O potássio (potássio) é um mineral importante de que o corpo necessita. Normalmente, os humanos precisam de cerca de 100 miligramas de potássio para que o corpo funcione adequadamente. Então, quais são os benefícios do potássio e de onde vêm as fontes de alimentos?
Benefícios do potássio
O potássio é um mineral produzido naturalmente pelo corpo e é geralmente cerca de 98% no corpo. Destes, 80% deles estão nas células musculares, enquanto o restante pode ser encontrado nos ossos, fígado e células sanguíneas.
Quando o potássio entra no corpo, esse tipo de mineral funciona como um eletrólito solúvel para conduzir eletricidade. Essa eletricidade é então usada para gerenciar várias funções corporais, como equilíbrio de fluidos e contração muscular.
Abaixo estão alguns dos benefícios do potássio que você deve conhecer.
1. Equilibre os níveis de açúcar no sangue
Um dos benefícios do potássio que você não pode perder é que ele ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Essa descoberta foi comprovada por uma equipe de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores descobriram uma associação entre altos níveis de insulina ou glicose e baixos níveis de potássio em pessoas saudáveis. Não é de admirar que as pessoas com diabetes sejam frequentemente solicitadas a manter os níveis de potássio normais.
O objetivo é reduzir a possibilidade de picos e quedas repentinas nos níveis de glicose e insulina, estabilizando os níveis de açúcar no sangue.
Os médicos também consideram os níveis baixos de potássio com níveis elevados de insulina como sinais de desenvolvimento de diabetes.
2. Manter a saúde óssea
Os benefícios do potássio se estendem até mesmo para melhorar a saúde dos ossos. A razão é que as pessoas que ingerem uma grande quantidade de potássio de frutas e vegetais têm ossos mais fortes.
Portanto, algumas pessoas acreditam que o consumo de alimentos ricos em potássio pode aumentar a densidade mineral óssea. Dessa forma, seu corpo também terá ossos mais saudáveis e fortes.
Por outro lado, a deficiência de potássio pode aumentar a pressão arterial e esgotar o cálcio nos ossos. Como resultado, a resistência óssea diminui e o risco de desenvolver problemas de saúde, como a osteoporose.
3. Melhora a função do sistema nervoso
O sistema nervoso do corpo é responsável por transmitir mensagens entre o cérebro e o corpo. A mensagem é enviada na forma de impulsos nervosos. Um exemplo de função nervosa é ajudar a criar contrações musculares para que o coração bata e assim por diante.
Esses impulsos nervosos são gerados por íons de sódio que se movem para dentro da célula e íons de potássio que saem da célula. O movimento dos dois íons pode alterar a voltagem da célula para impulsos nervosos.
Quando os níveis de potássio no sangue diminuem, a capacidade do corpo de gerar impulsos nervosos é prejudicada. É por isso que o potássio é necessário para o corpo manter o sistema nervoso funcionando corretamente.
5 alimentos nutritivos bons para a saúde do cérebro
4. Reduzindo o risco de derrame e doenças cardíacas
A pressão arterial elevada é um importante fator de risco para doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral. Se você tem deficiência de potássio com uma alta ingestão de sal (sódio), o risco de desenvolver pressão alta também aumenta.
Uma análise de 33 estudos publicados em BMJ revelou que a ingestão de potássio ajuda pessoas com pressão alta. Quando comem alimentos ricos em potássio, sua pressão arterial sistólica e diastólica diminui.
Ou seja, aumentar a ingestão de potássio e reduzir o sal na dieta ajuda a reduzir a pressão arterial. Como resultado, você pode usar os benefícios do potássio para eliminar um dos fatores de risco para derrame e doenças cardíacas, certo?
5. Manter o equilíbrio dos fluidos corporais
O potássio é um eletrólito importante na manutenção do equilíbrio dos fluidos corporais. Os níveis de eletrólitos no corpo podem mudar a qualquer momento, seja muito baixo ou muito alto.
Essa condição pode ocorrer porque a quantidade de água no corpo muda constantemente. Portanto, a quantidade de água que você bebe deve ser igual à quantidade que você perde. Quando o equilíbrio de fluidos é perturbado, você pode ficar desidratado.
Felizmente, o potássio tem uma função importante na determinação da quantidade de água nas células. Portanto, é importante garantir uma ingestão equilibrada de potássio e sal para manter o equilíbrio dos fluidos corporais de forma que não ocorra desidratação.
6. Previna a formação de cálculos renais
A prevenção da formação de cálculos renais também é um dos benefícios do potássio que você pode obter.
Isso ocorre porque uma pequena ingestão de potássio pode retirar minerais de cálcio dos ossos. Na verdade, a falta de potássio também pode aumentar a quantidade de cálcio na urina.
Como resultado, o cálcio pode formar pedras nos rins que podem causar sintomas perturbadores. Alguns médicos recomendam aumentar a quantidade de potássio na dieta para reduzir o risco de pedras nos rins.
6 maneiras fáceis de manter os rins saudáveis sem tomar medicamentos
7. Manter a massa muscular
A diminuição da massa muscular pode ser influenciada por vários fatores, como sensibilidade à insulina e acidose metabólica. Felizmente, o benefício do potássio é que ele salva os músculos desses problemas. Isso é evidenciado por pesquisas de Nutrition Journal .
O estudo mostrou que o aumento do consumo de alimentos ricos em potássio pode reduzir o risco de perda de massa muscular. No entanto, esses achados foram vistos apenas em homens.
É por isso que os pesquisadores ainda precisam de mais estudos usando métodos adicionais. No entanto, nunca é demais atender às necessidades de potássio, considerando que a maior parte desse mineral está localizado nas células musculares.
Fonte de potássio
De acordo com a Taxa de Adequação Nutricional (RDA) regulamentada pelo Ministério da Saúde da Indonésia, os adultos precisam de 4.700 mg de potássio por dia. Você pode obter a ingestão de potássio suficiente por dia a partir de fontes alimentares de potássio, como:
- nozes,
- batata,
- frutas secas, como passas ou damascos,
- vegetais verdes, como espinafre e brócolis,
- beterraba,
- frutas, como abacates, laranjas, bananas e abacates,
- Água de Côco,
- tomate,
- noz de amêndoa,
- proteína animal, como frango e salmão, e
- iogurte.
O risco de ingestão excessiva de potássio
A deficiência de potássio pode causar problemas, mas o mesmo se aplica quando o corpo tem excesso desse mineral?
O consumo de potássio proveniente de alimentos e bebidas não mostrou representar perigo para pessoas com função renal normal. Isso ocorre porque o excesso de potássio é excretado na urina.
Infelizmente, os pacientes com doença renal crônica precisam ter cuidado porque estão tomando medicamentos que podem aumentar os níveis de potássio no sangue. Essa condição chamada hipercalemia também pode ocorrer em certos grupos, a saber:
- diabetes tipo 1,
- insuficiência cardíaca congestiva,
- doença cardíaca e
- insuficiência adrenal.
Portanto, as pessoas com risco de desenvolver hipercalemia precisam conversar com seu médico sobre a ingestão diária de potássio. Dessa forma, você pode equilibrar sua ingestão de potássio e obter seu funcionamento adequado.
Se você tiver mais perguntas, converse com seu médico ou nutricionista para encontrar a solução certa para você.