Muitas mulheres grávidas, especialmente aquelas que estão grávidas pela primeira vez, se perguntam e se preocupam com os vários sinais de que estão prestes a dar à luz. As mães podem ter dificuldade em distinguir os sinais de que o parto é iminente.
Não precisa se confundir, pois o corpo realmente apresentará vários sinais como forma de dizer que o processo de trabalho de parto está prestes a começar. Quais são os sinais ou características do parto que devem ser observados?
Sinais de que o parto é iminente que deve ser reconhecido
É difícil prever exatamente quando ocorrerá a entrega.
Na verdade, mesmo os médicos geralmente fornecem apenas uma faixa Data de Vencimento ou data de vencimento de nascimento (HPL), mas não poderia fornecer um dia ou hora exata.
Às vezes, o tempo de entrega pode ser mais cedo, mais tarde ou dentro do prazo esperado.
É por isso que as mães são aconselhadas a fazer vários preparativos para o parto e os suprimentos para o parto com bastante antecedência.
As condições vividas por cada mulher grávida que deseja dar à luz certamente não são as mesmas.
Algumas ainda conseguem praticar exercícios ou realizar várias atividades físicas como de costume, embora tenham surgido sinais de que vai ou está prestes a dar à luz.
Por outro lado, também há gestantes que só conseguem descansar mais quando aparecem os sinais de que desejam iniciar o trabalho de parto.
É importante ir ao hospital imediatamente quando sentir quaisquer sinais e características que estejam anormalmente perto da data do parto.
Para ser claro, aqui está uma série de sinais de que o parto está se aproximando:
1. Mudanças de posição do bebê
Cerca de 1-4 semanas antes do início do trabalho de parto, você pode sentir a mudança da posição do feto no útero.
Na verdade, às vezes, os sinais de parto iminente, este pode durar várias horas antes.
A posição da cabeça do bebê, que estava acima e os pés abaixo, agora é o contrário. É como se o bebê lentamente começasse a "afundar" ou descer para a pélvis.
Essa mudança na posição do bebê no útero é um sinal bastante claro de que o trabalho de parto está se aproximando.
Esta condição é conhecida como "folga", que é um sinal de vontade de dar à luz.
Isso significa que o bebê está reorganizando seu corpo em uma posição de cabeça para baixo, como um sinal de que a mãe está prestes a dar à luz.
Para algumas mães que estão prestes a dar à luz pela primeira vez, essa mudança de posição pode ocorrer nos segundos finais antes do trabalho de parto ou quando o trabalho de parto começa.
2. O colo do útero está aberto
Enquanto o corpo se prepara para o nascimento de seu bebê, sinais de parto ou parto iminente podem ser sentidos quando o colo do útero (colo do útero) começa a dilatar e afinar.
Essas características da mãe que está para dar à luz ou deseja dar à luz geralmente começam a aparecer algumas semanas ou dias antes da chegada do parto.
Portanto, a abertura do colo do útero também pode ser considerada um sinal precoce de parto ou início do trabalho de parto.
No início, a dilatação cervical geralmente ainda está se desenvolvendo muito lentamente.
Depois que os sinais de que você está para dar à luz começarem a entrar no período ativo, a dilatação cervical ocorrerá muito rapidamente.
Durante o exame, o médico geralmente fará um exame interno para verificar se o colo do útero começou a dilatar.
O processo de dilatação ou "abertura" do colo do útero é medido em uma escala de centímetros (cm) ou inserindo um dedo.
Se for possível inserir 10 dedos ou cerca de 10 cm de largura, significa que a abertura está completa para que você e seu bebê estejam prontos para o parto.
A largura de 10 cm ou 10 dedos que podem entrar pode ser referida como dilatação total como um dos vários sinais de que você está prestes a dar à luz.
Essa dilatação total do parto costuma ser acompanhada pelo aparecimento de contrações regulares.
3. O colo do útero está diminuindo
Além de apresentar uma abertura, o colo do útero ou colo do útero também começará a se dilatar e afinar como sinais de parto normal.
