Causas de hemorragias nasais em adultos e crianças

Você já teve uma hemorragia nasal? Provavelmente, quase todo mundo já experimentou sangramentos nasais pelo menos uma vez na vida. Quando você ou outras pessoas ao seu redor apresentarem sangramento nasal, você pode pensar que esse sangramento é causado por superaquecimento. Mais do que isso, os sangramentos nasais podem ser causados ​​por muitas coisas, desde condições leves a graves. O artigo a seguir analisará as várias condições que podem causar hemorragias nasais.

O que é uma hemorragia nasal?

Uma hemorragia nasal é o sangramento que flui de dentro do nariz. O sangramento nasal pode ocorrer em qualquer idade, desde crianças até adultos. Quando alguém tem um sangramento nasal, você pode ver isso como assustador e perigoso, mas geralmente o sangramento nasal é um aborrecimento menor.

As hemorragias nasais podem ser divididas em dois tipos com base na origem da hemorragia, nomeadamente anterior e posterior.

  • Sangramento nasal anterior geralmente vem de sangramento que ocorre nos vasos sanguíneos frente do nariz. Normalmente, esses sangramentos nasais são mais fáceis de controlar e são os mais comuns.
  • sangramento nasal posterior é uma hemorragia nasal que ocorre devido a hemorragia nos vasos sanguíneos inferiores atrás do nariz. Esses sangramentos nasais geralmente estão associados à hipertensão e requerem tratamento especial. Normalmente, os sangramentos nasais posteriores são mais comuns em idosos.

Causas de sangramento nasal por tipo

As hemorragias nasais podem ser causadas por várias coisas, desde pequenas até coisas relacionadas com o seu estado de saúde. O revestimento do nariz é feito de muitos vasos sanguíneos minúsculos que se rompem facilmente, facilitando a ocorrência de sangramentos nasais ou nasais.

Com base no tipo de hemorragia nasal, a causa de hemorragias nasais frequentes pode ser diferente.

Sangramento nasal anterior

Principalmente, as causas de hemorragias nasais frequentes podem pertencer ao grupo de hemorragias nasais anteriores. Esse tipo de sangramento nasal é geralmente mais comum em crianças pequenas (por volta dos 2 a 10 anos de idade) e geralmente não é um sinal de nada sério.

As causas comuns de sangramento nasal anterior incluem:

  • Pegar muito fundo ou com unhas afiadas
  • Assoar o nariz muito forte ou áspero
  • Congestão nasal, geralmente causada por uma infecção (como resfriados e gripes)
  • Sinusite
  • Rinite alérgica
  • Ar seco
  • Estar nas terras altas
  • Uso excessivo de descongestionantes nasais
  • Lesão leve no nariz
  • Um nariz torto, isso pode acontecer desde o nascimento ou por causa de uma lesão no nariz

sangramento nasal posterior

Esse tipo de sangramento nasal é menos comum, mas é mais comum em adultos. Os sangramentos nasais posteriores também costumam ser mais graves e requerem tratamento sério.

As causas dos sangramentos nasais posteriores são geralmente:

  • Trauma no nariz, que pode ser causado por uma pancada na cabeça ou uma queda, ou nariz quebrado
  • cirurgia nasal
  • Tumores na cavidade nasal
  • Aterosclerose
  • Consumo de certas drogas
  • Distúrbios da coagulação do sangue, como na hemofilia ou doença de Von Willebrand
  • Telangiectasia hemorrágica hereditária (HHT), uma condição genética hereditária que afeta os vasos sanguíneos
  • Leucemia
  • Pressão alta

Causas comuns de sangramento nasal

Em geral, a causa de hemorragias nasais frequentes pode variar de uma pessoa para outra. A causa de hemorragias nasais frequentes pode ser pequenas coisas ou um sinal de certas doenças.

As seguintes são várias causas de hemorragias nasais frequentes, incluindo:

1. Ar seco

A causa mais comum de sangramento nasal é o ar seco. Normalmente, essa condição será mais comum em climas frios, quando há muitas infecções respiratórias superiores e quando a temperatura e a umidade flutuam drasticamente.

Além disso, a mudança na temperatura de um ambiente externo frio para uma casa quente e seca tornará o nariz mais sujeito a sangramento.

No entanto, não apenas em climas frios, as hemorragias nasais podem ocorrer em climas quentes e secos com baixa umidade ou mudança de estação. Este clima pode fazer com que a mucosa nasal resseque e sangre.

2. Uso de diluentes de sangue

Vários medicamentos para afinar o sangue, como aspirina, varfarina, bissulfato de clopidogrel e anti-inflamatórios não esteroides, também podem ser uma causa de hemorragias nasais frequentes.

