Os ovos estão entre os ingredientes alimentares mais versáteis, fáceis de preparar e deliciosos que os tornam os favoritos. Graças ao conteúdo nutricional quase completo, os ovos também são considerados como um superalimento com uma miríade de benefícios para a saúde.
Conteúdo nutricional do ovo
Os ovos são alimentos de origem animal que contêm quase todos os macro e micronutrientes. A clara do ovo é uma grande fonte de proteínas, vitaminas B2, B6, B12 e selênio. Já a gema de ovo contém gordura, calorias, colesterol e vários tipos de minerais.
Ovos de frangos de corte, frango caipira e pato contêm diferentes quantidades de nutrientes. No entanto, todos os três são igualmente dominados por proteínas e gorduras e têm uma variedade de vitaminas e minerais em certas quantidades.
Dois ovos de galinha pesando 100 gramas contêm os seguintes nutrientes.
- Energia (calorias): 154 kcal
- Proteína: 12,4 gramas
- Gordura: 10,8 gramas
- Carboidratos: 0,7 gramas
- Cálcio: 86 miligramas
- Fósforo: 258 miligramas
- Ferro: 3 miligramas
- Potássio: 118,5 miligramas
- Sódio: 142 miligramas
- Vitamina A: 104 microgramas
- Tiamina (vitamina B1): 0,12 miligramas
- Riboflavina (vitamina B2): 0,38 miligramas
Os ovos de galinha também contêm vitamina B6, vitamina D, vitamina E, vitamina K e o mineral zinco em quantidades suficientes. Além disso, existem também dois compostos antioxidantes chamados luteína e zeaxantina.
Benefícios para a saúde dos ovos
Comer ovos fornecerá a seu corpo a energia, as proteínas e as vitaminas de que ele precisa para funcionar e funcionar.
Além disso, vários nutrientes nos ovos podem nutrir o corpo e reduzir o risco de doenças. Abaixo estão os vários benefícios dos ovos.
1. Forma os tecidos do corpo e ajuda em seu funcionamento
As proteínas desempenham um papel importante na formação, reparo e basicamente quase todas as funções celulares. Esses nutrientes são o que compõe todas as células e tecidos que constituem o corpo humano, como músculos, cérebro, circulação sanguínea, ossos e muito mais.
O corpo precisa de proteínas para realizar processos metabólicos, formar energia, curar feridas e produzir hormônios. O consumo de um ovo por dia ajuda a fornecer a proteína necessária para realizar esta função.
2. Manter a saúde dos olhos
Os ovos contêm os dois antioxidantes luteína e zeaxantina, que são benéficos para a saúde ocular. A luteína e a zeaxantina que você obtém dos ovos normalmente se acumulam na retina e a protegem dos danos do sol.
Alguns estudos antigos também mostram que a luteína e a zeaxantina ajudam a reduzir o risco de catarata e degeneração macular. Ambas são doenças que comumente causam cegueira em pacientes idosos.
3. Manter a saúde do cérebro
Os ovos contêm colina, uma substância semelhante à vitamina B importante no desenvolvimento do cérebro durante a gravidez. Nas células cerebrais humanas, a colina acelera a liberação de proteínas necessárias para a formação da memória e várias outras funções cerebrais.
Estudos mostram que pessoas que ingerem muita colina tendem a ter melhores habilidades cognitivas e memória. A maneira mais fácil de obter os benefícios da colina é comer ovos todos os dias.
4. Reduzindo os níveis de colesterol ruim
Os ovos contêm colesterol. A ingestão de colesterol proveniente dos alimentos geralmente não aumenta os níveis de colesterol no sangue. Por outro lado, os ovos realmente ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue.
Na verdade, o colesterol nos ovos tem o benefício de converter o colesterol ruim em outras formas mais saudáveis de colesterol. Um estudo em British Medical Journal também provou que não há relação entre comer ovos e o risco de doenças cardíacas.
5. Ajude a diminuir o risco de doenças cardíacas
Além de reduzir o colesterol ruim, os ovos podem aumentar a quantidade de lipoproteína de alta densidade (HDL) conhecida como colesterol bom. Pessoas com HDL alto geralmente apresentam menor risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.
O conteúdo nutricional de vários tipos de ovos também é enriquecido com ácidos graxos ômega-3, que podem reduzir os triglicerídeos no sangue. A redução dos níveis de triglicerídeos impedirá a formação de placas nos vasos sanguíneos, o precursor das doenças cardíacas.
6. Ajuda a manter o peso
Comer ovos traz seus próprios benefícios para aqueles que estão perdendo peso. Os ovos são ricos em proteínas e gorduras, duas melhores fontes de calorias do que carboidratos simples, como arroz ou alimentos açucarados.
Comer ovos pode mantê-lo satisfeito por mais tempo com menos calorias. Ao adicionar ovos ao menu do café da manhã, você terá mais energia e evitará a vontade de comer demais.
7. Fortalecer o sistema imunológico
Os ovos contêm uma variedade de nutrientes que são importantes para a manutenção de um sistema imunológico saudável. Alguns deles são aminoácidos como formadores de imunidade, bem como antioxidantes, vitamina A, vitamina B12 e o mineral selênio que mantém sua função.
Além disso, a membrana ao redor da gema também contém glicopeptídeos sulfatados. Essa substância ajuda a estimular a produção de macrófagos, células do sistema imunológico que protegem o corpo contra doenças e infecções.
Coisas que você deve prestar atenção antes de comer ovos
Os ovos têm muitos benefícios, mas há algumas coisas que você precisa considerar antes de consumi-los. Em relação aos limites de ingestão, comer um ovo todos os dias não é um problema para pessoas saudáveis. Esse hábito é realmente bom para sua saúde.
No entanto, é diferente para pessoas com diabetes, doenças cardíacas, hipertensão ou problemas com colesterol no sangue. Você ainda pode comer ovos, mas é melhor limitá-los a no máximo três vezes por semana.
Além disso, evite comer ovos se tiver alergias. Os sintomas de uma alergia ao ovo incluem erupções cutâneas, coceira e dor abdominal. Não ignore mesmo os sintomas leves, pois as alergias podem reagir mal em algumas pessoas.
Para garantir a segurança alimentar, armazene os ovos na geladeira assim que comprá-los. Não guarde os ovos à temperatura ambiente nem os lave. O armazenamento e o processamento adequados manterão os benefícios e a qualidade dos ovos.