Quanto mais fino o colo do útero, mais fácil é para ele se expandir e abrir durante o trabalho de parto.
Citando a página da Clínica Mayo, talvez a mãe se sinta um pouco desconfortável durante o estreitamento do colo do útero.
As contrações também podem aparecer, mas ainda são leves o suficiente para indicar sinais de trabalho de parto ou parto.
4. Cólicas estomacais e dores nas costas que pioram
Antes do parto, você pode sentir pressão ou cãibras na região pélvica e retal como um sinal precoce do trabalho de parto ou de que está prestes a dar à luz.
No entanto, os sinais ou características das mães prestes a dar à luz não são só isso.
Você também pode reclamar de dores nas coxas e na parte inferior das costas, especialmente se esta não for sua primeira gravidez.
Nessa condição, os músculos e as articulações do corpo geralmente estão alongados e deslocados como um sinal de que você está prestes a dar à luz.
5. É mais fácil respirar
Um dos sinais de que uma mãe deseja ou deseja dar à luz é que fica cada vez mais fácil respirar, seja dando à luz um bebê ou gêmeos.
Quando o bebê se vira para uma posição mais baixa, isso vai aliviar a pressão no diafragma da mãe, tornando mais fácil respirar.
A facilidade da mãe para respirar como sinal de parto é relatada pela American Pregnancy Association.
No entanto, essa mudança na posição do bebê também coloca mais pressão sobre a bexiga.
Como resultado, você pode ir e voltar ao banheiro com mais frequência, embora tenha acabado de urinar.
6. Mudanças de energia no corpo
Um estômago que está ficando maior a cada dia, acompanhado por um sistema digestivo cada vez mais bagunçado, pode tornar difícil para as mães dormirem bem à noite.
Isso faz com que as mães tenham tendência a preferir fechar os olhos e ficar na cama, embora o sol já esteja brilhando.
Por outro lado, algumas outras mulheres grávidas sentem uma enorme explosão de energia se aproximando do nascimento de seu bebê, como um sinal de que darão à luz em breve.
Por causa das fortes características dessas energias, as mulheres grávidas que estão para dar à luz podem sentir um forte desejo de limpar e arrumar tudo o que está diante de seus olhos.
Em essência, essa característica de querer dar à luz faz com que a gestante se sinta mais entusiasmada para realizar atividades enquanto espera o momento propício para o parto.
Ambos os sinais de vontade de dar à luz são normais e não há motivo para preocupação.
7. Mudança humor (humor)
Além de alterar a energia do corpo, aumentando ou diminuindo, seu humor também pode ser afetado.
Sim, essa condição pode ser um dos vários sinais de que você dará à luz, seja um parto normal ou uma cesariana.
Os métodos de parto normais e as cesarianas incluem vários tipos de parto além do parto na água, parto suave e hipnotismo.
Conscientemente ou não, as características das mulheres grávidas vão ou querem dar à luz que afetarão o aumento ou diminuição da energia no corpo.
8. Saia do muco como corrimento vaginal
Outro sinal de parto iminente é o corrimento vaginal, como corrimento vaginal durante a gravidez, mas mais espesso.
De acordo com a American Pregnancy Association, durante a gravidez, há um tampão de muco que se acumula no colo do útero ou colo do útero.
Quando o colo do útero começa a afinar e se abre em sinal de parto, o tampão mucoso sai pela vagina.
O muco é de textura espessa, de coloração límpida, rosa ou levemente avermelhada com sangue.
Esse muco geralmente sai ou aparece minutos, horas ou dias antes da chegada do trabalho de parto.
Mesmo assim, nem todas as mulheres prestam atenção aos sinais de vontade de dar à luz ou de dar à luz neste.
Se o muco que sai se assemelha a um sangramento intenso, como na menstruação, pode haver um problema com a gravidez, especialmente a placenta.
Não demore para consultar um médico imediatamente se essa condição ocorrer, seja se a mãe quiser dar à luz em casa ou em um hospital.
O processo de parto pode prosseguir sozinho ou com a ajuda da indução do parto para torná-lo mais fácil.
