Manchas amarelas na roupa íntima estão intimamente relacionadas à enurese noturna. No entanto, é isso que acontece com os adultos? Não necessariamente. Manchas amarelas na roupa íntima podem ser causadas por várias coisas. É perigoso?
O que significa se houver manchas amarelas na roupa íntima?
Na maioria dos casos, manchas amarelas na calcinha indicam secreções genitais residuais, que são um sintoma de doenças sexualmente transmissíveis, como gonorréia e clamídia. Ambos são caracterizados por corrimento vaginal anormal ou fluido peniano, que é amarelado (pode ser amarelo esverdeado) e tem um cheiro desagradável. O corrimento vaginal ou sêmen saudável e normal deve ser de um branco claro e inodoro.
Especialmente em mulheres, manchas amarelas na roupa íntima também podem ser um sinal de tricomoníase e infecção bacteriana vaginal (vaginose bacteriana). Ambas as condições causam um corrimento vaginal espesso que é de cor amarelada e tem um cheiro pungente ou de peixe. Outro sintoma são queixas de dor ou ardor ao urinar.
Nos homens, além da gonorreia e da clamídia, o sêmen amarelo-esverdeado pode ser um sintoma de infecção da próstata.
Se você suspeitar ou experimentar alguma das condições acima, consulte imediatamente um médico para obter o diagnóstico e o tratamento corretos.
Qual é o tratamento?
A maioria dos casos de infecções genitais bacterianas pode ser tratada com antibióticos prescritos.
Se as manchas amarelas em sua roupa íntima forem realmente causadas por uma doença sexualmente transmissível, como clamídia, gonorréia ou tricomoníase, seu parceiro também precisará fazer o teste de doença venérea porque a infecção pode passar de você para seu parceiro e vice-versa . Essa condição é chamada de efeito pingue-pongue. Além disso, certos tipos de doenças sexualmente transmissíveis tornam você mais suscetível à infecção pelo HIV. Portanto, é importante que você e seu parceiro façam exames regulares para doenças venéreas.
Como prevenir?
A forma mais importante de prevenir doenças venéreas é manter a vagina e o pênis sempre limpos. Mude sua cueca se você suar muito ou trabalhar em condições úmidas.
Evite usar roupas muito justas e que não absorvam o suor. Roupas apertadas podem tornar a área vaginal úmida, tornando-a mais suscetível a infecções. Recomendamos o uso de roupas íntimas de algodão.
Para prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, use sempre preservativo e, tanto quanto possível, não tenha vários parceiros sexuais ao mesmo tempo. As doenças sexualmente transmissíveis podem ser transmitidas entre homens e mulheres, entre mulheres e entre homens. Usados corretamente, os preservativos podem prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Limpe também os órgãos genitais antes e depois do sexo.