Basicamente, a vagina é um órgão que pode se limpar. O colo do útero e as paredes da vagina produzem muco que se espalha levando o resto do sangue menstrual, tecido velho e outras partículas estranhas para fora da vagina. Mas isso não significa que você pode deixar de limpar a vagina. Manter a vagina limpa é importante para evitar coceira vaginal e problemas de odor. Uma maneira de manter a limpeza senhorita V é por ducha vaginal. Mas, como usar? Confira os seguintes comentários.
O que é uma ducha vaginal?
Douche em si vem da língua francesa que significa "enxaguar" ou "lavar". A ducha vaginal é um fluido de limpeza vaginal anti-séptico especial que geralmente é embalado em um frasco com um funil de spray para tornar mais fácil para as usuárias borrifar o conteúdo da solução na vagina. Alguns outros produtos de ducha também incluem uma bomba intermitente que se separa do frasco de líquido para manter o conteúdo da solução estéril.
Os Douches são geralmente à base de água e também podem conter o ingrediente ativo Iodo Povidona. Esta substância atua matando bactérias, ajudando a aliviar o corrimento vaginal, coceira ou odores desagradáveis na vagina. Os duchas vaginais também podem conter uma mistura de uma solução de água e vinagre ou água com bicarbonato de sódio.
Como usar uma ducha vaginal?
Dependendo do produto para ducha vaginal que você usa, a ducha higiênica geralmente é feita pulverizando-se uma solução anti-séptica na vagina por meio de um tubo spray especial. Primeiro, você deve despejar o conteúdo da garrafa na sacola que geralmente está incluída na embalagem de papelão. Acredita-se que esse método seja capaz de alcançar todas as partes da vagina, até os cantos mais profundos, até o colo da vagina. Essa solução aquosa então flui de volta pela vagina.
Alguns outros produtos para ducha vaginal funcionam como sabonete líquido comum. Tudo o que você precisa fazer é colocar uma pequena quantidade de solução anti-séptica nas mãos e lavar a vagina com as mãos.
Depois disso, você seca a vagina e a área ao redor, que ainda está úmida. Mas tome cuidado ao secar a vagina após a ducha higiênica. Não seque a vagina esfregando uma toalha ou lenço de papel das costas (nádegas) para a frente (vagina). A direção correta é o contrário, da frente para as nádegas. Isso evita que os restos de fezes e germes presos no reto se movam para a abertura vaginal. Em vez de se sentir sujo lá embaixo, você está, na verdade, mais sujeito a infecções do trato urinário.
Com que freqüência você deve usar uma ducha vaginal para limpar sua vagina?
De acordo com muitos especialistas em saúde, incluindo especialistas do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), você deve evitar o uso de duchas vaginais tanto quanto possível. Se possível, você deve tentar não usá-lo de forma alguma.
Não há evidências científicas sobre os reais benefícios da ducha higiênica para a saúde reprodutiva das mulheres. A ducha pode realmente apresentar riscos e perigos que não são proporcionais ao efeito do sabor fresco. Na verdade, o doching o torna mais suscetível a infecções, como a vaginose bacteriana. Isso ocorre porque a solução para ducha vaginal realmente funciona para enxaguar as colônias de bactérias boas que vivem na vagina.
Resumida de vários estudos científicos, a ducha vaginal frequente também pode aumentar o risco de várias doenças crônicas, como doença inflamatória pélvica, HPV, câncer cervical, doenças sexualmente transmissíveis e problemas de fertilidade, como dificuldade para conceber e gravidez ectópica.
Então, como limpar uma boa vagina?
A vagina já tem sua própria maneira de se limpar, mantendo os níveis de pH e as colônias de bactérias em equilíbrio. Portanto, você simplesmente lava sua vagina com água morna uma ou duas vezes ao dia.
Para aliviar os sintomas de mau cheiro, coceira, corrimento vaginal ou para prevenir infecções na região vaginal, você pode usar produtos anti-sépticos femininos. Principalmente quando você está menstruando, quando a vagina fica muito suscetível a infecções. Um bom limpador anti-séptico feminino geralmente contém o ingrediente ativo Providone Iodine e não contém absolutamente nenhuma fragrância, perfume ou substância com sabão.
Mas use uma solução anti-séptica para limpeza vaginal apenas para lavar o exterior da vagina, não o interior, para não matar as bactérias benéficas.