9. As contrações aparecem com um padrão forte e regular
As contrações originais que levam ao trabalho de parto têm um padrão irregular e aparecem com pouca frequência.
Estas são conhecidas como contrações de Braxton Hicks e não são um sinal de trabalho de parto real.
As contrações de Braxton Hicks, também conhecidas como falsas, geralmente começam a aparecer durante o terceiro trimestre da gravidez, embora algumas pessoas as sintam no segundo trimestre.
Falsas contrações são normais como sinais ou características de desejo de dar à luz, que geralmente ocorrem antes que a mãe sinta as verdadeiras contrações do trabalho de parto.
Embora as contrações reais como sinal de trabalho de parto geralmente causem desconforto ou dor nas costas e na parte inferior do abdômen.
O desconforto pode vir junto com a pressão ao redor da pelve.
As contrações parecem se mover como ondas que começam na parte superior do útero e descem pelo útero.
Algumas mulheres descrevem a sensação dessas contrações reais do parto como cólicas estomacais durante a menstruação, mas com uma intensidade muito mais forte.
No entanto, a sensação causada pelas contrações dessas características do parto iminente nem sempre é a mesma em todas as mulheres.
A diferença nas características das contrações, sinais de ir ou querer dar à luz naturalmente ou por cesárea, também pode variar entre a primeira gravidez e as subsequentes.
As contrações que estão para dar à luz que ocorrerão em breve têm um espaçamento mais uniforme entre as contrações.
A duração das contrações para sinais de trabalho de parto geralmente dura cerca de 30-70 segundos por contração a cada cinco, sete ou dez minutos.
Os sinais de parto iminente geralmente estão piorando e com mais frequência perto do momento do parto. Na verdade, em contraste com as falsas contrações.
Não importa se você mudar sua posição sentada, de dormir ou dar uma caminhada, as verdadeiras contrações ainda serão sentidas.
Portanto, se você não estiver no hospital, deve ir imediatamente ao médico para que ele receba o tratamento adequado.
10. Sinais de parto quando o líquido amniótico se rompe
O saco amniótico é uma membrana que cobre o fluido que atua como uma barreira protetora para o bebê ainda no útero.
Bem, o líquido amniótico rompido é um sinal claro de que um parto vaginal ou cesáreo é iminente.
A maioria dos casos de líquido amniótico rompido como sinal de nascimento geralmente ocorre algumas horas antes do início do trabalho de parto.
No entanto, a ruptura do líquido amniótico como sinal de parto iminente nem sempre ocorre antes de a mãe entrar na sala de parto.
Algumas mulheres grávidas que estão prestes a dar à luz também podem sofrer ruptura das membranas durante o processo de parto.
Talvez você pense que essa ruptura do líquido amniótico causará explosões pesadas em grande número.
Na verdade, o líquido amniótico que sai não é em grandes quantidades.
Vazamento de líquido amniótico como um sinal precoce de trabalho de parto sairá como um gotejamento e não muito imediatamente.
O líquido amniótico, os sinais do nascimento, sai irregular e continuamente pela vagina.
No entanto, sob certas condições, as membranas rompidas podem aparecer como explosões repentinas.
Além disso, a secreção de líquido amniótico como sinal de parto costuma ser insuportável, ao contrário da urina, que ainda pode ser controlada.
Você pode usar absorventes para manter-se seco enquanto liga para o médico ou a parteira.
Por outro lado, se o líquido jorrar e molhar sua roupa de baixo, chame seu médico imediatamente ou vá ao hospital.
A razão é que este é um sinal de que o processo de trabalho está prestes a começar.
Uma vez que as membranas se rompem, o bebê não é mais envolvido pelas almofadas protetoras, tornando-o mais suscetível à infecção.
Quanto mais tempo o trabalho de parto começar, maior o risco de o bebê pegar uma infecção, porque mais líquido amniótico ele bebe.
É por isso que os médicos e parteiras devem fazer o parto imediatamente após a ruptura das membranas, como sinal de trabalho de parto.