Doença de lúpus: causas, sintomas, medicamentos e complicações

Você pode ter ouvido falar de lúpus. Embora o nome seja familiar, poucos sabem o que realmente é o lúpus, o que o causa e como tratá-lo. Então, o que é lúpus? Pode ser curado?

O que é lúpus?

O lúpus é uma doença do sistema imunológico que ocorre no corpo. Esta doença é uma doença auto-imune que faz com que as células do corpo sejam danificadas e inflamadas.

Simplificando, o lúpus é uma condição em que o corpo produz anticorpos em excesso. Em circunstâncias normais, os anticorpos funcionam para proteger o corpo de várias substâncias estranhas que podem causar doenças.

No entanto, em pessoas com lúpus (Odapus), os anticorpos que elas possuem realmente atacam as células do próprio corpo. Portanto, os odapus são suscetíveis a doenças infecciosas e inflamatórias - devido às células saudáveis ​​serem atacadas por anticorpos.

Quais são os tipos de lúpus?

Existem vários tipos de doença lúpica, a saber:

  • Lúpus eritematoso sistêmico (LES), é o tipo mais comum de lúpus. Este tipo de doença ataca vários tecidos, como articulações, pele, cérebro, pulmões, rins e vasos sanguíneos.
  • Lúpus eritematoso discóide, é um tipo de lúpus que ataca o tecido da pele, causando erupções cutâneas.
  • Lúpus Neonatal O lúpus é uma doença que ataca os recém-nascidos. Esta doença é vivida por bebês nascidos de mães com anormalidades nos anticorpos.
  • Lúpus devido a drogasEste distúrbio geralmente é experimentado apenas por um curto período de tempo. Portanto, alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais com sintomas semelhantes aos do lúpus. A condição do paciente melhorará se o medicamento for interrompido.
  • Lúpus eritematoso cutâneo subagudo, é uma forma de lúpus que faz com que o tecido da pele doa e arde quando exposto à luz solar.

Com que frequência ocorre o lúpus?

O lúpus é uma doença rara. Embora o número exato não seja conhecido, mas apenas na Indonésia, havia cerca de 12.700 pessoas sofrendo dessa doença em 2012. A incidência dessa doença aumentou para 13.300 em 2013.

A maioria das pessoas com lúpus são mulheres. Foi relatado que até 90% dos casos de lúpus que ocorrem são vivenciados por mulheres. A razão para isso não é conhecida com certeza até agora. No entanto, um estudo publicado na revista Annals of the Rheumatic Disease afirma que isso está relacionado aos cromossomos dos genes que as mulheres têm.

Além disso, a maioria dos casos de lúpus é detectada em pacientes com idade entre 15 e 45 anos. No entanto, é possível que essa condição ocorra em crianças e idosos.

Quais são os sintomas e características do lúpus?

O lúpus é uma doença conhecida como 'doença das 1000 faces'. Esse termo surge porque essa doença crônica causa sintomas e sinais quase semelhantes a outras doenças. Assim, essa doença tende a ser difícil de detectar precocemente. Aqui estão alguns dos sintomas e sinais que odapus geralmente experimentam, de acordo com o American College of Rheumatology:

  • Dor nas articulações
  • Articulações inchadas
  • A boca ou o nariz apresentam feridas que não cicatrizam por dias ou meses.
  • Na urina há sangue ou mesmo proteína (proteinúria)
  • Existem erupções em várias superfícies da pele
  • Perda de cabelo
  • Febre
  • convulsões
  • Dor no peito e dificuldade em respirar devido à inflamação dos pulmões

Se sentir pelo menos 4 destes sinais e sintomas, deve consultar imediatamente um médico.

Quais são as causas do lúpus?

O lúpus é uma doença crônica causada por distúrbios no corpo, portanto, definitivamente não é um vírus ou bactéria que o causa. Na verdade, os especialistas não sabem ao certo o que causa o lúpus. Existem muitos fatores que podem causar isso. No entanto, algumas teorias sugerem que o lúpus é causado pela interação de genes, hormônios e meio ambiente.

1. Fatores genéticos

Pesquisadores do Johns Hopkins Center foram inicialmente atraídos pelas causas do lúpus, a partir da relação entre genes familiares e doentes. Na verdade, a presença de pessoas com lúpus na família pode aumentar a probabilidade da doença lúpica em outros membros da família. Além disso, os familiares com lúpus, ao fazerem exames médicos, tendem a ser positivos.

Então, com o gene que desencadeia o desenvolvimento de uma doença, não significa que a pessoa possa ser afetada diretamente ou possa herdar o lúpus. Por outro lado, os pesquisadores acreditam que a causa do lúpus tem algo a ver com as más condições ambientais. Mas, infelizmente, eles ainda não conseguem determinar qual fator é o mais forte que causa o desenvolvimento de lúpus em uma pessoa.

