Trombocitopenia: sintomas, causas e tratamento |

Definição

O que é trombocitopenia?

A trombocitopenia é um distúrbio plaquetário que ocorre devido aos baixos níveis de plaquetas - também conhecidas como plaquetas - em seu corpo.

As plaquetas são células sanguíneas produzidas em grandes células localizadas na medula espinhal (megacariócitos). As plaquetas desempenham um papel no processo de coagulação do sangue para que o corpo evite sangramento excessivo.

Os níveis normais de plaquetas no sangue são 150.000-450.000 peças por microlitro de sangue (mcL). Se você tiver níveis baixos de plaquetas, pode causar alguns sinais ou sintomas leves.

Se a contagem de plaquetas cair o suficiente para ficar muito baixa (abaixo de 10.000 ou 20.000 mcL), pode ser fatal, assim como o risco de sangramento interno ou externo.

Enquanto isso, outro tipo de distúrbio plaquetário, a trombocitose, ocorre quando o número de plaquetas no corpo é muito alto para exceder 450.000 mcL.

Para algumas pessoas, os níveis baixos de plaquetas podem apresentar sintomas como sangramento intenso e podem ser fatais. No entanto, outras pessoas podem não apresentar quaisquer sintomas.

Normalmente, a diminuição da contagem de plaquetas é o resultado de certas condições médicas, como leucemia, dengue ou a ingestão de certos medicamentos.

Quão comum é essa condição?

A trombocitopenia é uma condição bastante comum e pode acontecer com qualquer pessoa, tanto crianças quanto adultos.

Geralmente, essa condição é um distúrbio transmitido por membros da família. Além disso, a trombocitopenia é uma condição que tende a ocorrer em pessoas com certas condições de saúde, como câncer, anemia e doenças autoimunes.

Para saber se você corre o risco de diminuir as plaquetas, converse com seu médico.