Como o maior órgão do corpo, a pele tem várias funções. A pele protege os sistemas orgânicos do corpo, regula a temperatura corporal e torna-se a sensação do tato. No entanto, às vezes você pode notar um tipo de pele escamosa ou descamação repentina.
Causas de pele escamosa e descamação
Por causa de sua função protetora, a pele deve ser capaz de se curar quando você se machuca. Este processo é conhecido como regeneração da pele. O objetivo é substituir as células danificadas da pele por células novas e saudáveis.
O processo de mudança de pele continua regularmente. As células mortas da pele se desprendem e são substituídas por uma nova camada de pele. No entanto, às vezes a pele continua se renovando mesmo quando ainda não é hora.
As células na superfície da pele também se acumulam e são expostas a muitas coisas do meio ambiente. Com o tempo, as células da camada superior da pele podem secar, quebrar e se separar umas das outras. Como resultado, a pele parece seca, escamosa e descamada.
Relatado de Cleveland Clinic, a pele escamosa e descamada é geralmente caracterizada por pele que parece seca e fica vermelha. Essa condição geralmente ocorre quando a pele está no processo de cura da doença, mas muitos outros fatores podem desempenhar um papel.
Aqui estão algumas das causas mais comuns de descamação e descamação da pele.
1. Pele seca do rosto
Esta é a causa mais comum de descamação e descamação da pele do rosto, mãos e dedos. Em contraste com a pele saudável, as células da pele seca não podem se ligar firmemente umas às outras.
A falta de umidade na pele pode ser causada por vários fatores, incluindo:
- clima seco,
- tempo muito frio,
- muita exposição a água quente
- uso de produtos de cuidado que irritam a pele, e
- compostos de cloro em piscinas.
É por isso que quando você está em uma área fria, sua pele tende a secar mais rapidamente. Na verdade, sua pele pode ficar escamosa apenas por trabalhar o dia todo em um escritório muito frio.
2. Queimado de sol (queimadura de sol)
A queimadura de sol é uma condição da pele que queima devido à exposição prolongada ao sol. A luz solar pode matar e danificar as células da pele antes de serem substituídas. Como resultado, a pele se desprende e a substitui por novas células.
Em alguns casos, a pele queimada formará bolhas antes da esfoliação para remover as células mortas da pele (processo de esfoliação). As bolhas secas podem posteriormente causar uma impressão escamosa na pele do rosto, nas mãos ou nos dedos.
3. Lave as mãos com muita frequência
Embora lavar as mãos seja importante para evitar a propagação de bactérias, lavar as mãos com muita frequência pode retirar a oleosidade natural da pele. A pele eventualmente não consegue manter a umidade, então fica seca, descamativa ou até descamativa.
Para superar isso, basta lavar as mãos quando necessário e usar produtos que sejam seguros para a pele. Você só precisa lavar as mãos se estiverem sujas, antes e depois de comer e depois de usar o banheiro.
4. Uso de certas drogas
O uso de certos medicamentos, especialmente medicamentos para acne, também pode causar descamação e descamação da pele. Além disso, medicamentos contendo peróxido de benzoíla ou ácido salicílico também têm o mesmo efeito, especialmente em peles sensíveis.
No início, você pode encontrar uma crosta branca como depois de beber leite em torno da boca. Se isso acontecer, você deve consultar seu médico para determinar se há medicamentos cujo uso deve ser reduzido.
5. Uso de produtos com produtos químicos agressivos
Certos produtos químicos em hidratantes, sabonetes e outros produtos de beleza podem causar irritação na pele. A característica mais comum é que a pele do rosto, das mãos ou dos dedos parece escamosa e descamada.
A melhor maneira de evitar produtos químicos agressivos é procurar produtos projetados especificamente para peles sensíveis. Esses produtos geralmente não contêm fragrâncias e outros ingredientes irritantes.
6. Hipotireoidismo
Hipotireoidismo ou hipotireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente. Como resultado, o processo de quebrar a energia do corpo torna-se lento e causa vários sintomas que são bastante perturbadores.