2. Hormônios

Na verdade, as mulheres têm 9 vezes mais probabilidade de desenvolver lúpus do que os homens. Esse fenômeno pode ser explicado pelos hormônios sexuais produzidos pelo sistema imunológico de mulheres e homens, que são nitidamente diferentes. O corpo feminino produz e usa mais do hormônio estrogênio, enquanto o corpo masculino depende de hormônios chamados andrógenos.

O estrogênio é conhecido como o "hormônio" imuno-potenciador “, O que significa que as mulheres têm um sistema imunológico mais forte do que os homens, dada a necessidade evolutiva de as mulheres sobreviverem, desempenharem um papel no parto e na criação de seus filhos. No entanto, como resultado, quando o sistema imunológico se volta contra o corpo, as mulheres têm maior probabilidade de desenvolver doenças autoimunes.

3. Meio Ambiente

Além disso, vários fatores ambientais foram associados à causa do lúpus. Os pesquisadores relacionaram o lúpus a várias toxinas ambientais, como fumaça de cigarro, sílica gel de sódio e mercúrio. O vírus herpes zoster (o vírus que causa o herpes zoster) e o citomegalovírus também são considerados uma das causas do lúpus.

Quais são os fatores que aumentam o risco de desenvolver lúpus?

Além desses três fatores, existem várias outras coisas que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver lúpus. Nada?

  • Gênero . Sabe-se que as mulheres são mais suscetíveis ao lúpus do que os homens. Isso tem a ver com a genética do corpo da mulher.
  • Raça . O lúpus é mais suscetível a pessoas que têm raças asiáticas e africanas.
  • Usando drogas . Alguns tipos de medicamentos anticonvulsivantes, medicamentos para hipertensão e antibióticos, podem desencadear o lúpus quando param de tomá-los.
  • exposição ao sol . A exposição ao sol pode causar feridas na pele que podem desencadear o lúpus devido a órgãos ou células do corpo que são vulneráveis.

Como os médicos diagnosticam o lúpus?

Não só porque tem 1000 faces, mas também porque o lúpus está presente em diferentes condições para cada pessoa. Isso torna o lúpus ainda mais difícil de detectar.

Até agora, não existe um exame específico que possa detectar a doença lúpica. Mesmo assim, os médicos geralmente aconselham os pacientes a fazer vários exames, como exames de urina, de sangue e de anticorpos.

Para diagnosticar se uma pessoa tem lúpus, o médico geralmente também examina o histórico médico da família, faz um exame de saúde geral e recomenda que o paciente seja submetido a uma biópsia de pele e rim.

Quais são os tratamentos para o lúpus?

Até agora, o lúpus é uma doença que não encontrou cura. Portanto, as pessoas com lúpus não podem ser curadas completamente. No entanto, o paciente ainda receberá tratamento. O tratamento realizado visa:

  • Previne o aparecimento de sintomas devido ao lúpus
  • Reduzindo vários sintomas do lúpus
  • Reduz danos aos órgãos e outros problemas
  • Reduz o inchaço e a dor
  • Acalma o sistema imunológico
  • Reduza ou evite danos nas articulações
  • Evite complicações

Normalmente, o tratamento é feito com medicação ao paciente para aliviar os sintomas ou outros problemas de saúde. Medicamentos como:

1. Antiinflamatórios não esteróides (AINEs)

Este medicamento inclui analgésicos que geralmente são administrados ao odapus para tratar a dor, febre e inchaço das articulações que ele apresenta. Exemplos de AINEs são naproxeno, ibuprofeno e motrin. A maioria dos AINEs não exige receita, mas alguns medicamentos que têm doses fortes e efeitos colaterais exigem receita.

2. Medicamentos antimaláricos

Este medicamento é realmente usado para prevenir e tratar a malária. Mas, neste caso, os medicamentos contra a malária são necessários aos odapus para tratar sintomas de dor nas articulações, erupções cutâneas, inflamação do revestimento do coração e febre - que também costuma ocorrer em pacientes com malária.

Na verdade, vários estudos mostraram que os pacientes com lúpus que recebem medicamentos contra a malária têm uma expectativa de vida mais longa do que aqueles que não recebem esse medicamento. Os tipos de medicamentos contra a malária administrados são Hidroxicloroquina (Plaquenil), Cloroquina (Aralen), Quinacrina (Atabrina).

3. Corticosteróides

Esse tipo de medicamento é necessário para pacientes com lúpus para prevenir a inflamação que é muito vulnerável a ocorrer no corpo. No entanto, os medicamentos corticosteróides têm efeitos colaterais de longo prazo, como ganho de peso, tornando os ossos mais quebradiços, hipertensão e diabetes.

4. Imunossupressores

Os medicamentos imunossupressores atuam suprimindo o sistema imunológico. É claro que esse tipo de medicamento é muito necessário para os odapus cujo sistema imunológico é muito dominante. Algumas das drogas comumente usadas são azatioprina (Imuran, Azasan), micofenolato (CellCept), leflunomida (Arava) e metotrexato (Trexall).

O uso prolongado de medicamentos imunossupressores pode causar danos ao fígado, diminuir a fertilidade e aumentar o risco de câncer. Enquanto isso, os efeitos colaterais de curto prazo que podem ocorrer são náusea, diarreia e febre.

