Descasque completamente a anatomia do nariz humano de fora para dentro

O nariz é um órgão olfatório localizado no meio da face. O corpo pode obter oxigênio por meio dos órgãos nasais que captam o ar. Além de funcionar para captar o ar, o nariz também funciona como um sentido que pode captar aromas, e limpar o ar externo que entra. Então, você conhece a anatomia do seu nariz? Aqui está uma revisão completa das partes do seu nariz.

Veja a anatomia do nariz e sua função

Como outros órgãos do corpo, o nariz é um órgão que possui várias partes. Cada uma dessas partes tem seu próprio papel importante, mas estão interligadas para que o nariz possa funcionar adequadamente.

Vamos lá, veja uma explicação das partes do nariz e suas funções abaixo:

Fonte da seção da narina: .com

1. Nariz externo

O nariz externo, também conhecido como nariz externo, é a parte anatômica do nariz que podemos ver diretamente com os olhos.

A estrutura externa do nariz é composta de osso nasal, tecido adiposo e cartilagem, que é um tecido mais denso do que a pele e o músculo, mas não tão duro quanto o osso comum. Há também tecido muscular que dá forma à expressão, por exemplo, quando você enruga o nariz.

No topo do seu nariz está um raiz nasal, que é a raiz que conecta o nariz à testa.

Bem, a parte inferior do seu nariz é chamada ápice. No ápice, você pode ver 2 orifícios separados chamados narinas externas. Por meio desses dois orifícios, o ar entrará para ser levado mais fundo na cavidade nasal.

Além das narinas, você também pode sentir uma parede ou ponte separando os lados direito e esquerdo do nariz. O separador é chamado septo. O septo do nariz humano é feito de cartilagem.

O septo nasal humano é idealmente reto, de modo que separa as partes esquerda e direita do nariz proporcionalmente. No entanto, nem todo mundo tem um septo perfeitamente reto.

Na verdade, alguns apresentam desvio de septo, ou o que é conhecido como desvio de septo.

2. Cavidade nasal

Depois que o ar passa pelas narinas, o ar entra na cavidade nasal. A cavidade nasal é uma cavidade na anatomia do nariz, que também é dividida em várias seções.

Vestíbulo nasal

A primeira parte que será encontrada é o vestíbulo nasal, que é o espaço localizado diretamente atrás da frente do nariz.

O vestíbulo nasal é revestido por tecido epitelial com pelos grossos. Esta pena também é conhecida como pelos do nariz ou cílios. Dentro do vestíbulo nasal, existem muitos pelos nasais.

Quando há grandes partículas de ar, como poeira, areia e até insetos que entram nas narinas, elas ficam presas nesses pelos.

Os pêlos do nariz têm a função de impedir que objetos estranhos, exceto o ar, entrem nas profundezas da cavidade nasal.

Konka

Depois de passar pelo vestíbulo nasal e escapar dos pelos do nariz, o ar entrará na anatomia nasal mais profunda por meio de uma seção chamada concha.

A concha é um recorte na cavidade nasal interna e possui 3 partes, a saber, superior (topo), média e inferior (parte inferior).

Nesta parte do nariz, o ar será processado e sua temperatura alterada de acordo com a temperatura corporal.

aqui também nervo olfatório ou nervo olfatório localizado no telhado da concha detectará odores do ar que entra.

Esse estímulo do cheiro é então transmitido ao cérebro, até que ele finalmente conclua qual cheiro está sendo sentido naquele momento.

Depois que o ar passa pelas conchas, ele segue para a nasofaringe, o espaço que conecta o nariz à cavidade oral.

Além disso, o ar entrará em outros órgãos fora da cavidade nasal, como a laringe, traquéia, até que seja processado nos pulmões.

3. Membrana mucosa

Toda a anatomia do nariz é revestida por uma fina camada de tecido chamada membrana mucosa. A membrana mucosa funciona para regular a temperatura do ar que entra e umedecer o nariz.

Bem, outra função da membrana mucosa é produzir muco conhecido como muco. A função do muco é capturar objetos estranhos que entram no nariz.

Às vezes, a membrana mucosa pode ser problemática, por isso não pode umedecer o nariz adequadamente, por exemplo, apresentando inflamação e inchaço.

Como resultado, você pode ter uma variedade de distúrbios nasais, desde pólipos nasais, resfriados até rinite.

4. Seno

Seios da face são cavidades localizadas perto do nariz. As aberturas que levam aos seios da face também fazem parte da estrutura da cavidade nasal.

A função dos seios da face é aliviar a carga no crânio, desempenhar um papel na voz humana e produzir muco para umedecer o nariz. Sim, também há uma membrana mucosa revestindo o interior da cavidade nasal.

Quando os seios da face ficam inflamados e inchados devido à infecção, a condição é conhecida como sinusite.

Mais fatos sobre a anatomia do seu nariz

A função do nariz como órgão de respiração e olfato não precisa mais ser debatida. No entanto, existem alguns outros fatos sobre o nariz que você pode não saber antes.

Curioso? Aqui estão os fatos:

1. Seu nariz molda sua voz

Você pode não pensar que seu nariz também desempenha um papel na formação do som que sai quando você fala ou canta.

Na verdade, o som é produzido pela laringe, mas apenas na forma de vibrações. De acordo com a Cleveland Clinic, essas vibrações são então refletidas na anatomia do nariz e seios da face, também conhecida como ressonância sonora.

2. O nariz protege seu corpo

Da explicação anterior, você também percebeu que os pelos e o muco dentro do nariz impedem a entrada de objetos estranhos.

Isso ajuda a tornar o ar que respiramos mais limpo e não contaminado com bactérias ou vírus.

Além de manter a imunidade, a função olfativa na anatomia do nariz também protege você de danos, sabe. Precisamos de nosso olfato para detectar fumaça, comida estragada e outros gases tóxicos.

Infelizmente, às vezes o olfato pode ser prejudicado devido a certas condições de saúde, portanto, você deve ter mais cuidado.

Um tipo de distúrbio do olfato é chamado de anosmia, que ocorre quando o nariz não consegue cheirar os odores de maneira adequada.

3. Os humanos podem detectar quase um trilhão de cheiros diferentes

Na anatomia do nariz, existem cerca de 12 milhões de células receptoras no nervo olfatório. Essas células receptoras funcionam para reconhecer vários tipos de odores.

Quando um cheiro entra no nariz, essas partículas vão entrar no topo das conchas nasais, que é o local onde os nervos olfativos se alojam.

Aqui, os odores detectados pelos receptores olfativos ativam os nervos para enviar sinais ao cérebro. A combinação de diferentes nervos ativados registra cada odor único que podemos detectar.