Os medicamentos para diluir o sangue irão alterar a capacidade de coagulação do sangue, assim como a coagulação. Como resultado, o sangramento no nariz é inevitável e difícil de parar, por causa do qual ocorrem sangramentos nasais.

Esses medicamentos são geralmente usados ​​para doenças que apresentam risco de causar coágulos sanguíneos e certas doenças cardíacas, como fibrilação atrial.

3. Tendo uma lesão no nariz

Lesões acidentais no nariz também podem danificar os vasos sanguíneos nas narinas e, eventualmente, sangrar.

Essa condição geralmente é encontrada como causa de hemorragias nasais em crianças que ocorrem repentinamente. As crianças tendem a coçar ou esfregar o nariz com frequência. Além disso, os vasos sanguíneos na área do nariz da criança ainda estão fracos, então eles têm o potencial de sofrer sangramentos nasais quando há um impacto forte ou um golpe muito forte.

Os adultos também correm o risco de sofrer lesões que podem resultar em sangramento nasal, por exemplo, após serem atingidos ou atingidos por um objeto duro. No entanto, os vasos sanguíneos do nariz de um adulto são indiscutivelmente mais fortes ou normais, por isso é raro ter um sangramento nasal após coçar ou esfregar o nariz.

4. Frequentemente cutucando as narinas

Quem aqui ainda mantém o hábito de cutucar o nariz? Bem, cutucar o nariz com muita força também pode causar sangramentos nasais. Além disso, se você esquecer de cortar as unhas muito compridas, as unhas que entrarem nas narinas correrão o risco de ferir os vasos sanguíneos do nariz.

Além disso, cutucar o nariz também é um péssimo hábito de higiene nasal, embora o objetivo seja limpar o nariz. Isso ocorre porque seus dedos podem transportar germes pelas narinas.

Como resultado, você pode pegar uma doença ou infecção por germes transmitidos anteriormente, como resfriados ou sinusite. Essas doenças podem, na verdade, deixar seu nariz mais sujeito a sangramento, você sabe.

5. Certos problemas de saúde

A causa mais temida de hemorragias nasais é devido a alguns problemas de saúde. As condições de saúde comumente associadas a sangramentos nasais são problemas respiratórios e de nariz, como:

  • Tem resfriado
  • Gripe
  • Inflamação das cavidades nasais (sinusite)
  • Pólipos nasais
  • Osso nasal torto (desvio de septo)

Se o sangramento nasal for acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça, talvez você precise estar ciente de que outra doença está causando a doença. Alguns deles são doença renal, doença hepática, consumo excessivo de álcool e outros problemas de saúde que podem reduzir a capacidade do corpo de coagular o sangue.

Os problemas de saúde que comumente causam hemorragias nasais são hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva. Na verdade, a rinite alérgica também pode ser um fator desencadeante de hemorragias nasais frequentes devido ao revestimento interno do nariz irritado.

As doenças que causam distúrbios da coagulação do sangue também correm o risco de causar sangramento no nariz com mais facilidade. Algumas das doenças associadas a essa condição são hemofilia e doença de Von Willebrand.

6. Estresse

Acredita-se que o estado de espírito sobrecarregado de estresse tenha contribuído para a ocorrência de hemorragias nasais. Um artigo da revista Rinologia relataram que o sangramento nasal também pode ocorrer quando o corpo passa por estresse crônico e ansiedade.

Na verdade, as pessoas que costumam estar estressadas e ansiosas têm maior risco de hemorragias nasais crônicas que são recorrentes e costumam aparecer repentinamente. O estresse ou a ansiedade não causam hemorragias nasais diretamente. Normalmente, há outra condição que acompanha seu estresse ou ansiedade que está causando o sangramento nasal.

7. Gravidez

O sangramento nasal tende a ser mais comum durante a gravidez. Você não precisa entrar em pânico e se preocupar, porque hemorragias nasais leves com intensidade ocasional durante a gravidez geralmente não são perigosas para a condição da mãe e do feto.

As alterações hormonais são geralmente a causa mais comum de hemorragias nasais em mulheres grávidas. Sangramentos nasais frequentes repentinos durante a gravidez geralmente não são algo com que se preocupar excessivamente.

Níveis elevados de hormônios durante a gravidez podem aumentar o fluxo sanguíneo de estrogênio e progesterona em todas as membranas mucosas do corpo da mulher grávida, incluindo o nariz.

