A maioria dos casos de cálculos renais não tem causa definida. No entanto, existem vários fatores que podem desencadear a formação de pedras nos rins. Algumas condições podem até aumentar o risco de uma pessoa desenvolver esta doença.
Vamos, identifique como as pedras nos rins podem se formar e por que elas podem fazer uma pessoa sentir uma dor tão forte.
Causas de pedras nos rins
Os cálculos renais são depósitos que se formam quando há mais minerais formadores de cristais na urina do que o diluente. Condições em que a urina carece de substâncias que podem impedir a formação de cristais que suportam a formação de pedras nos rins.
Você pode ter pedras nos rins durante anos sem perceber, porque os sintomas das pedras nos rins costumam ser invisíveis. Portanto, é importante reconhecer o tipo de causa dessa doença.
1. Pedra de cálcio
Um tipo de pedra que faz com que uma pessoa tenha pedras nos rins são as pedras de cálcio, isso é bastante comum. Pedras de cálcio podem se formar devido ao excesso de oxalato de cálcio na urina.
O oxalato de cálcio é um composto de ocorrência natural comumente encontrado em frutas e vegetais, como espinafre e tomate. Oxalatos também são comumente encontrados em nozes e chocolate. Se a urina contiver muito oxalato do que o líquido, isso pode levar à formação de pedras nos rins.
Não é à toa que as pessoas dizem que comer muito espinafre pode causar doenças renais. O espinafre é um dos vegetais que contém muito oxalato de cálcio. Mesmo assim, consumir uma porção de espinafre não causa cálculos renais.
Em 100 gramas de vegetais, estima-se que contenha apenas 0,97 gramas de oxalato de cálcio. Enquanto o limite para oxalato de cálcio no corpo, que pode causar cálculos renais, é de 5 gramas.
Portanto, desde que você não coma muitos alimentos que contenham oxalato, esses alimentos não farão mal ao corpo.
2. Pedras de estruvita
Além do cálcio, as pedras de estruvita também podem causar doenças de pedra nos rins. A estruvita não é produzida pelos rins, essa substância é causada por bactérias que geralmente vêm do solo.
Se você é fã de alimentos crus, deve ter cuidado porque alguns deles contêm bactérias formadoras de estruvita. Como isso aconteceu?
Alimentos que não são cozinhados adequadamente podem conter bactérias. Essas bactérias podem entrar no trato urinário, especialmente em mulheres com uretra mais curta.
A urina que foi preenchida com uréia pode, na verdade, ser decomposta em amônia devido à entrada de bactérias do solo no trato urinário. É o que acaba por ser capaz de formar pedras de estruvita.
As infecções do trato urinário não podem ser evitadas porque são a resposta do corpo à presença de bactérias. Na verdade, a bactéria que produz a estruvita também pode infectar as pedras de cálcio e criar pedras mistas.
3. Pedras de ácido úrico
Esse tipo é mais comum em homens do que mulheres. Cálculos de ácido úrico se formam quando o nível de ácido úrico na urina é muito alto ou o pH da urina é muito ácido (abaixo de 5,5).
Como uma das causas da doença de cálculo renal, há várias coisas que aumentam a acidez da urina para formar cálculos de ácido úrico. Um deles é o consumo de alimentos que contêm purinas demais.
As purinas podem ser encontradas em proteínas animais, como carne bovina, frango, porco e peixes. Se você comer muitos desses alimentos, o ácido úrico pode se acumular na urina. Como resultado, ocorre um acúmulo de ácido úrico e forma pedras ou se mistura com o cálcio.
Além de uma dieta rica em proteínas e purinas, existem vários outros fatores que colocam uma pessoa em risco de desenvolver cálculos de ácido úrico, a saber:
- uma história familiar de gota (gota),
- pessoas com diabetes e obesidade, e
- fizeram quimioterapia.
4. Pedra de cistina
As pedras de cistina são um tipo de pedra formada por uma substância química chamada cistina e resulta de uma condição chamada cistinúria. Citado na Cleveland Clinic, a cistinúria é uma condição hereditária que faz com que a cistina química, um aminoácido do corpo, se acumule na urina.
Esse acúmulo de cistina na urina pode, eventualmente, causar a formação de cálculos renais. Ao contrário dos três tipos anteriores, os cálculos de cistina só podem ocorrer em pessoas cujos familiares sofrem de cistinúria.
Fatores de risco para cálculos renais
Os quatro tipos de causas de cálculos renais acima realmente mostram que existem outras condições que podem aumentar o risco de formação de cálculos, a saber, as seguintes.
1. História de doença na família
Esta doença é mais provável de ocorrer quando você tem uma história familiar semelhante. É mais provável que você desenvolva essa condição se um dos pais ou irmão tiver cálculos renais.
Além disso, se você já teve pedras nos rins uma ou duas vezes, também corre mais risco de ter pedras nos rins novamente.
2. O corpo está desidratado
Outra razão pela qual você corre mais risco é a falta de fluidos no corpo. Todos precisam atender às suas necessidades diárias de líquidos, especialmente para aqueles que suam com facilidade.
Se isso acontecer com você, a produção de urina será menor do que o normal. Como resultado, os compostos químicos que deveriam ser excretados pela urina, na verdade, se acumulam e formam pedras nos rins.
3. Viva um certo padrão de comer ou beber
Quem teria pensado que comer ou beber (dieta) que você pensava ser saudável, poderia realmente ser um dos fatores que aumentam o risco de pedras nos rins?
Por exemplo, consumir muitos alimentos com alto teor de sal e sódio pode causar cálculos renais. Uma dieta rica em sal pode aumentar a quantidade de cálcio que deve ser processada pelos rins. Como resultado, o excesso de cálcio corre o risco de criar pedras nos rins que podem obstruir o trato urinário.
Além disso, beber refrigerantes com frequência também pode formar pedras nos rins. Em comparação com a água, que é facilmente processada pelos rins, os refrigerantes contêm compostos adicionais que fazem os rins trabalharem mais.
Frutose (adoçante artificial) e ácido fosfórico são dois dos muitos aditivos que podem formar aglomerados de rocha de cálcio. Se isso acontecer, as pedras de cálcio podem causar problemas no trato urinário.
4. Certos problemas digestivos
Para aqueles de vocês que estão enfrentando problemas digestivos, como diarreia, talvez seja necessário ter cuidado. O motivo, a diarreia pode ser a causa de uma pessoa com maior risco de desenvolver esta doença.
Quando uma pessoa tem diarreia, o corpo perde alguns fluidos do corpo e reduz o volume de urina. Além disso, seu corpo também absorverá muito oxalato de cálcio dos intestinos, excretando mais oxalato na urina.
5. Uso de certas drogas
Basicamente, algo em excesso certamente não é para a saúde do corpo, incluindo o consumo de drogas e suplementos. Alguns medicamentos e suplementos de cálcio e vitamina C podem aumentar o risco de formação de cálculos renais.
Portanto, tente consultar um médico antes de usar certos medicamentos ou suplementos. O motivo é que as substâncias da droga podem afetar o processo de formação de cálculos renais.