A inflamação da pele pode causar desconforto. Bem, uma maneira de superar essa doença de pele é dando cremes ou pomadas corticosteróides. Exatamente o que é um medicamento corticosteróide? É seguro usar continuamente?
Funções de cremes e pomadas corticosteróides
Os corticosteróides são uma classe de medicamentos para interromper o processo inflamatório ou inflamação no corpo. Os corticosteróides agem como o cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais do corpo, estreitando os vasos sanguíneos e suprimindo uma reação exagerada do sistema imunológico do corpo.
Os corticosteróides também são conhecidos como esteróides. Os corticosteroides também estão disponíveis em várias formas, variando de oral (bebida), tópica (creme, loção, gel ou pomada) e sistêmica (infusão ou injeção).
Os corticosteroides tópicos na forma de cremes ou pomadas são os mais comumente prescritos para tratar vários sintomas de doenças de pele.
Claro, existem diferenças entre pomadas de corticosteroide e cremes de corticosteroide. As pomadas são medicamentos tópicos à base de óleo ou gordura que contêm hormônios esteróides sintéticos. A alta concentração de óleo torna a pomada mais pegajosa e dura mais na pele.
Os cremes de corticosteróides são feitos com ingredientes à base de água. Devido a isso, o creme é absorvido mais rapidamente pela pele e não deixa sensação pegajosa após a aplicação. Os cremes também funcionam melhor em áreas maiores da pele porque são mais fáceis de aplicar.
A seleção de seu uso também é ajustada ao estado da pele. As pomadas são mais adequadas para uso em pele seca, com crostas ou espessada. A pomada também é apropriada para o problema de calosidades na planta dos pés.
Enquanto isso, o medicamento na forma de creme é mais adequado para uso em partes da pele mais úmidas, úmidas e peludas.
Alguns tipos de doenças de pele que podem ser tratadas com cremes ou pomadas de corticosteroides incluem:
- dermatite,
- psoríase,
- irritação da pele, como urticária ou picadas de insetos,
- complicações de doenças de pele do lúpus (lúpus discóide),
- reações alérgicas, também
- Linchen planus.
Cremes e pomadas de corticosteroides podem ajudar a aliviar o inchaço, a coceira e a erupção na pele, que costuma ser um sintoma dos problemas de pele mencionados acima.
Classificação da potência do corticosteroide tópico
Este medicamento tópico tem uma dosagem de baixo a alto, que será medida pelo médico de acordo com a necessidade.
A classificação da potência de um esteróide tópico é baseada na dose ou quantidade do principal conteúdo esteróide, como fluocinonida, halobetasol ou hidrocortisona, que é determinada por um teste especial.
Este teste medirá o efeito da contração dos vasos sanguíneos na camada epidérmica superior após a ingestão do medicamento.
Relatórios do DermNet, abaixo estão os níveis de potência de pomadas e cremes de corticosteróide do mais fraco ao mais forte, juntamente com o tipo de medicamento.
- Suave. Os corticosteróides leves podem ser comprados em farmácias sem receita médica. Alguns dos medicamentos são hidrocortisona e acetato de hidrocortisona.
- Moderado. Os medicamentos esteróides moderados podem funcionar 2 a 25 vezes mais fortes do que as pomadas corticosteróides suaves. Os medicamentos que se enquadram nesta categoria são o butirato de clobetasona e o acetonido de triancinolona.
- potencial.Este medicamento tem um poder de 100-150 vezes maior do que os corticosteróides mais fracos. Os medicamentos incluem valerato de betametasona, dipropionato de betametasona, valerato de diflucortolano e fuorato de mometasona.
- Muito potente. Os medicamentos com essa potência são 600 vezes mais fortes do que os corticosteroides leves. Um tipo de medicamento é o propionato de clobetasol.
Pomadas de corticosteroides com maior potência de esteróides são usadas para controlar os sintomas de dermatites muito graves. No entanto, partes mais grossas da pele, como as solas dos pés, são geralmente mais difíceis de absorver topicamente, portanto, é necessária uma potência esteróide mais forte.
Os medicamentos com forte teor de esteróides geralmente são prescritos apenas por receita e são usados sob a supervisão de um médico.
