja pode suprir de forma mais saudável a ingestão de gorduras de que o corpo necessita.

4. Reduz o risco de câncer de mama

O mito diz que a soja é um gatilho para o câncer de mama. Na verdade, a soja tem mais isoflavonas do que qualquer outro ingrediente alimentar. As isoflavonas são antioxidantes que podem realmente ajudar a afastar os radicais livres que causam câncer.

As isoflavonas têm propriedades semelhantes ao estrogênio que podem desencadear o crescimento do câncer se forem produzidas em excesso.

No entanto, de acordo com Marji McCullough, ScD, RD, diretor de epidemiologia e nutrição da American Cancer Society, não há estudos mostrando que a soja pode desencadear o câncer de mama.

5. Comer soja é seguro para a fertilidade masculina

Muitas pessoas dizem que os homens não devem comer soja porque ela pode causar problemas de fertilidade. Teme-se que o conteúdo de isoflavonas na soja reduza a testosterona nos homens, tornando-os inférteis.

Na verdade, um estudo mostrou que os homens que consumiram 40 miligramas de isoflavonas de soja por dia durante 4 meses não experimentaram uma diminuição na qualidade do hormônio testosterona ou na contagem de esperma.

Isso significa que a soja não faz com que os homens tenham problemas de fertilidade. Na verdade, o consumo de soja pode reduzir o risco de câncer de próstata nos homens.

6. O leite de soja é seguro para crianças pequenas

Muitos pais não dão leite de soja aos filhos por medo de que o desenvolvimento dos filhos seja interrompido. Na verdade, até agora não houve nenhuma pesquisa que possa provar isso.

Isso é evidenciado por um estudo em 2012 que comparou o desenvolvimento de bebês que receberam leite materno, leite de vaca e leite de soja. Na verdade, todos os bebês apresentam crescimento e desenvolvimento normais no primeiro ano de vida.

No entanto, o leite materno continua sendo o melhor alimento para bebês até os dois anos de idade. Depois disso, você pode dar leite de soja de acordo com o conselho do médico.

7. A soja não causa hipotireoidismo

Você pode ter ouvido o mito de que o conteúdo de fitoestrogênio na soja pode desencadear o hipotireoidismo.

Os fitoestrogênios são compostos nas plantas semelhantes ao estrogênio do corpo humano. O estrogênio é um fator de risco para câncer se os níveis forem excessivos no corpo.

Na verdade, um estudo sobre Tireoidologia Clínica em 2011, descobriram que cerca de 10% das mulheres desenvolveram hipotireoidismo após 8 semanas de ingestão de suplementos de proteína de soja. Mas, na verdade, isso só ocorre em mulheres que contêm 16 mg de fitoestrógenos por dia, ou seja, com uma dose excessiva.

Enquanto isso, as mulheres que tomaram suplementos de proteína de soja em baixas doses não apresentaram alterações na função tireoidiana. Portanto, não é comprovado que a soja desencadeia hipotireoidismo se ainda for consumida em limites razoáveis.

8. Reduzir o açúcar no sangue e um coração saudável

A soja é um dos alimentos que permite colher dois benefícios ao mesmo tempo, a saber, manter o açúcar no sangue estável e manter a saúde do coração. Isso é influenciado pelo baixo índice glicêmico da soja.

O índice glicêmico é um valor que mostra a rapidez com que seu corpo converte carboidratos em açúcar no sangue. Cada tipo de comida e bebida tem um índice glicêmico diferente.

Quanto maior o índice glicêmico, mais rapidamente os carboidratos serão convertidos em açúcar no sangue. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue aumentam mais rapidamente.

A boa notícia é que a soja contém um baixo índice glicêmico, por isso não faz o açúcar no sangue subir drasticamente. Ao mesmo tempo, esse tipo de noz também pode tornar o coração mais saudável, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

9. Reduz os efeitos das ondas de calor em mulheres na menopausa

Com base em estudos em periódicos Menopausa em 2012, comer alimentos derivados da soja pode ajudar a aliviar os sintomas quando as mulheres entram na menopausa, principalmente a sensação de calor noturno (ondas de calor).

Começando a entrar na menopausa, o hormônio estrogênio no corpo diminuirá drasticamente. São essas alterações hormonais que fazem você ficar "quente" durante a menopausa.

O consumo de 1-2 porções de soja por dia demonstrou reduzir a frequência e a gravidade Flash quente. No entanto, mais pesquisas são necessárias para descobrir por quanto tempo esta soja é eficaz na superação Flash quente em mulheres na pós-menopausa.

10. Deixa você satisfeito por mais tempo

Para aqueles que estão em um programa de dieta, a soja pode ser uma escolha saudável de lanche. Isso ocorre porque a soja é uma noz com baixo índice glicêmico.

Alimentos com baixo índice glicêmico tendem a ser absorvidos mais lentamente pelo corpo. Ao comer lanches de soja processada, seu estômago ficará cheio por mais tempo, para que você possa controlar o apetite. Como resultado, você não ficará louco comendo quando comer muito mais tarde.