O sangue menstrual da mulher não é sangue sujo, esta é a explicação médica

Na cultura indonésia, o sangue menstrual emitido pelas mulheres todos os meses é frequentemente associado a sangue sujo. No entanto, você já se perguntou o que exatamente significa sangue sujo? Em que é diferente do sangue que sai quando sua mão é arranhada por um objeto pontiagudo, por exemplo? É verdade que o sangue menstrual é sangue sujo?

Confira a resposta completa para a pergunta sobre o sangue menstrual abaixo, de acordo com os óculos médicos.

O sangue menstrual é sangue sujo?

A menstruação ou menstruação, também frequentemente chamada de menstruação, é um ciclo mensal normal em que as mulheres apresentam sangramento vaginal.

O sangue que sai da vagina costuma ser chamado de sangue sujo. No entanto, essa suposição Não é verdade do ponto de vista da saúde e da ciência.

O sangue menstrual não é sangue sujo, como se acredita amplamente. Na verdade, o sangue menstrual não difere do sangue de feridas ou sangramentos nasais. No entanto, o sangue menstrual contém o tecido remanescente da parede uterina que se desprende após a ovulação.

A menstruação ocorre quando o revestimento da parede uterina interna, que contém muitos vasos sanguíneos, se desprende e sai pela vagina.

A cada mês, o corpo se prepara para a gravidez liberando um óvulo. A liberação de um óvulo do ovário é conhecida como ovulação. Se o óvulo liberado não for fertilizado por um espermatozóide, o óvulo se dissolverá e sairá junto com o sangue da parede uterina.

Naquela época, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona começaram a cair. Níveis muito baixos de estrogênio e progesterona indicam ao corpo para iniciar a menstruação.

Quando você está menstruada, seu corpo remove o acúmulo mensal das paredes do útero. O sangue e o tecido menstrual fluem do útero por uma pequena abertura no colo do útero e sai do corpo pela vagina.

De acordo com o Especialista em Nutrição Clínica do Departamento de Nutrição da FKUI-RSCM, Dr. dr. Inge Permadhi, MS, Sp.GK disse que no ciclo menstrual, as mulheres perderão seu suprimento de sangue limpo que contém hemoglobina. Portanto, durante a menstruação, o corpo pode ficar fraco devido à deficiência de ferro.

Na verdade, o que significa sangue sujo?

Do ponto de vista médico, sangue sujo é sangue sem oxigênio (sangue desoxigenado) ou o nível de dióxido de carbono está muito alto. Por outro lado, o sangue rico em oxigênio é denominado sangue limpo.sangue oxigenado).

O sangue flui do coração para os pulmões para produzir oxigênio e, em seguida, retorna ao coração e ao resto do corpo.

O sangue privado de oxigênio, também conhecido como sangue sujo, é bombeado pelo ventrículo direito do coração e, em seguida, transportado para os pulmões através das artérias pulmonares. Então, os pulmões retêm oxigênio, de modo que o sangue que flui para o coração e para o resto do corpo é rico em oxigênio.

Se os níveis de oxigênio no sangue estão baixos, os pulmões carecem de oxigênio para fluir para o coração e o resto do corpo. Essa condição é conhecida como hipoxemia.

A hipoxemia pode interferir nas funções normais do corpo, incluindo as funções do cérebro, fígado, coração e outros órgãos.

Quando seus níveis de oxigênio no sangue começam a baixar, você pode sentir sintomas como:

  • Falta de ar como uma resposta dos pulmões para aumentar os níveis de oxigênio no sangue
  • Batimento cardíaco rápido como uma resposta do coração para ajudar a circular o oxigênio no sangue por todo o corpo
  • Dor no peito, porque o coração não está recebendo oxigênio suficiente
  • Dor de cabeça
  • corpo mole
  • deslumbramento
  • Nervoso

Portanto, se você tem sangue sujo no corpo, deve sentir os sintomas mencionados acima, tanto em homens quanto em mulheres. Enquanto o sangue menstrual não é falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono, mas sangue normal no corpo. É por isso que o sangue menstrual na verdade não é sangue sujo.