O hormônio tireoidiano desempenha um papel importante na formação de novos tecidos cutâneos. Pessoas com hipotireoidismo, a falta de produção do hormônio tireoidiano torna a pele mais seca, tornando-a propensa a descamar e descamar.
7. Problemas de saúde que afetam a pele
Além de fatores ambientais, a pele escamosa e descamada também pode ser causada pelos seguintes problemas de saúde.
- Eczema (dermatite atópica). Esta condição causa inflamação caracterizada por pele seca, vermelha, descamação e coceira.
- Alergias à pele. A reação exagerada do sistema imunológico a substâncias estranhas causa uma série de sintomas alérgicos na pele.
- Rosácea. Os sinais são vermelhidão e inchaços no rosto que tornam a pele seca e escamosa por ser muito sensível.
- psoríase. Essa doença inflamatória da pele ocorre porque as novas células da pele crescem mais rápido, enquanto as células velhas da pele não tiveram tempo de se desprender.
- pitiríase rósea. Esta condição é caracterizada por uma erupção cutânea rosa ou vermelha. Parece uma cicatriz ou protuberância vermelha que se assemelha a uma mancha.
- Ictiose vulgar. As doenças congênitas da pele fazem com que as células mortas se acumulem na pele com uma aparência escamosa, áspera e de cor branco-acinzentada.
Como tratar a pele escamosa e descamada
O processo de mudar a pele para ficar seca, escamosa ou mesmo descamada não pode ser interrompido. No entanto, você pode fazer uma série de remédios caseiros para melhorar a condição de sua pele e prevenir danos maiores.
Aqui estão algumas dicas simples para tratar a pele escamosa e descamada do rosto, mãos ou dedos.
1. Compressa de água fria
Aplicar uma compressa pode ajudar a aliviar a inflamação da pele. Esta etapa também pode aliviar a dor de irritação, doenças de pele ou problemas de pele muito secos.
Umedeça um pano limpo com água fria e torça-o até que a água não pingue mais. Coloque o pano sobre a pele descascada e deixe descansar por 5-10 minutos. Você pode repetir essas etapas conforme necessário.
2. Cubra com leite frio ou mingau aveia
O leite pode resfriar a pele seca e escamosa. Isso ocorre porque o ácido láctico do leite ajuda a remover as células mortas da pele, enquanto o teor de gordura desempenha um papel na hidratação da pele.
Outra alternativa, use mingau aveia esfrie como um matagal e deixe repousar por 10 minutos. Depois disso, enxágue a pele com água fria até ficar limpa. Aveia Possui propriedades hidratantes, reparadoras e protetoras da pele devido às suas propriedades antiinflamatórias.
3. Aplique uma loção hidratante para pele escamosa
Use loção hidratante com freqüência se sua pele estiver seca e com tendência a se romper. Evite, tanto quanto possível, hidratantes perfumados e opte por produtos com ingredientes calmantes para a pele, como aloe vera e vitamina E.
4. Esfolie regularmente
A esfoliação é importante para remover as células mortas da pele. Ao esfoliar, faça-o suavemente usando esfregar esfoliantes granulares ou químicos, como alfa e beta-hidroxiácido (AHA e BHA).
Sempre use um esfoliante suavemente, especialmente em áreas da pele que estão descamadas e descamadas. Não esfregue a pele com muita força nem use outras ferramentas abrasivas, pois isso pode causar mais danos.
5. Não risque ou descasque
Coçar pode piorar a condição da pele e causar infecções. Se você realmente deseja limpar a pele escamosa, use uma pequena tesoura para aparar qualquer pele desgrenhada. Em seguida, aplique uma loção hidratante para proteger a pele.
A pele escamosa e descamada é um resultado a longo prazo de problemas de pele muito secos. Normalmente, a parte da pele que se desprende é o rosto, as mãos e os dedos, pois esses três são os mais expostos aos cuidados e aos produtos ambientais.
Se você tiver esse problema, o primeiro passo para superá-lo é adicionar umidade à pele. Use um hidratante sem aditivos químicos e evite fatores que podem ressecar a pele.