Compreendendo a estrutura e a função da pele humana |

A pele é o maior órgão do corpo humano. Quando esticada, estima-se que a pele de um corpo adulto tenha uma área de cerca de dois metros quadrados. A pele desempenha um papel importante ao envolver os órgãos internos do corpo e protegê-los da exposição ao ambiente externo prejudicial.

Por ser um dos órgãos mais importantes para a sobrevivência humana, você sabe como é a estrutura anatômica da pele e sua função? Aqui está a explicação.

Estrutura anatômica da pele humana e sua função

Além das doenças de pele, é preciso saber sobre a pele em geral como um revestimento para o corpo humano que é impermeável, flexível, mas ainda resistente. Geralmente, a superfície da pele é lisa, intercalada com pelos e poros para suor.

A estrutura da pele é dividida em três camadas principais, ou seja, a epiderme como a parte mais externa, a camada da derme que está no meio, e a parte mais profunda é a hipoderme ou também chamada de subcutânea.

Fonte: WebMD

Epiderme

A epiderme é a única camada de pele que pode ser vista e tocada. Esta camada consiste em cinco tipos de células, nomeadamente o estrato córneo, o estrato lucidum, o estrato granuloso, o estrato espinhoso e o estrato basal. Aqui estão os detalhes da função.

  • Estrato córneo: a camada mais externa da epiderme, que é composta de queratina e serve como uma cobertura protetora para as camadas mais profundas da pele.
  • Stratum lucidum: localizado sob o estrato córneo, em forma de camada delgada, que só é visível na planta dos pés e nas palmas das mãos. Esta camada desempenha um papel importante no nível de flexibilidade da pele e contém proteínas que funcionam para regenerar as células da pele.
  • Estrato granuloso: localizado no meio, funciona produzindo gordura e outras moléculas que podem proteger a pele.
  • Estrato espinhoso: a camada mais espessa da epiderme, serve para produzir a queratina que também reveste o couro cabeludo e as unhas.
  • Estrato basal: camada mais profunda da epiderme. Essa camada contém células chamadas melanócitos que produzem a cor da pele ou o pigmento conhecido como melanina. Essas células tornam a pele marrom e protegem-na da radiação solar.

Além disso, na camada da epiderme também existe uma camada de células não queratinócitas, nomeadamente células de Langerhans e células de Merkel. As células de Langerhans funcionam como o sistema de defesa da pele, o que também ajuda a protegê-la de patógenos causadores de doenças.

Enquanto isso, as células de Merkel funcionam como um dos receptores (úteis para reconhecer certos estímulos externos) que tornam a pele sensível ao toque.

Derme

A derme é a segunda camada que fica abaixo da epiderme com uma estrutura de camada de pele mais espessa da derme. Esta camada forma uma base sólida para apoiar a epiderme.

Esta camada possui glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos que ajudam a regular e manter a temperatura corporal, glândulas oleosas e sudoríparas e terminações nervosas que podem transmitir sensações como toque, dor, coceira e temperatura ao cérebro.

Hipodérmico

A hipoderme é a camada mais profunda da pele, também conhecida como camada subcutânea ou subcutânea. A hipoderme consiste em uma rede de células de colágeno e gordura, que protegem o corpo do calor e do frio.

Essa camada também é útil para proteger o corpo de lesões, agindo como uma almofada que cobre os ossos.

Observe que a espessura da pele de cada pessoa é diferente. Alguns são grossos, outros são finos. Geralmente, a pele do corpo dos homens é mais espessa do que a das mulheres e crianças. No entanto, a espessura da pele também pode ser influenciada pela genética, raça e idade.

tipo de pele

Além da cor e da espessura, a textura da pele de cada pessoa também é diferente. Saber o tipo de textura da pele é importante para escolher o método certo de cuidado da pele. No entanto, esse tipo de pele pode mudar. A divisão do tipo de pele de uma pessoa depende de:

  • a quantidade de água que a pele contém ou quanta água ela possui,
  • a quantidade de óleo em sua pele ou quão oleosa ela é, e
  • nível de sensibilidade ou quão sensível é a pele.

Com base nos três fatores acima, abaixo estão vários tipos de pele humana.

1. Pele seca

A pele seca tende a ser áspera, escamosa e coceira. Você pode ver a raspagem das células mortas da pele na superfície da pele. A pele pode ficar mais áspera e escamosa quando o ar está seco e quando você a limpa com sabonetes fortes.

2. Pele oleosa

Esta pele parece brilhante, especialmente quando você olha para ela sob a luz. Você também pode ver o óleo. Existem poros abertos, espinhas e cravos na pele. A pele oleosa pode ser experimentada em climas quentes ou durante a puberdade.

3. Pele normal

O tom de pele normal é geralmente uniforme com uma textura macia e suave. Sem poros visíveis. A superfície da pele não é muito oleosa ou seca porque a água e o óleo estão equilibrados e o suprimento de sangue é bom.

4. Pele de combinação

A pele mista geralmente mostra uma aparência oleosa no queixo, testa e nariz, depois seca no restante. Normalmente, a pele mista também é acompanhada por grandes poros e cravos pretos. A pele fica brilhante nas áreas oleosas.

5. Pele sensível

A pele sensível pode ser causada por várias coisas. É importante descobrir a causa para que você possa proteger sua pele contra irritações. Os sinais de pele sensível incluem vermelhidão da pele, sensação de queimação, pele seca e coceira na pele.

Quais são as características de uma estrutura de pele saudável?

Assim como outros órgãos do corpo, a estrutura da pele pode apresentar problemas. Para evitar esses problemas, é claro que você deve cuidar da pele. Porém, quais são os critérios que indicam uma pele saudável?

A cor da pele é um dos marcadores mais visíveis. Quer tenha a pele branca, preta, azeitona ou bronzeada, o mais importante é que o seu tom de pele seja uniforme.

Alguns problemas de pele também podem ser identificados pela cor da pele. Uma cor avermelhada, por exemplo, pode ser um sinal de que a pele está apresentando inflamação. Tom de pele opaco e olheiras ao redor dos olhos também são sintomas que indicam que sua pele está cansada e desidratada.

Em seguida, vem a textura da pele. Diz-se que a pele está em boas condições quando é flexível, macia e suave ao toque. Se pequenas saliências, rugas ou áreas parecerem secas, pode ser que você tenha um problema de pele.

A pele hidratada também pode indicar que você atendeu às suas necessidades de água. Lembre-se de que a água mineral é uma das doses mais importantes para manter a saúde da pele.

A água funciona para manter o equilíbrio da oleosidade na superfície da pele, o que pode mais tarde prevenir a pele oleosa e a acne. A água também desempenha um papel importante na produção de colágeno.

Portanto, além de cuidar do lado de fora, você também deve cuidar da saúde da pele por dentro, bebendo bastante água e atendendo às necessidades nutricionais com alimentos ricos em nutrientes todos os dias.