Sintomas de colesterol alto, com os quais você deve estar atento

O colesterol alto é geralmente causado pela ingestão de alimentos não saudáveis, por exemplo, alimentos fritos que contêm muita gordura saturada. Além disso, a obesidade e a falta de exercícios também podem desencadear um aumento do colesterol, o que pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou derrame. No entanto, você sabe quais são os sintomas que aparecem quando o colesterol está alto? Como faço para descobrir? Confira uma explicação sobre os sintomas do colesterol abaixo.

Quando o colesterol está alto, aparecem sintomas?

Basicamente, o colesterol alto não causa certos sintomas. Ou seja, você pode não estar ciente, embora os níveis de colesterol no corpo tenham excedido os limites normais. Você só saberá se fizer um teste de colesterol. No entanto, você pode notar que tem colesterol alto enquanto apresenta vários sintomas de complicações do colesterol.

Aqui estão alguns sintomas típicos que podem aparecer devido a complicações de colesterol que você pode ter.

1. Facilmente cansado

Um corpo muito cansado pode acontecer a qualquer pessoa que tenha distúrbios de colesterol alto. Essa condição é um dos sintomas que você pode sentir. O principal problema é quando o corpo não está realmente recebendo sangue oxigenado suficiente.

Então, vários órgãos do corpo são forçados a metabolizar fortemente, enquanto o coração e os vasos sanguíneos estão em apuros. Não raro, o corpo que se cansa facilmente e não fica excitado é frequentemente visto como um sintoma de níveis elevados de colesterol.

2. Os músculos do corpo se cansam facilmente

Pessoas com hipertensão e colesterol alto também podem ter músculos das pernas muito fracos, você sabe. Mesmo assim, essa condição também pode ser vivenciada por pessoas com níveis elevados de colesterol, mesmo que não sofram de hipertensão.

Essa condição pode ocorrer como um sintoma que surge devido ao colesterol alto, pois pode ocorrer quando há um bloqueio nas artérias. Esse bloqueio faz com que as artérias não recebam fluxo sanguíneo suficiente, de modo que os músculos das pernas ficam muito fracos.

3. Dor no peito

Dor no peito, ou freqüentemente chamada de angina, é uma das complicações do colesterol alto. Ou seja, quando você experimenta essa condição, pode ser devido aos níveis de colesterol que já estão muito altos no sangue.

A razão é que níveis elevados de colesterol podem causar um acúmulo de substâncias gordurosas nas artérias. Esse acúmulo pode causar dor no peito, aumentando o risco do paciente de ter um ataque cardíaco.

Esse acúmulo faz com que o fluxo sanguíneo para o coração não seja uniforme. Nesse caso, o coração não recebe o sangue oxigenado de que necessita. Isso leva a um dos sintomas de complicações do colesterol, ou seja, dor no peito ou angina.

A angina ou a dor no peito podem desaparecer por conta própria. No entanto, os sintomas dessa complicação do colesterol alto costumam ser mal interpretados como o efeito de uma sensação de cansaço. Se deixados sem tratamento de colesterol, esses sintomas de colesterol podem levar a doenças cardíacas mais graves.

Portanto, seria melhor se você contatar seu médico se sentir os sintomas desta complicação do colesterol. É melhor descobrir o que está causando a dor incomum do que tratar a causa tarde demais.

4. Pernas e mãos são fáceis de formigar

Os sintomas que podem surgir devido ao colesterol alto são formigamento fácil nos pés e nas mãos. Na verdade, às vezes esses pés também sentem dor, dores ou condições desconfortáveis ​​quando estão acostumados a andar ou mesmo se mover.

Os níveis excessivos de colesterol podem causar o estreitamento das artérias que fornecem sangue às pernas. Isso faz com que o fluxo sanguíneo para os tecidos do corpo diminua. Portanto, o fluxo sanguíneo para várias partes do corpo é inadequado, uma das quais ocorre na região das pernas.

O fluxo sanguíneo inadequado causa uma condição conhecida como sensação de formigamento. Na verdade, os sintomas de neuropatia que surgem devido ao colesterol também podem ocorrer na área das mãos. Como resultado, as mãos e os pés ficam facilmente cansados ​​ou com cãibras.

Além disso, esse sintoma também pode fazer com que as pernas e os braços fiquem mais fracos. Da mesma forma, se você tiver uma ferida na área, a ferida se tornará difícil de curar.