Grupos de pessoas que podem usar corticosteroides tópicos
Este medicamento tópico é realmente seguro para uso por qualquer pessoa que tenha problemas de pele, desde crianças até idosos. No entanto, seu uso não é recomendado se sua pele apresentar feridas abertas ou apresentar sinais de infecção (úlceras acompanhadas de pus).
As pomadas de corticosteroides também não devem ser usadas descuidadamente para a pele com acne.
Cremes e pomadas esteróides são considerados seguros para uso por mulheres grávidas e amamentando. No entanto, não em altas doses com o tipo de potência forte. Os bebês também não podem usar pomadas esteróides potentes porque sua pele tende a absorver a droga com mais facilidade.
Se você sentir necessidade de prescrever um creme ou pomada esteróide para mulheres grávidas, lactantes ou bebês, seu médico geralmente lhe dará uma dose baixa do medicamento com uma potência que não é muito forte.
Se você é uma mãe que amamenta e vai aplicar o medicamento na região da mama, primeiro certifique-se de que o medicamento foi completamente absorvido e que a pele está completamente limpa e seca do resto do medicamento antes de amamentar.
Escolha médica de medicamentos e tratamentos caseiros para doenças de pele
Como usar cremes e pomadas corticosteroides
Pomadas e cremes de corticosteroides são seguros para uso por crianças e adultos, desde que sigam as instruções de uso recomendadas pelo médico.
Aqui estão as dicas de como usar pomadas ou cremes esteróides tópicos para doenças de pele às quais você precisa prestar atenção.
- Aplique o medicamento apenas na área da pele afetada; não deve ser usado como um hidratante de corpo inteiro.
- Aplicar cerca de três minutos após o banho com a pele ainda húmida (meio seca).
- Se lhe for prescrito outro tipo de medicamento tópico, como um emoliente, espere cerca de 30 minutos entre a aplicação dos dois medicamentos.
- A droga não deve ser usada continuamente a longo prazo.
Normalmente, esse medicamento tópico é usado por 5 dias ou algumas semanas até que as características da doença de pele comecem a desaparecer. Se não houver alteração, o médico geralmente aumentará a dose para uma dose maior do que a anterior.
Siga as instruções do seu médico ao interromper a pomada ou creme de corticosteroide. Em certas condições, a descontinuação dos corticosteroides tópicos deve ser feita lentamente para evitar efeitos colaterais indesejados. Um erro, até mesmo a condição da pele que melhorou ainda mais.
Conheça a estrutura da pele humana, incluindo seus tipos e funções
O risco de efeitos colaterais usando pomadas e cremes de esteroides de longo prazo
Na verdade, pomadas e cremes de corticosteroides raramente causam efeitos colaterais se você realmente os usar de acordo com as regras ou a supervisão de um médico. No entanto, o uso a longo prazo pode causar problemas que muitas vezes são inevitáveis.
Em geral, a seguir estão os possíveis efeitos colaterais das pomadas de corticosteróide.
- Emagrecimento da pele. Principalmente quando altas doses da droga são usadas continuamente na mesma área, como resultado, o tecido cutâneo subjacente enfraquece.
- Síndrome de Cushing. Essa síndrome ocorre quando o hormônio cortisol está anormalmente elevado. A síndrome de Cushing faz com que a gordura se acumule entre o pescoço e os ombros e faz com que o rosto pareça mais redondo.
- Estrias (estrias). Especialmente na parte interna da virilha, parte interna da perna, cotovelos, cotovelos e joelhos.
Alguns outros efeitos colaterais, como acne, foliculite ou perda de folículos pilosos da pele e dependência de esteróides, também podem ocorrer, mas não são tão comuns.
No entanto, em casos raros, este creme pode causar:
- agravando infecções de pele
- causar acne,
- mudar a cor da pele, geralmente mais escura, bem como
- a área da pele fica vermelha.
Em crianças, é possível que a pomada de corticosteroide seja absorvida pela corrente sanguínea e cause efeitos colaterais inibidores do crescimento.
É importante lembrar que o tratamento com corticosteroides é seguro quando tomado na dose certa e dentro do prazo prescrito. Os efeitos colaterais tendem a ocorrer se você usar pomadas ou cremes de corticosteroides em altas doses ou em longo prazo.
Esses efeitos colaterais são de maior risco para idosos e crianças. Portanto, é melhor discutir primeiro com seu dermatologista sobre os possíveis efeitos colaterais antes de usá-lo.