6 causas mais comuns de olhos vermelhos •

Além de ser desconfortável, olhos vermelhos também podem interferir em suas atividades diárias. Além disso, essa condição também interfere na sua aparência. Então, o que causa olhos vermelhos? Como descobrir a resposta neste artigo.

Várias causas de olhos vermelhos

Os olhos são um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano. A razão é que os olhos são mais frequentemente expostos ao ar externo e só são protegidos pelas pálpebras, portanto, os olhos estão sujeitos a vários distúrbios, incluindo olhos vermelhos.

As causas dos olhos vermelhos são muito diversas, desde irritação nos olhos, dor nos olhos ou outros distúrbios oculares. Bem, aqui estão várias condições que podem causar olhos vermelhos:

1. Olhos ingeriram um objeto estranho

Objetos estranhos que entram nos olhos, como areia ou poeira, podem causar olhos semicerrados e lacrimejamento. O corpo estranho coçará a córnea e os sintomas são vermelhidão, olhos lacrimejantes ou sensibilidade à luz.

Trauma ou lesão ocular causada por acidente, exposição a objetos estranhos ou produtos químicos, cirurgia recente, pequenos arranhões que causam abrasões na córnea ou queimaduras também podem causar olhos vermelhos.

Isso acontece porque os vasos sanguíneos do olho se dilatam para permitir que mais sangue flua para o local da lesão, de forma que o processo de cicatrização seja mais rápido. Este alargamento ou, por vezes, lesão dos vasos sanguíneos do olho é o que faz com que os seus olhos fiquem vermelhos.

Se a irritação nos olhos se tornar insuportável, experimente enxaguar com água limpa. Não esfregue ou toque nos olhos para tentar remover o objeto estranho.

Se um objeto pontiagudo perigoso entrar em seu olho, como um vidro quebrado, feche-os e vá ao médico ou ao pronto-socorro imediatamente

2. Uso impróprio de lentes de contato

Se você não puder cuidar bem deles, as lentes de contato podem irritar a córnea e causar olhos vermelhos. Por muito tempo, isso pode secar seus olhos.

Quando essa condição ocorrer, nunca use lentes de contato. Se as lentes de contato causarem irritação nos olhos, substitua-as por novas. Se seus olhos estiverem secos, consulte um oftalmologista ou procure outro tipo de lente. No entanto, você deve reduzir o uso de lentes de contato.

3. Olhos secos

A síndrome do olho seco ocorre quando as glândulas lacrimais não produzem fluido ocular suficiente, em quantidade e qualidade, para lubrificar os olhos. Como resultado, torna os olhos secos e irritados, tornando-os vermelhos.

Você pode dar colírios ou lágrimas artificiais (lágrimas artificiais) a cada 2-3 horas ou de acordo com as instruções da embalagem, para ajudar a aliviar essa condição.

4. Conjuntivite

Conjuntivite, também conhecida como conjuntivite olho Rosa É a infecção ocular mais comum e contagiosa. Essa condição ocorre quando a conjuntiva, a membrana transparente que cobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, infecciona. Isso faz com que os vasos sanguíneos do olho fiquem irritados e inchem, fazendo com que o olho fique vermelho.

As infecções geralmente são causadas por vírus, bactérias ou fungos. Além disso, a exposição à poluição, poeira, fumaça ou certos produtos químicos também pode causar essa condição. A conjuntivite pode ocorrer em um olho ou em ambos.

Como a conjuntivite é contagiosa, você deve receber tratamento o mais cedo possível para evitar transmiti-la a outras pessoas.

5. Alergias

Olhos vermelhos também são um sintoma de alergia ocular. Isso ocorre porque uma reação comum às alergias é a vermelhidão dos olhos.

Quando o sistema imunológico reage a substâncias estranhas, como poeira, pólen, pêlos de animais, certos produtos químicos na maquiagem ou fluido de lentes de contato, o corpo naturalmente libera histamina na tentativa de combater o alérgeno.

Como resultado, a histamina causa a dilatação dos vasos oculares, tornando os olhos vermelhos e lacrimejantes.

6. Olhos cansados

Por muito tempo olhando para a tela do monitor, TV ou WL fará você piscar inconscientemente com menos frequência. Na verdade, piscar é uma das maneiras naturais de hidratar os olhos, evitando olhos secos e vermelhos.

Para reduzir o risco de fadiga ocular devido ao foco constante na tela do computador, você pode usar óculos anti-radiação que são especialmente projetados para proteger seus olhos da exposição aos raios do computador e aplicar a regra 20-20-20.

A regra 20-20-20 recomenda que você desvie o olhar do monitor a cada 20 minutos e descanse os olhos por 20 segundos, olhando para objetos que estão a cerca de 6 metros de distância. Se necessário, você também pode aplicar colírio ou lágrimas artificiais para umedecer os olhos.

7. Uveíte

De acordo com a Mayo Clinic, a uveíte é um tipo de inflamação do olho que ataca o tecido da camada média da parede do olho (úvea).

Essa condição faz com que os olhos apresentem sintomas como vermelhidão, dor e visão turva. A uveíte pode afetar um ou ambos os olhos e ocorrer em qualquer idade.

Algumas causas de uveíte são infecção, lesão ocular ou a presença de uma doença auto-imune. No entanto, a uveíte geralmente não tem causa conhecida.

8. Glaucoma

Glaucoma é um aumento da pressão ocular que causa danos aos nervos ópticos. Como resultado, a visão do sofredor pode ser ameaçada.

Um dos sintomas experimentados por pessoas com glaucoma são olhos vermelhos, que também são acompanhados por dores de cabeça, tonturas, náuseas e vômitos. Se não for tratado imediatamente, o glaucoma corre o risco de causar cegueira.

9. Hemorragia subconjuntival

Você já viu alguém com o branco dos olhos vermelho como sangue? Essa condição pode ser uma hemorragia subconjuntival.

Nessa condição, os vasos sanguíneos da conjuntiva se rompem e fazem com que o sangue vaze entre a conjuntiva e a esclera (a parte branca do olho). Esse sangramento geralmente é visto na forma de pontos ou manchas vermelho-sangue na parte branca dos olhos.

O sangramento subconjuntival pode ser causado por muitas coisas, desde limpar ou tossir muito, esfregar os olhos até outras lesões oculares.

10. Problemas da córnea

Problemas com a córnea do olho também podem fazer com que seus olhos fiquem vermelhos. Junto com a esclera, a córnea é a linha de frente que protege o olho da poeira, germes e filtra a quantidade de luz solar que entra no olho.

Um dos distúrbios que podem ocorrer na córnea é a ceratite, que é uma inflamação causada por bactérias ou fungos. A irritação causada pelo uso de lentes de contato também pode causar ceratite.

Como tratar e prevenir olhos vermelhos

O tratamento para o olho rosa geralmente depende da causa subjacente. Por exemplo, a vermelhidão dos olhos causada por uma infecção bacteriana pode exigir o uso de colírios de um médico contendo antibióticos.

Ou, se a vermelhidão dos olhos ocorrer como uma reação alérgica, uma coisa que você pode fazer é evitar todas as coisas que podem desencadear alergias e tomar anti-histamínicos para aliviar os sintomas.

Para manter a saúde dos olhos e preveni-la de vários problemas, incluindo problemas de olhos vermelhos, você pode seguir estas dicas:

  • Use óculos escuros ao trabalhar ao sol
  • Evite fumaça de cigarro e poluição
  • Coma boa comida para a saúde dos olhos
  • Faça exames oftalmológicos regulares
  • Cuidando bem das lentes de contato
  • Limite o uso de dispositivos eletrônicos que sejam muito longos