Como ler os resultados da medição da pressão arterial?

Quando sua pressão arterial é medida por um profissional médico, você só pode saber qual é o seu número atual de pressão arterial e se ela é normal, alta ou baixa. Isso é tudo. No entanto, você realmente sabe o que significam os resultados da pressão? Então, quantos resultados de pressão arterial são chamados de normais?

Como ler os resultados da pressão arterial

Todo mundo gostaria de ter pressão arterial normal para evitar várias doenças crônicas, especialmente doenças cardíacas. Portanto, hoje em dia, muitas pessoas compram deliberadamente dispositivos de medição automática da pressão arterial para que possam medir a pressão arterial a qualquer hora e em qualquer lugar, sem ter que consultar os profissionais de saúde. Então, quando você olha para as leituras de pressão arterial, o que sabe sobre elas?

Se você vir um dispositivo automático de pressão arterial, há dois grandes números listados nele, a saber, a primeira e a segunda linhas. A primeira linha é chamada de número sistólico, enquanto a segunda linha é o número diastólico. Os dois números não são apenas números, mas descrevem a condição de seu fluxo sanguíneo e função cardíaca naquele momento.

número sistólico

Quando o coração bate, ele faz duas coisas: contrair e, em seguida, empurrar o sangue para fluir por todo o corpo e relaxar, o que é acompanhado pelo retorno do fluxo sanguíneo de todo o corpo para o coração. A atividade de empurrar e contrair o sangue produz uma pressão chamada pressão sistólica.

número diastólico

Enquanto isso, o número diastólico indica a pressão no coração em repouso. Este é o momento em que o coração recebe sangue oxigenado dos pulmões. Este sangue é o sangue que flui por todo o corpo quando ocorre a pressão sistólica.

Você é declarado saudável se tiver um número sistólico e diastólico dentro da faixa normal. No entanto, e se um desses números for normal, mas o outro for anormal?

Os especialistas dizem que, se o número sistólico for anormal, você poderá ter vários problemas de saúde, como artérias rígidas, problemas nas válvulas cardíacas, hipertireoidismo ou diabetes mellitus. No entanto, se o número diastólico não for normal, existe a possibilidade de você ter uma doença cardíaca coronária. Peça ao seu médico uma causa mais definida.

Vários resultados de pressão arterial por nível

Depois de ler os resultados, você pode ficar confuso quanto à condição de saúde que esse número descreve você. A seguir estão vários resultados de medições de pressão arterial e condições de saúde que podem ocorrer com base em seus níveis.

  • Resultados normais de pressão arterial

A pressão arterial normal mostra um número sistólico na faixa de 90-119 mmHg e um número diastólico na faixa de 60-79 mmHg. De acordo com a American Heart Association (AHA), uma pessoa é considerada ter pressão arterial normal se os números sistólico e diastólico no medidor de pressão arterial mostrarem esses dois intervalos, ou seja, abaixo de 120/80 mmHg ou acima de 90/60 mmHg.

Se os resultados da sua pressão arterial forem normais, você não precisa de nenhum tratamento médico. No entanto, você também precisa manter um estilo de vida saudável comendo alimentos nutritivos e se exercitando regularmente para prevenir a pressão arterial anormal.

  • Pré-hipertensão

Enquanto isso, se os resultados de sua medição de pressão arterial estiverem na faixa de 120-139 mmHg para o número sistólico e 80-89 mmHg para o número diastólico, você está incluído no grupo de pré-hipertensão.

Pré-hipertensão não indica que você tem hipertensão. No entanto, esse grupo de pessoas tem alto risco de desenvolver hipertensão arterial no futuro. Pessoas com risco de hipertensão também correm o risco de outras doenças se não forem tratadas imediatamente, como doenças cardíacas.

Uma pessoa com pré-hipertensão não precisa de nenhum tratamento médico. No entanto, você precisa fazer alguns ajustes no estilo de vida para a pré-hipertensão, como manter o peso, fazer exercícios, comer os alimentos recomendados e assim por diante, para evitar que a pressão arterial continue a aumentar.

  • Hipertensão

Uma pessoa é considerada insalubre se tiver uma pressão arterial de 140/90 mmHg ou mais. Se você é um deles, isso significa que você tem pressão alta ou chamada hipertensão.

Uma pessoa com hipertensão precisa receber tratamento médico. Seu médico também lhe dará um ou mais medicamentos para hipertensão para manter sua pressão arterial sob controle. O motivo é que a hipertensão não controlada e tratada imediatamente pode levar a complicações da hipertensão na forma de outras doenças, como doenças cardíacas, derrames, doenças renais e até mesmo insuficiência cardíaca.

No entanto, as pessoas com hipertensão também precisam adotar um estilo de vida mais saudável para controlar a pressão arterial. Assim como a pré-hipertensão, as pessoas com hipertensão também precisam fazer exercícios regularmente, comer os alimentos recomendados, ficar longe de todas as restrições alimentares que desencadeiam a hipertensão, ficar longe de cigarros e álcool, manter o peso e prevenir o estresse.

  • Crise de hipertensão

Além da hipertensão, ocorre também a chamada crise hipertensiva. Uma crise hipertensiva ocorre quando a medição da pressão arterial é 180/120 mmHg ou superior. Essa pressão alta indica que você tem um sério problema de saúde.

Se isso acontecer, você deve ir ao hospital imediatamente para tratamento de emergência, mesmo que não sinta os sintomas associados. Geralmente, os sintomas que acompanham uma crise hipertensiva incluem dor no peito, falta de ar, sintomas de um acidente vascular cerebral, ou seja, paralisia ou perda de controle muscular na face, sangue na urina ou tontura.

  • Hipotensão

Além de um número alto, a pressão arterial de uma pessoa também pode apresentar um número baixo ou abaixo do limite normal, que é abaixo de 90/60 mmHg. Quando isso acontece, você está tendo pressão arterial baixa ou o que é conhecido como hipotensão.

Essa condição também pode ser perigosa para uma pessoa porque a pressão está muito baixa significa que o suprimento de sangue oxigenado por todo o corpo se torna limitado. A hipotensão geralmente ocorre devido a certas condições, como problemas cardíacos, desidratação, gravidez, perda de sangue, infecções graves, anafilaxia, deficiências nutricionais, problemas endócrinos ou devido ao uso de certos medicamentos.

A hipotensão geralmente é acompanhada por tontura ou tontura. Se isso acontecer com você, consulte imediatamente um médico para descobrir a causa exata para você. Seu médico também lhe dará algumas sugestões para aumentar sua pressão arterial.

Com que frequência você precisa medir e ler os resultados da pressão arterial?

A frequência das verificações da pressão arterial varia para cada pessoa, dependendo das condições de saúde e dos últimos resultados da pressão arterial. Pergunte ao seu médico para saber com que freqüência você precisa medir sua pressão arterial e se você precisa ter sua pressão arterial verificada em casa. Mesmo assim, as coisas abaixo podem ser uma consideração para você.

  • Se sua pressão arterial está normal, que é inferior a 120/80 mmHg. Você pode fazer uma verificação a cada 2 anos ou conforme recomendado pelo seu médico.
  • Se você tem pré-hipertensão, sua pressão arterial sistólica está entre 120-139 mmHg e diastólica 80-96 mmHg. Faça pelo menos uma verificação de pressão arterial uma vez por ano.
  • Se você entrou no estágio de hipertensão, ou seja, a pressão arterial é superior a 140/90 mmHg, você deve consultar o seu médico.