Complicações e problemas de saúde que podem surgir devido ao lúpus

O lúpus é uma doença que interfere no sistema imunológico, de modo que muitos outros sistemas ou tecidos do corpo são afetados. Existem várias complicações que podem ocorrer no odapus, a saber:

  • Falência renal
  • Distúrbios do sangue, como anemia
  • Pressão alta
  • Vasculite, inflamação dos vasos sanguíneos
  • Desordem de memória
  • Experimentando mudanças comportamentais, como alucinações frequentes
  • Convulsões
  • acidente vascular encefálico
  • Doença cardíaca
  • Problemas nos pulmões, por exemplo, inflamação do revestimento dos pulmões e pneumonia
  • Facilmente atacado por várias doenças infecciosas
  • Câncer

Como viver com lúpus?

Embora o lúpus seja uma doença incurável, o odapus ainda pode viver em paz e reduzir o risco de doenças que possam surgir. Aqui estão algumas coisas que o odapus pode fazer para prevenir o aparecimento de complicações e para viver em paz com o lúpus:

  1. Fazendo exercícios regularmente . Odapus é propenso a problemas nas articulações e nos ossos. Continue fazendo exercícios regularmente pode ajudar a manter ossos e articulações saudáveis.
  2. Parar de fumar . o hábito de fumar só vai piorar a doença, porque pode aumentar o risco de doenças cardíacas, ataque cardíaco e pneumonia.
  3. Descanse o suficiente e evite o estresse . O estresse só piora os sintomas do lúpus. Portanto, o odapus deve descansar muito e evitar o estresse.
  4. Entender o corpo . Os pacientes com lúpus devem saber quando os sintomas do lúpus aparecem e o que os desencadeia. Por exemplo, parece que se sente cansado, odapus deve descansar imediatamente e interromper todas as atividades primeiro.
  5. Evite a exposição ao sol . A luz solar pode piorar as erupções cutâneas. Se você for forçado a sair durante o dia, deve usar protetor solar para proteger a pele.

Alimentos que são recomendados e evitados para pacientes com lúpus

Os alimentos também afetam o quadro da doença lúpica. Alguns aliviam os sintomas, mas alguns pioram os sintomas do lúpus. Portanto, o odapus deve ser inteligente ao escolher o alimento certo. Então, quais são os alimentos recomendados e proibidos se você tiver lúpus?

Alimentos que são bons para pessoas com lúpus

Alimentos que contêm certos nutrientes podem aliviar e até mesmo prevenir o aparecimento de sintomas de lúpus. Aqui estão os tipos de alimentos de que o odapus precisa:

1. Alimentos com alto teor de antioxidantes

Odapus é propenso a inflamação, portanto, alimentos que contenham alto teor de antioxidantes devem ser incluídos em sua dieta. Os antioxidantes podem prevenir e reduzir a incidência de inflamação no corpo. Esta substância pode ser encontrada em frutas e vegetais.

2. Alimentos que contêm ômega-3

Alimentos como salmão, atum, sardinha e cavala são exemplos de alimentos ricos em ômega-3. Este tipo de boa gordura é necessária para o odapus para prevenir complicações como doenças cardíacas e derrames.

3. Alimentos com alto teor de cálcio e vitamina D

Um dos problemas comuns que ocorrem em pessoas com lúpus são distúrbios ósseos, como fragilidade e problemas nas articulações. Para reduzir esse risco, o odapus requer cálcio e vitamina D, que podem fortalecer os ossos e são bons para as articulações. Ambos os nutrientes podem ser encontrados no leite e seus produtos, vegetais verde-escuros e nozes, como soja e amêndoas.

Alimentos que as pessoas com lúpus devem evitar

Enquanto isso, existem alimentos que realmente pioram os sintomas e até aumentam o risco de complicações no odapus. Quais são os alimentos a evitar se você tiver lúpus?

1. Alimentos com alto teor de gordura saturada e gordura trans

Gorduras saturadas e gorduras trans só pioram os sintomas do lúpus, porque aumentam a chance de desenvolver outras doenças crônicas, como derrame. Portanto, evite alimentos que contenham essas substâncias, como alimentos fritos, comida rápida , gordura na carne, pele de frango e vísceras.

2. Alimentos que contêm muito sódio

Alimentos que são ricos em sódio, como alimentos embalados e alimentos salgados, também devem ser evitados por odapus. O sódio também torna o odapus mais suscetível a doenças cardíacas, até mesmo a insuficiência cardíaca.

3. Alimentos que contêm cebolas

A cebola é sempre usada como o tempero principal da cozinha, que não deve ser esquecido. No entanto, se você tiver odapus, deve evitar alimentos que contenham cebola. Porque, de acordo com pesquisas, a cebola tem impacto no sistema imunológico.

As cebolas são capazes de aumentar o número de glóbulos brancos, que são as principais células do sistema imunológico. Quanto mais glóbulos brancos, mais forte é o sistema imunológico. Claro, isso vai sair pela culatra para quem tem lúpus.