A fruta do dragão ou pitaya é uma fruta que só cresce em áreas tropicais e subtropicais, como América do Sul e Ásia. Como o nome sugere, essa fruta tem uma casca que lembra escamas de dragão, que é um lendário animal mítico da China. A forma da planta também é única porque tem um caule que se assemelha a um grande cacto. Embora pareça única, a fruta do dragão revelou ter uma infinidade de benefícios e propriedades para a saúde. Esta fruta também é rica em nutrientes, pelo que pode ajudar a satisfazer as suas necessidades nutricionais diárias.
O conteúdo nutricional da fruta do dragão
O fruto do dragão tem uma série de variedades, que se caracterizam por diferenças na cor da casca e na polpa. Na Indonésia, existem duas variedades ou tipos de fruta do dragão que são comumente encontrados: a fruta do dragão vermelha e a fruta do dragão branca.
Embora tenham cores diferentes, ambos têm quase o mesmo conteúdo nutricional. Com base nos dados de composição de alimentos da Indonésia, o conteúdo nutricional de 100 gramas de fruta do dragão vermelha crua é:
- Água: 85,7 gramas
- Energia: 71 cal.
- Proteína: 1,7 gramas
- Gordura: 3,1 gramas
- Carboidratos: 9,1 gramas
- Fibra: 3,2 gramas
- Cinza: 0,4 grama
- Cálcio: 13 mg
- Fósforo: 14 mg
- Ferro: 0,4 mg
- Sódio: 10 mg
- Potássio: 128 mg
- Zinco (Zinco): 0,4 mg
- Vitamina B1:, 5 mg
- Vitamina B2: 0,3 mg
- Niacina ou vitamina B3: 0,5 mg
- Vitamina C: 1 mg
Além do conteúdo acima, a fruta do dragão também contém outras vitaminas e minerais, como vitamina E e magnésio. Além disso, a Cleveland Clinic diz que essa fruta também contém licopeno, um composto do grupo dos carotenóides que dá à fruta sua cor vermelha.
O licopeno tem propriedades antioxidantes que podem neutralizar os radicais livres, que causam várias doenças. Além do licopeno, a fruta do dragão também contém outros compostos antioxidantes que são importantes para o corpo, a saber, betalaínas e hidroxicinamatos.
Requisito de calorias
Vários benefícios da fruta do dragão para a saúde
Com base nos ingredientes acima, aqui estão os benefícios e eficácia da fruta do dragão, incluindo a fruta do dragão vermelha, para sua saúde:
1. Mantenha a pele firme e elástica
A fruta do dragão é uma boa fonte de antioxidantes devido ao alto teor de vitamina C e vários compostos bioativos nela. Enquanto isso, os antioxidantes são muito importantes para manter a pele firme e elástica, por isso podem ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento da pele.
2. Reduza o risco de câncer
Os compostos antioxidantes da fruta do dragão, tanto do licopeno quanto dos hidroxicinamatos, também têm propriedades para ajudar a prevenir o câncer. Reportando do Food Insight, vários estudos descobriram que comer alimentos contendo licopeno pode reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, câncer de mama e câncer de pulmão.
3. Melhora a saúde do coração
A fruta do dragão também pode ajudar a melhorar a saúde do coração, porque pode reduzir os níveis de colesterol ruim e, ao mesmo tempo, aumentar o colesterol bom. Isso pode acontecer por causa do teor de licopeno, betalaína e fibra na fruta do dragão. Além disso, as sementes da polpa da fruta do dragão também são ricas em gorduras ômega-3 e ômega-9, que são boas para a saúde do coração, portanto, podem ajudar a prevenir doenças cardíacas.
4. Controle os níveis de açúcar no sangue
O conteúdo de fibras na fruta do dragão também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso é feito suprimindo o pico de açúcar que ocorre depois que uma pessoa ingere um alimento com alto índice glicêmico. Além disso, uma pesquisa publicada na revista Plos One em 2016 também descobriu que a pitaya pode combater a resistência à insulina em camundongos, que é uma das causas do diabetes.
5. Impulsione o sistema imunológico
Consumir a fruta do dragão também pode ajudar a impulsionar o seu sistema imunológico. Esses benefícios podem ser obtidos por causa da vitamina C e de outros compostos antioxidantes contidos na fruta do dragão, tanto a fruta do dragão vermelha quanto a branca. Os antioxidantes ajudam seu corpo a prevenir danos às células, que são a causa de várias doenças.