Além disso, a pele da região também fica mais pálida e não parece fresca. Normalmente, em idosos, os sintomas que surgem devido ao colesterol alto também costumam causar calor e formigamento nos pés e nas mãos, afetando assim sua função.

5. Dor na mandíbula

De acordo com a American Heart Association, a dor no maxilar é um dos sintomas de um ataque cardíaco que pode ocorrer devido ao colesterol alto. Portanto, este pode ser um dos sintomas de colesterol alto a que você deve estar atento.

Além dos sintomas de ataque cardíaco, a dor no maxilar também pode ser um sintoma de doença cardíaca coronária, uma condição que surge devido a níveis elevados de colesterol no sangue. Normalmente, as artérias coronárias podem ser causadas por um acúmulo de colesterol nas artérias.

Mesmo assim, a dor na mandíbula não é o único sintoma do acúmulo de colesterol e geralmente é acompanhada por outros sintomas. Outros sintomas de doenças cardíacas causadas pelo colesterol e geralmente lado a lado com a dor na mandíbula são dor no peito, dor no peito, aperto no peito, falta de ar e estresse.

Se você tiver todas essas condições ao mesmo tempo ou mesmo ao mesmo tempo, talvez essas condições possam ser um sintoma de níveis de colesterol muito altos.

6. Xantomas

Os sintomas que podem surgir devido a níveis elevados de colesterol são xantoma. Essa condição é bastante comum em pessoas com altos níveis de gordura. Esta condição é caracterizada pela presença de crescimentos de gordura logo abaixo da pele.

Esse crescimento de gordura pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas um desses sintomas é mais comum nas articulações, especialmente nos joelhos e cotovelos. Além disso, os xantomas também podem ocorrer nos pés, mãos e nádegas.

O tamanho do xantoma varia em cada aparência. Esse crescimento de gordura também pode ser pequeno, mas também pode ser muito grande. Esse sintoma geralmente se parece com um caroço comum que aparece sob a pele e é indolor.

O xantoma pode ser uma característica das pessoas com colesterol porque essa condição pode ocorrer em pessoas com níveis elevados de colesterol e triglicerídeos. Se você encontrar um caroço que às vezes coça, é indolor e pode ser amarelo ou laranja, faça um exame de sangue imediatamente para determinar seu nível de colesterol. Pode ser que o caroço seja parte dos sintomas de colesterol alto que você está experimentando.

7. Disfunção erétil

O acúmulo de colesterol pode ocorrer se os níveis de colesterol em seu corpo estiverem altos. Esse acúmulo pode ser uma das causas da disfunção erétil. Isso ocorre porque o acúmulo de colesterol cria placas nas artérias e bloqueia o fluxo sanguíneo.

Além de ser uma causa de ataque cardíaco, o acúmulo de placa também bloqueia o fluxo sanguíneo para a área genital e o pênis, causando problemas de ereção. Portanto, um dos sintomas que podem ocorrer em homens quando estes apresentam níveis elevados de colesterol é a disfunção erétil.

Quanto mais alto o nível de LDL no sangue, maior a probabilidade de ocorrência desse sintoma. Assim, em casos bastante graves, ocorre a impotência. Além disso, quando os níveis de colesterol estão altos, o corpo terá dificuldade em produzir os produtos químicos necessários durante uma ereção.

A importância de consultar um médico se tiver sintomas de complicações de colesterol

Freqüentemente, esses sintomas de complicações decorrentes do colesterol alto são ignorados ou mal interpretados como parte da característica de outras condições de saúde. Portanto, seria melhor consultar imediatamente um médico se tiver algum dos sintomas ou características do colesterol alto mencionados acima.

Dessa forma, seu médico pode ajudá-lo a determinar a causa de seus sintomas. Se de fato você tem níveis elevados de colesterol, seu médico pode ajudá-lo a determinar o melhor tratamento para a doença.

Mas lembre-se de que, como os sintomas que você experimenta geralmente são complicações do colesterol, esses sintomas aparecem depois que você passa por um problema de saúde mais grave. Portanto, nunca é demais fazer testes de colesterol rotineiramente para determinar os níveis de colesterol no corpo.

Se os resultados do teste indicarem níveis elevados de colesterol, o médico irá sugerir mudanças no estilo de vida para um estilo de vida saudável. Por exemplo, mudar a dieta reduzindo os alimentos ricos em colesterol e aumentando a ingestão de fibras, fazer exercícios regularmente, controlar o peso e muito mais.

Também é possível que seu médico recomende tomar medicamentos para apoiar seu estilo de vida saudável e controlar seus sintomas.