Folha de alumínio para alimentos, é segura? |

A folha de alumínio é freqüentemente usada para assar porque pode distribuir o calor para que a comida cozinhe mais rápido. Como embalagem de alimentos, a folha de alumínio também pode prevenir a perda de calor e umidade nos alimentos.

Porém, considerando que a matéria-prima é o metal, a folha de alumínio é segura para uso alimentar?

Na verdade, os alimentos contêm alumínio natural

A folha de alumínio é uma folha fina de metal de alumínio com uma espessura de menos de 0,2 milímetros.

O metal alumínio pode ser encontrado no ar, na água e nos alimentos que você ingere todos os dias. Na verdade, a maioria dos alimentos, incluindo frutas, vegetais, peixe, carne e laticínios, contém alumínio natural na forma mineral.

Cada tipo de alimento pode conter quantidades variáveis ​​de alumínio. Isso depende da capacidade do alimento de absorver alumínio, do solo em que o alimento é cultivado, da embalagem do alimento e dos aditivos alimentares durante o processamento.

Não há problema em obter alumínio dos alimentos porque o corpo só absorve esse mineral em pequenas quantidades. Depois que o processo de digestão estiver completo, o corpo removerá o alumínio restante dos alimentos por meio das fezes.

A maioria das pessoas saudáveis ​​também é capaz de remover o alumínio do corpo por meio da urina. Portanto, o alumínio que você obtém dos alimentos geralmente é seguro e não causa problemas de saúde.

A folha de alumínio pode aumentar o teor de alumínio dos alimentos

A maior parte do alumínio que entra em seu corpo vem dos alimentos. No entanto, vários estudos mostraram que o uso de folha de alumínio para cozinhar pode permitir que o alumínio usado na embalagem entre nos alimentos.

A entrada do alumínio nos alimentos provoca um aumento nos níveis de alumínio nesses alimentos. Relatado do jornal Avaliações críticas em toxicologia, os pesquisadores revelaram três fatores que podem afetar os níveis da seguinte forma.

  • Temperatura de cozimento. As técnicas de cozimento em alta temperatura facilitarão a entrada do alumínio nos alimentos.
  • Nível de acidez alimentar. Quanto mais ácido o alimento que você processa, mais provável é que o alumínio seja absorvido por ele.
  • Adicionando certos ingredientes. O sal e as especiarias podem facilitar a entrada do alumínio nos alimentos.

Usar papel alumínio para cozinhar pode ter efeitos duradouros. No entanto, até agora não há evidências fortes de que o uso de folha de alumínio pode aumentar o risco de certas doenças.

É verdade que recipientes de isopor para alimentos podem causar câncer?

E se houver muito alumínio no corpo?

A exposição ao metal da folha de alumínio que você usa para cozinhar é muito pequena, mas esses minerais podem se acumular se você ficar exposto a ela por anos. Em alguns casos, isso pode ter um impacto negativo na saúde.

Vários estudos descobriram que pessoas com doença de Alzheimer têm altos níveis de alumínio em seus cérebros. Este estudo também mostra que altos níveis de alumínio no corpo estão associados à diminuição do crescimento das células cerebrais.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos também relataram a mesma coisa. Altos níveis de alumínio no corpo têm sido associados ao risco de doenças cerebrais, problemas nervosos, doenças ósseas e anemia.

No entanto, os especialistas não foram capazes de revelar totalmente o papel do alumínio no desenvolvimento da doença de Alzheimer. Até que surjam novos resultados de pesquisa, você pode evitar os efeitos do alumínio limitando o uso de folha de alumínio.

Então, é seguro ou não usar papel alumínio para alimentos?

Fonte: DrAxe

Quanto mais você usa folha de alumínio ao processar alimentos, mais alumínio entra no corpo. Alguns especialistas acreditam que isso pode ser ruim, mas não poucos que o negam.

De acordo com Ghada Bassioni, professor da Universidade Ain Shams, Egito, a maneira como o alumínio pode prejudicar a saúde depende de muitos fatores: sua saúde e como seu corpo lida com o acúmulo de alumínio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concorda que os níveis de alumínio no corpo de menos de 2 mg por 1 kg de peso corporal por semana não são prejudiciais à saúde. No entanto, a maioria das pessoas digere mais alumínio do que isso em seus corpos.

Você também pode usar papel alumínio para alimentos com mais segurança por meio de algumas das dicas abaixo.

  • Use fogo médio ou baixo ao cozinhar com papel alumínio.
  • Use utensílios de cozinha e talheres que não contenham alumínio, como vidro ou porcelana.
  • Use folha de alumínio apenas para alimentos ou pratos que realmente precisem dele.
  • Não use folha de alumínio ao processar alimentos ácidos.

Com todos os achados, pode-se concluir que o uso de papel alumínio para alimentos é considerado seguro. Mesmo que o teor de alumínio nos alimentos aumente, seu corpo é capaz de excretar a maior parte do alumínio pelas fezes e urina.

No entanto, se você está preocupado com o impacto do uso de papel alumínio na sua saúde e na de sua família, você pode limitar seu uso. Você também pode substituir a folha de alumínio por um material mais seguro, como papel para alimentos.