Pés com coceira constante? Esta é uma indicação da causa e como superá-la

Os pés com coceira certamente nos incomodam quando estamos caminhando ou mesmo sentados. Não subestime este problema! O motivo é que a sensação de coceira insuportável tende a mantê-lo coçando, de modo que a condição piora. Em vez de cicatrizar mais rápido, coçar a pele pode realmente machucar e ficar sujeita a infecções. Então, o que causa coceira nos pés e como lidar com isso?

Vários problemas que causam coceira nos pés

A coceira nos pés pode ser causada por doenças de pele leves a distúrbios do sistema nervoso, estresse psicológico ou estresse e distúrbios sistêmicos que envolvem todos os sistemas em todo o corpo.

É normal sentir coceira ocasionalmente. No entanto, a coceira contínua pode até mesmo ser acompanhada por uma sensação de queimação que deve ser observada. A causa da coceira nos pés pode ser causada por um dos distúrbios acima ou uma combinação dos dois.

A seguir estão algumas das condições que causam coceira nos pés em geral:

1. Pele muito seca

A pele seca dos pés é mais fácil de coçar. A razão é porque o óleo natural da pele chamado sebo seca ou não funciona corretamente. A pele sem sebo fica irritada e começa a coçar.

Algumas pessoas têm tipos de pele seca, mas a pele seca também pode ser causada por várias coisas, como clima muito frio ou seco ou muito frequentemente exposto à água e cloro.

A idade também afeta a umidade da pele. Pessoas com mais de 65 anos têm pele mais fina e perdem a umidade natural, fazendo com que pareça mais seca.

2. Psoríase

A psoríase é uma inflamação crônica que faz com que a pele fique mais espessa, pareça avermelhada e escamosa.

Os sinais e sintomas da psoríase podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, a queixa mais comum que aparece em quase todos os casos é a coceira nas áreas problemáticas da pele, incluindo os pés.

A coceira da psoríase é causada por um mau funcionamento do sistema imunológico que, na verdade, luta contra as células saudáveis ​​da pele. Isso faz com que as células da pele cresçam mais rápido do que deveriam, desencadeando o espessamento da pele.

A coceira causada pela psoríase geralmente se concentra na planta dos pés e dura por muito tempo. Outros sintomas da psoríase são:

  • Erupção cutânea avermelhada com escamas claras.
  • Inchaço ou rigidez dos músculos.
  • Inflamação dos pés com coceira.
  • Coceira em algumas partes, como cotovelos, joelhos, parte inferior das costas e rosto.
  • A coceira causada pela psoríase pode ser muito forte e até dolorosa.

3. Escabiose (sarna)

A sarna é uma doença contagiosa da pele causada pela picada de um ácaro Sarcoptes scabiei.

O sintoma mais comum da sarna é o aparecimento de erupções cutâneas na forma de saliências semelhantes a mordidas que geralmente formam uma linha como um túnel. A erupção na pele coça e tende a piorar à noite.

O ácaro que causa a sarna pode viver sob a pele. Você está mais suscetível a transmitir o ácaro da sarna se tiver contato físico próximo e prolongado com pessoas saudáveis. Além disso, pegar emprestado os itens pessoais uns dos outros, como toalhas, roupa de cama e roupas, também pode espalhar ácaros.

Além disso, os ácaros que causam coceira nos pés também podem viver em objetos úmidos e anti-higiênicos, como colchões, sofás e até roupas e cobertores que raramente são limpos.

4. Alergia a metal ou níquel

Basicamente, quase todo tipo de alergia pode causar uma reação de coceira no corpo. As reações alérgicas causam coceira que é difícil de controlar e pode se espalhar para outras partes do corpo.

No entanto, os pés com coceira podem ser mais prováveis ​​de serem causados ​​por uma reação alérgica ao níquel ou metal. O níquel é encontrado em uma variedade de itens do dia a dia, incluindo telefones celulares, joias, relógios e armações de óculos.

Além da alergia ao níquel, a coceira também pode ser causada por uma reação alérgica a produtos químicos encontrados em produtos de limpeza e fragrâncias, como xampus e perfumes.

5. Dermatite

A dermatite é uma inflamação crônica que causa uma erupção cutânea escamosa e vermelha que parece muito seca e com coceira. A coceira que o acompanha pode ser muito leve ou mesmo muito forte.

Existem muitos tipos de dermatites e quase todas causam uma coceira insuportável. No entanto, os tipos de dermatite que causam sintomas específicos na forma de coceira nos pés são neurodermatite, eczema disidrose e dermatite seborreica.

A maioria das causas da dermatite não é conhecida com certeza. No entanto, foi relatado que um sistema imunológico excessivamente sensível, mutações genéticas e uma história de doenças hereditárias aumentam o risco de uma pessoa desenvolver dermatite.

Além das cinco condições acima, existem várias outras doenças que podem causar sintomas de coceira na pele, especialmente nos pés e nas mãos, incluindo:

  • Catapora
  • Foliculite
  • Câncer de pele
  • Efeitos colaterais de drogas
  • Distúrbios nervosos
  • Picada de inseto
  • Queimaduras

Como tratar e prevenir coceira nos pés

A coceira não só dá vontade de se coçar, mas também interfere na concentração e no sono. Especialmente se a coceira for recorrente a longo prazo.

Em vez de coçar, siga maneiras mais seguras de lidar com coceira insuportável e persistente, como as recomendadas pela American Academy of Dermatology:

  1. Coloque uma compressa fria na pele que coça por 5-10 minutos até que os sintomas de coceira diminuam.
  2. Tome um banho de aveia, especialmente para pele escamosa e descamada devido à varíola, picadas, queimaduras e alergias de exposição Hera Venenosa.
  3. Rotineiramente, aplique hidratante na pele que costuma apresentar coceira.
  4. Aplicação de pomada ou creme de corticosteróide.
  5. Aplicando um medicamento tópico ou creme contendo mentol, a sensação de resfriamento pode aliviar a coceira.

Enquanto isso, medidas preventivas podem ser tomadas por meio de:

  1. Tome um banho quente por no máximo 10 minutos.
  2. Sempre use produtos para a pele que não contenham fragrâncias para minimizar a irritação que pode causar coceira.
  3. Use roupas largas de algodão. Evite usar roupas que podem irritar facilmente a pele, como a lã.
  4. Evite mudanças extremas de temperatura. Sempre tente ficar em um ambiente com um nível normal de umidade.
  5. Reduz o estresse para minimizar o aparecimento de coceira na pele.