Acne é uma doença que costuma ser encontrada no rosto e em outras partes do corpo, como costas e nádegas. No entanto, às vezes podem ocorrer espinhas em áreas que você nem percebe, como as orelhas. Então, qual é a causa e como resolvê-la?
Causas de espinhas na orelha
Basicamente, a causa da acne no ouvido é a mesma que em outras áreas do corpo, ou seja, poros obstruídos. Se o excesso de óleo e as células mortas da pele se misturarem com sujeira e bactérias, os poros da pele ficarão obstruídos. Como resultado, surge a acne.
Isso também se aplica à pele dentro da orelha. Veja, as glândulas sebáceas (sebáceas) produzem um óleo chamado sebo. O sebo atua como uma barreira e mantém a pele úmida. A produção de sebo aumentará durante a puberdade.
As glândulas sebáceas são encontradas em áreas cobertas de pelos. No entanto, essa glândula também está presente no ouvido humano, exatamente na parte externa do canal auditivo, que é dotado de pêlos finos.
Além disso, o canal auditivo também é preenchido com cerumínio, que é uma glândula que produz cerúmen ou cera de ouvido. Se essas glândulas produzirem muito sebo ou os poros estiverem obstruídos com células da pele e oleosidade, a área do ouvido pode ter acne.
Se isso for permitido, é claro que as bactérias que causam acne causarão inflamação e novos problemas de pele em seus ouvidos.
Fatores que desencadeiam acne no ouvido
Mesmo assim, o bloqueio dos poros que ocorre no ouvido não ocorre sem razão. Existem várias coisas que podem desencadear a obstrução dos poros e causar acne nos ouvidos, incluindo as seguintes.
1. Uso fone de ouvido
Para aqueles de vocês que nunca limparam a 'cabeça' fone de ouvido pode ser necessário ter cuidado porque pode ser uma via para as bactérias entrarem no ouvido. Não é à toa que os poros estão obstruídos e causam inflamação do ouvido.
2. Não manter o cabelo limpo
Você sabia que a higiene do cabelo pode afetar o crescimento de espinhas nas orelhas? Você vê, cabelos longos e raramente lavados têm grande probabilidade de transportar bactérias presas à orelha. Como resultado, os folículos capilares ficam obstruídos e causam acne.
3. Brincos ou piercings sujos
Brincos ou piercings sujos também podem transportar bactérias, que podem causar erupções nas orelhas.
4. Outros fatores
Além dos três hábitos acima, existem vários outros fatores que colocam uma pessoa em risco de ter acne nos ouvidos, a saber:
- mudanças hormonais, especialmente durante a puberdade, gravidez e menstruação,
- forte estresse,
- uso de certos medicamentos, como corticosteroides e lítio,
- tem pais com problemas de acne, bem como
- pressão ou fricção na pele causada por bandanas, capacetes e telefones celulares.
Como se livrar das espinhas nas orelhas
A acne da orelha pode, na verdade, ser tratada facilmente, assim como o tratamento da acne em geral. Você deve tratar imediatamente esta doença de pele não transmissível antes que a inflamação se espalhe para outras áreas.
Aqui estão algumas maneiras que você pode fazer para tratar a acne dentro do ouvido.
Medicamento para acne
Os medicamentos contra a acne, tanto prescritos quanto sem receita, são métodos considerados eficazes para se livrar da acne, incluindo aqueles nas orelhas.
Você pode aplicar um medicamento de venda livre para acne se a acne não for muito grave. Geralmente, ingredientes como peróxido de benzoíla ou ácido salicílico em medicamentos para acne podem ser usados para matar bactérias causadoras de acne.
Se a sua acne for moderada, você deve usar peróxido de benzoíla na dose de 5%. No entanto, o uso de medicamentos tópicos não é recomendado quando sua orelha apresenta uma ferida aberta.
Se o medicamento tópico não curar a espinha no ouvido, o médico pode prescrever um antibiótico. Além de antibióticos, eles geralmente prescrevem peróxido de benzoíla ou isotretinoína para acne cística grave.
Lembre-se de que os medicamentos para acne prescritos pelo médico requerem supervisão cuidadosa, especialmente quando se usa isotretinoína. O motivo é que uma droga também conhecida como roaccutane pode causar defeitos congênitos se consumida por mulheres grávidas.
Portanto, sempre consulte seu médico sobre o uso de certos medicamentos, especialmente quando você tem certas doenças e condições.
Existem remédios caseiros para fugas de ouvido?
Além do uso de medicamentos, existem vários tratamentos que podem ser feitos em casa para se livrar da acne nas orelhas, a saber, os seguintes.
- Comprima o ouvido com água morna.
- Lave o cabelo regularmente, especialmente se você tiver cabelo oleoso.
- Tome banho imediatamente após o exercício.
- Sempre certifique-se de que o ouvido e as áreas adjacentes não tenham sabão.
Se alguns dos tratamentos acima não funcionarem, converse com seu médico para obter o tratamento correto.
Vários tratamentos para manter a saúde da pele
Como prevenir acne no ouvido
Para algumas pessoas, as espinhas nas orelhas tendem a doer mais do que outras áreas do corpo. Para evitar esse problema de pele, você pode tentar várias maneiras de prevenir a acne nas orelhas, incluindo as seguintes.
Certifique-se de que o shampoo seja enxaguado e limpo
Além de usar medicamentos, outra forma de se livrar das espinhas nas orelhas é enxaguar bem os produtos para os cabelos. Veja, shampoo, condicionador e vitaminas para o cabelo podem deixar resíduos atrás de suas orelhas.
Além do mais, a maioria dos produtos para os cabelos contém ingredientes comedogênicos, como vaselina, silicone e óleo mineral. Acredita-se que esses materiais possam entrar atrás da orelha e causar acne.
Portanto, sempre certifique-se de que o shampoo e outros produtos para os cabelos sejam limpos atrás das orelhas para que não causem acne.
Manter os ouvidos limpos
Orelhas sujas podem não só causar infecção, mas também acne. Portanto, sempre limpe as orelhas regularmente. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao limpar seus ouvidos.
- Não o limpe com as mãos sujas, pois pode convidar bactérias
- Evite usar Cotonete porque pode fazer doer o ouvido e causar risco de infecção
- Limpe seus ouvidos em um especialista
- Não trocar fone de ouvido porque é suscetível a bactérias de outras pessoas
- Use protetores de ouvido ao nadar para evitar que a água da piscina entre em seus ouvidos
Espinhas nas orelhas são uma condição de pele bastante comum. No entanto, você deve resolver esse problema imediatamente, pois ele pode evoluir para outros problemas de saúde.