Esta membrana irá então inchar e alargar para pressionar os vasos sanguíneos dentro dela. Como resultado, os vasos sanguíneos podem estourar e causar sangramento nasal durante a gravidez.

Além disso, a fase da gravidez pode fazer com que os vasos sanguíneos do nariz se dilatem e aumentar o suprimento de sangue para o nariz da mulher grávida. Como resultado, os vasos sanguíneos ao redor do nariz se rompem facilmente e causam sangramento nasal.

8. Câncer

A maioria dos sangramentos nasais desaparece por conta própria, sem tratamento médico sério. No entanto, sangramentos nasais frequentes também podem ser um sinal de uma doença grave, como câncer.

A causa dos sangramentos nasais pode ser um sintoma de vários tipos de câncer. Aqui estão três tipos de câncer frequentemente associados a hemorragias nasais.

Carcinoma nasofaringeal

O carcinoma nasofaríngeo é o câncer que ocorre na nasofaringe, localizado na parte superior da faringe (garganta), atrás do nariz. O carcinoma espinocelular (CEC) é o tipo de câncer mais comum nessa área. O SCC surge do tecido que reveste o nariz.

Sangramentos nasais recorrentes são um sintoma comum de carcinoma nasofaríngeo. Esse câncer não só causa sangramento nasal, mas também faz com que o muco que sai sempre contenha manchas de sangue.

Leucemia

A causa de sangramentos nasais frequentes também pode ser um sintoma de leucemia. Pessoas com leucemia geralmente apresentam hematomas e sangram com facilidade.

A leucemia é um câncer dos glóbulos brancos, que bloqueiam o sangue branco de combater as infecções. Quando uma pessoa tem leucemia, sua medula óssea não é capaz de produzir glóbulos vermelhos e plaquetas suficientes para suprir as necessidades do corpo.

Linfoma

O linfoma se desenvolve em linfócitos (um tipo de glóbulo branco) que lutam contra infecções. Linfócitos anormais podem interferir no sistema imunológico. Isso reduzirá a resistência a fatores externos prejudiciais.

Como os gânglios linfáticos e outros tecidos linfáticos ocorrem em todo o corpo, o linfoma pode aparecer em quase qualquer parte do corpo, incluindo o nariz ou seios da face (a parte cheia de ar da cavidade nasal atrás dos ossos faciais). O crescimento do tecido linfóide no nariz ou nos seios da face pode corroer o interior dos vasos sanguíneos e causar sangramento nasal.

Primeiros socorros quando ocorre uma hemorragia nasal

Se você ou seu filho apresentam sangramento nasal, o segredo é manter a calma e não entrar em pânico. Você pode seguir as seguintes etapas para tratar hemorragias nasais, independentemente da causa subjacente:

1. Sente-se ereto, aponte seu corpo para a frente

A maioria das pessoas, quando tem uma hemorragia nasal, deita-se ou inclina a cabeça para trás. Esta é uma posição errada e não é recomendada.

A maneira certa é certificar-se de que sua posição permanece ereta e direcionar o corpo ligeiramente para a frente. Isso pode impedir que o sangue volte para o nariz ou para as vias respiratórias. Se você se deitar, o sangue voltará e poderá bloquear as vias respiratórias.

Enquanto o sangue ainda estiver fluindo, não tente espirrar ou sangrar pelo nariz intencionalmente. Na verdade, isso pode dificultar a interrupção do sangramento nasal e estimular o sangue que começou a secar a fluir novamente.

2. Aperte as narinas por 10 minutos

Para tratar o sangramento nasal, aperte as narinas com os dedos (polegar e indicador) por 10 minutos. Essa ação visa colocar ênfase no ponto de sangramento para que o sangue pare de fluir.

Enquanto você belisca o nariz para estancar o sangramento, tente respirar pela boca por um tempo.

3. compressa fria

Você também pode colocar uma compressa fria no nariz para fazer o sangue parar mais rapidamente. No entanto, não coloque cubos de gelo diretamente no nariz. Enrole os cubos de gelo com um pano macio ou toalha e cole-os no nariz para tratar o sangramento nasal.

4. Se o sangramento nasal não parou, vá ao médico imediatamente

Se o sangue continuar a fluir por mais de 20 minutos e as ações que você executou não deram resultados, você deve consultar um médico imediatamente para tratamento médico adicional. Você pode receber medicamentos para seu sangramento nasal de acordo com a causa do mesmo.

Além disso, se você tiver dificuldade para respirar, perder muito sangue devido a hemorragias nasais, engolir muito sangue e vômito e a hemorragia nasal ocorrer devido a um acidente grave, você também deve consultar um médico para exames e tratamentos adicionais.