Diarréia aguda e crônica, qual a diferença entre as duas?

A diarreia pode afetar qualquer pessoa, desde jovens a idosos. Azia estomacal, náuseas e movimentos intestinais alternados com fezes líquidas são os principais sinais de diarreia. Bem, você sabia que a diarreia tem sua própria classificação de doença? Os tipos de diarreia geralmente são divididos em agudos e crônicos com base na duração da doença. Então, qual é a diferença entre os dois? Porém, o tipo não é só isso, sabe!

Diferença entre diarreia aguda e crônica

Dependendo de quanto tempo dura, a classificação da diarreia é dividida em duas, nomeadamente diarreia aguda e diarreia crónica. Bem, na maioria dos casos, o tratamento da diarreia será adaptado à causa da diarreia e ao tipo vivido pela pessoa.

Veja como distinguir entre diarreia aguda e crônica que você precisa saber para não ser tratada incorretamente.

1. Diarréia aguda

A diarreia aguda é um sintoma de diarreia que surge repentinamente e dura cerca de 3 dias a cerca de uma semana. Quando descrito, você que é inicialmente saudável tem diarreia imediatamente após ser exposto a alimentos ou germes que causam diarreia,

A própria diarreia aguda é então dividida em dois tipos, a saber:

Diarreia aguda aquosa

A diarreia é caracterizada por fezes aquosas que duram de algumas horas a alguns dias, mas não mais do que duas semanas.

Além das fezes aquosas, as pessoas que apresentam diarreia aquosa também apresentam azia, náuseas ou vômitos.

Na maioria dos casos, a diarreia aquosa é causada por infecção por rotavírus em bebês e crianças pequenas ou infecção por norovírus em adultos.

Diarreia aguda com sangue

A diarreia aguda com sangue, também conhecida como disenteria, é causada por uma infecção bacteriana Entamoeba histolytica ou Bacilo Shigella no trato digestivo.

A duração da doença geralmente varia de 1-3 dias, com o aparecimento de sintomas na forma de:

  • Azia intensa, náuseas e vômitos
  • Febre arrepia
  • Fezes sangrentas e viscosas
  • Corpo cansado

Diarreia aguda com sangue devido a bactérias Shigella são geralmente mais leves e podem cicatrizar em poucos dias. Enquanto isso, infecção bacteriana Entamoeba pode penetrar na parede intestinal para danificar órgãos. O sangue nas fezes neste tipo de diarreia aguda é causado por uma ferida aberta no intestino causada pelo ataque bacteriano

O tratamento desse tipo de diarreia é prevenir a desidratação por meio da ingestão adicional de líquidos, seja água, SRO ou fluidos intravenosos. Os médicos podem prescrever antibióticos isoladamente ou em combinação com drogas amebicidas.

2. Diarréia crônica

Se a diarreia aguda durar cerca de 1-2 semanas no máximo, a diarreia crônica durará mais tempo. Os sintomas de diarreia crônica podem durar até 4 semanas ou mais. Em média, uma doença pode ser considerada crônica se for sofrida por muito tempo ou se se desenvolver lentamente.

A causa da diarreia crônica geralmente é uma infecção digestiva de longo prazo ou certos problemas médicos, como inflamação.

Se a causa for desconhecida após um exame básico, seu médico pode associá-la à síndrome do intestino irritável (SII). Esta síndrome pode causar sintomas de diarreia, bem como prisão de ventre, náuseas, distensão abdominal e azia.

A diarreia crônica também pode ser causada pela doença de Crohn ou colite ulcerosa. Além de deixar as fezes com secreção, essas duas condições podem causar sangue nas fezes, acompanhado de dor abdominal. A diarreia crônica causada por esta doença também é conhecida como diarreia exsudativa.

Outras causas de diarreia crônica incluem tomar AINEs, ter diabetes ou HIV, beber álcool e comer muito glúten.

A diarreia que dura mais do que a diarreia aguda também pode ser causada por certos alimentos que estimulam o processo de absorção no intestino a ser mais rápido. Exemplos de alimentos que tendem a causar diarreia crônica são leite e alimentos que contêm sorbitol ou frutose.

Diarreia persistente, o tipo de diarreia entre aguda e crônica

De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, a diarreia persistente é uma diarreia que dura mais de 14 dias, mas não mais do que 4 semanas. Portanto, pode-se concluir que este tipo de diarreia dura mais do que a diarreia aguda, mas mais curta do que a crônica.

A diarreia persistente ocorre devido a infecções, sejam vírus, bactérias ou parasitas. Este tipo de diarreia provoca fezes aquosas prolongadas acompanhadas de perda de peso. Em bebês e crianças, essa diarreia pode causar desnutrição (desnutrição) se não for tratada adequadamente.

De acordo com um relatório na revista Pediatric Gastroenterology Hepatology & Nutrition, a diarreia que dura mais do que a diarreia aguda é dividida em duas, a saber:

Diarreia osmótica

Este tipo de diarreia ocorre quando os alimentos nos intestinos não podem ser absorvidos adequadamente. Como resultado, o excesso de líquido é desperdiçado com as fezes e torna as fezes escorrendo.

A diarreia osmótica pode ocorrer devido a certos tipos de alimentos e medicamentos. Os alimentos que causam diarreia persistente são aqueles que contêm lactose, adoçantes artificiais, como aspartame e sacarina.

Enquanto os medicamentos que desencadeiam a diarreia osmótica são o uso de antibióticos, medicamentos para hipertensão e laxantes que contêm ingredientes ativos, como fosfato de sódio, sulfato de magnésio ou fosfato de magnésio.

Pessoas com este tipo de diarreia devem evitar alimentos e medicamentos desencadeantes. O médico irá prescrever medicação médica para diarréia para tratá-la.

Diarreia secretora

Este tipo de diarreia, que dura mais do que a diarreia aguda, é causado por secreção prejudicada do intestino delgado ou do intestino grosso na absorção de eletrólitos.

Quando o conteúdo de água é alto o suficiente no corpo, a água é descarregada no intestino delgado, que tem função prejudicada. A secreção de água (águas residuais) nos intestinos excederá a capacidade de absorção dos intestinos, tornando as fezes com secreção.

Além de infecção bacteriana E. coliEsse tipo de diarreia persistente também pode ser causado pela produção de certos hormônios devido à presença de hormônios, uso de antidepressivos e envenenamento por metais ou inseticidas.

Vá ao médico para descobrir que tipo de diarreia você está tendo

Saber a causa da diarreia, se é aguda, crônica ou persistente ajudará seu médico a determinar o tratamento certo para você.

Portanto, alguns médicos podem recomendar que você faça exames médicos, como exames de sangue, exames de imagem e observação de uma amostra de fezes.

Se você tiver diarreia com sintomas incômodos, consulte imediatamente um médico. Em casos graves, pode levar à desidratação e outras complicações graves.

Portanto, a diarreia não deve ser subestimada. Quanto mais cedo você visitar o médico, mais fácil será o tratamento e evitará o agravamento da diarreia.