6. Alivia a tosse e a gripe
De acordo com as propriedades acima, a fruta do dragão também pode ajudar a aliviar tosses e resfriados por causa do conteúdo de vitamina C nela. Embora este não seja um substituto para o medicamento, a fruta do dragão pode ajudar a reduzir o seu sofrimento. O motivo é que comer alimentos ou frutas que contenham vitamina C pode fortalecer o sistema imunológico, portanto, pode acelerar a cura.
7. Perder peso
Para aqueles que estão perdendo peso, consumir a fruta do dragão pode ser uma escolha saudável de lanche para você todos os dias. A razão é que a fruta do dragão é rica em fibras e baixa em calorias, por isso é segura para quem está em um programa de perda de peso. Ao comer alimentos ricos em fibras e com poucas calorias, você se sentirá saciado por mais tempo, portanto, comerá menos. Em consonância com isso, você pode evitar a obesidade.
8. Melhore a saúde do sistema digestivo
O conteúdo de fibras na fruta do dragão também pode trazer bons benefícios para a saúde digestiva. Comer alimentos ricos em fibras pode ajudar a controlar os movimentos intestinais, portanto, você pode prevenir a constipação. Além disso, a fruta do dragão também contém oligossacarídeos, um tipo de prebiótico bom para o sistema digestivo.
9. Manter a saúde óssea
A fruta do dragão também contém vários minerais de que o corpo necessita para manter ossos saudáveis. Esses minerais, incluindo magnésio, cálcio e fósforo. De acordo com a Food Revolution Network, uma xícara de fruta do dragão picada contém 80 mg de magnésio, que é um quarto da recomendação diária da bebida.
10. Combate a artrite
A artrite ou artrite causa irritação severa nas articulações, por isso os pacientes podem ter dificuldade para se mover. Quanto ao consumo da fruta do dragão, pode ser uma opção para ajudá-lo a combater essa doença. O motivo é que os compostos antioxidantes dessa fruta também têm propriedades antiinflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação.
11. Reduz a acne
Além de prevenir os sinais de envelhecimento, outro benefício da fruta do dragão para a pele é a redução da acne. Aplique pasta de fruta do dragão na vermelhidão do rosto, duas vezes ao dia. Os benefícios que você pode obter por causa do teor de vitamina C dessa fruta.
12. Alivia a dor na pele queimada de sol
Não só para acne, a pasta de fruta do dragão também pode ser usada para aliviar a dor na pele queimada pelo sol. No entanto, normalmente você precisa misturar suco de pepino e mel com pasta de fruta do dragão, a fim de obter as propriedades corretas. Esse benefício pode ser obtido por causa do conteúdo de vitamina B3 na fruta do dragão, que pode hidratar a pele e liberar calor da área afetada da pele.
13. Protege o cabelo de danos
Para aqueles que usam tintura de cabelo, o suco de fruta do dragão também pode ajudar a tratar o cabelo. Você simplesmente aplica suco de fruta do dragão ou condicionador contendo extrato de fruta do dragão em seu couro cabeludo. Desta forma, os folículos capilares ficarão abertos, permitindo que o cabelo respire e fique saudável e macio.
14. Manter a saúde de mulheres grávidas
As mulheres grávidas precisam de vários nutrientes, como ferro, vitamina C, vitaminas B e cálcio, que são encontrados na fruta do dragão. Por exemplo, o ferro da fruta do dragão pode ajudar os glóbulos vermelhos a levar oxigênio ao feto, a vitamina C e o cálcio fortalecem os dentes e os ossos e as vitaminas B podem prevenir defeitos congênitos. Além disso, a fibra da fruta do dragão também pode ajudar a superar a constipação em mulheres grávidas.
15. Reduz o risco de anemia
Não apenas para mulheres grávidas, todo mundo precisa de ferro para manter o sangue saudável. Este conteúdo pode ajudar os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio para todos os órgãos e para o corpo. A falta de ferro pode causar anemia por deficiência de ferro.
Várias maneiras de desfrutar da fruta do dragão
Para obter os melhores benefícios e eficácia da fruta do dragão, você deve consumir pedaços desta fruta diretamente. Além disso, a fruta do dragão já tem um sabor adocicado que fica bem na hora de consumi-la, além de refrescante e macio.
No entanto, você também pode consumir a fruta do dragão em outras formas processadas. Você pode processá-lo em sucos, smoothies, saladas ou misturado com aveia no café da manhã. Além disso, você também pode misturar outras frutas na receita de aveia que você faz.
Seja qual for a forma processada, certifique-se de escolher a fruta do dragão que ainda esteja fresca. Escolha a fruta do dragão com uma cor de casca vermelha uniforme. Certifique-se também de que a fruta ainda está em bom estado e não estragada, verifique pressionando um pouco sobre a casca com os dedos.