Eczema seco e eczema úmido: diferentes sintomas e causas

O eczema é um derivado de uma doença inflamatória da pele chamada dermatite. Os indonésios podem estar mais familiarizados com os termos eczema seco e eczema úmido. Na verdade, ambos estão em diferentes categorias de doenças de pele, com tratamentos diferentes.

Então, o que distingue os dois?

O que é eczema seco e eczema úmido?

Na verdade, não existe eczema seco e eczema úmido. Outro nome para eczema reconhecido no mundo médico é dermatite atópica.

Eczema, também conhecido como dermatite atópica, é uma inflamação crônica que ataca as camadas da pele, tornando-a vermelha, com coceira, seca e áspera. O principal sintoma é uma erupção na pele vermelha e inchada que parece muito seca e com coceira.

A coceira que o acompanha pode ser muito leve ou mesmo muito forte. Com o lançamento da National Eczema Association, os sintomas do eczema geralmente aparecem em uma parte da pele, como o rosto, a parte interna dos cotovelos, a parte de trás dos joelhos e as mãos e os pés.

A erupção cutânea seca e escamosa típica do eczema também pode aparecer em outras partes do corpo, como couro cabeludo (dermatite seborréica), tornozelos e mãos, dobras cutâneas e virilha. O local onde a erupção aparece indica o tipo de dermatite que você tem.

Condições de pele áspera e escamosa e erupções cutâneas vermelhas e secas que aparecem como resultado de dermatite atópica geralmente não causam feridas úmidas, úlceras ou condições semelhantes. Isso é frequentemente conhecido como eczema seco.

Em casos graves, a pele afetada pode ficar dolorida ou sensível ao toque e pode vir acompanhada de pequenas bolhas. As bolhas podem quebrar ou descascar e escoar um líquido que forma uma crosta. Este nódulo aquoso é freqüentemente conhecido como eczema úmido.

Se a erupção do eczema continuar a ser arranhada, a camada da pele será danificada, causando feridas abertas como forma de entrada de germes. As feridas abertas causadas por dermatite atópica também são freqüentemente chamadas de eczema úmido.

Eczema úmido e seco pode indicar o tipo de eczema

Resumindo novamente a explicação acima, eczema seco e eczema úmido são, na verdade, apenas um nome comum para as diferenças nos sintomas de dermatite que aparecem na pele. Enquanto isso, o próprio eczema (dermatite atópica) é um tipo de dermatite.

A dermatite é clinicamente dividida em vários tipos com base nos desencadeadores dos sintomas e nas causas, não com base no fato de a ferida ser úmida ou seca.

Basicamente, quase todos os tipos de dermatite causam rachaduras na pele seca e áspera. No entanto, certos tipos de dermatite podem ser mais sintomáticos, podendo se transformar em erupções na pele, enquanto outros não.

De acordo com a National Eczema Society, além da dermatite atópica, os tipos de dermatite comumente encontrados são os seguintes.

1. Dermatite de contato irritante

A dermatite de contato irritante é a inflamação da pele desencadeada pela exposição a substâncias irritantes, como ácidos, alvejantes, líquidos de limpeza, querosene e detergentes.

Os sintomas comuns causados ​​pela dermatite de contato irritante são pele dolorida, quente e com coceira. Sua aparência costuma ser vista como pele seca ou rachada. É por isso que a dermatite de contato irritante também é freqüentemente chamada de eczema seco.

No entanto, certos casos de dermatite de contato irritante também podem produzir nódulos aquosos que podem estourar. Esta condição da pele é conhecida como eczema úmido.

2. Dermatite de contato alérgica

A dermatite de contato alérgica ocorre quando a pele experimenta uma reação alérgica após o contato com uma substância estranha, causando coceira e irritação. Os gatilhos podem ser na forma de fragrâncias, látex, cosméticos, plantas, até metais como ouro e níquel.

Nessa condição, uma erupção vermelha parece seca e aparece na área em contato direto com a substância dentro de 24 a 48 horas. Muito provavelmente, a dermatite de contato alérgica também pode ser chamada de eczema seco.

3. Eczema disidrótico

Eczema disidrótico ou disidrose é o aparecimento de pequenas saliências cheias de líquido que coçam na superfície da pele. As áreas da pele frequentemente afetadas são as palmas das mãos e / ou as solas dos pés e entre os dedos.

As bolhas podem continuar a aparecer na pele e durar cerca de 3 semanas. As bolhas também podem estourar e vazar líquido. Esses inchaços cheios de líquido e feridas rompidas costumam ser chamados de eczema úmido.

Quando as bolhas secam, a pele afetada pelo eczema fica rachada e dolorida. Se você coçar áreas secas de eczema, também notará que sua pele fica mais espessa e flexível. Isso é conhecido como eczema seco.

O eczema disidrótico é mais comum em mulheres do que em homens. A disidrose do eczema pode ser causada pela exposição ao cromo (comumente encontrado no sal), alergias, pés / mãos úmidos e estresse.

4. Neurodermatite

A neurodermatite causa o aparecimento de manchas espessas e escamosas na pele. Este tipo de dermatite é geralmente experimentado por pessoas com psoríase e outras doenças de pele que causam ressecamento da pele.

Os sintomas de coceira e manchas escamosas que aparecem na pele são conhecidos como eczema seco. Ainda não se sabe qual é a causa exata da neurodermatite, mas muitos especialistas acreditam que o estresse pode desencadear a coceira, que é um sintoma.

5. Dermatite numular

A dermatite numular causa a formação de bolhas redondas na superfície da pele. Essa condição pode ser desencadeada pela resposta do corpo a picadas de insetos ou metais e produtos químicos.

Os sintomas do eczema numular são inicialmente caracterizados por inflamação da pele que causa feridas úmidas. No entanto, quando a pele começa a formar crostas, aparecem úlceras secas que cobrem a pele, portanto, essa condição é considerada eczema seco.

6. Dermatite de estase

A dermatite de estase é a inflamação da pele das pernas causada por vasos sanguíneos dilatados (veias varicosas). O fluxo sanguíneo que não é uniforme faz com que o sangue e os fluidos fiquem presos nos membros inferiores, especialmente nas panturrilhas e nos pés.

Sangue e fluidos eventualmente causam inchaço, vermelhidão, coceira e dor na pele. Isso é o que a maioria dos indonésios chama de eczema úmido.

7. Eczema asteatótico

O eczema asteatótico é geralmente experimentado por pessoas com idade superior a 60 anos. A causa ainda não é conhecida com certeza, mas muitos especialistas atribuem às seguintes condições:

  • Pele muito seca.
  • Pele muito limpa.
  • Muitos chuveiros quentes.
  • Secagem excessiva da pele.

O eczema asteatótico aparece inicialmente na pele das canelas. Outras partes do corpo que podem ser afetadas pelo eczema seco são os braços, as coxas e a parte inferior das costas.

A erupção aparece na cor rosa ou vermelha, mas tende a afetar apenas a superfície da pele onde aparece o eczema. Com base nos sintomas que mostra, este eczema inclui eczema seco.

Eczema seco e eczema úmido são termos para descrever os sintomas de dermatite na pele. A pele com erupção cutânea, escamosa ou descamação é chamada de eczema seco, enquanto as bolhas ou bolhas cheias de líquido são chamadas de eczema úmido.

A localização do aparecimento dos sintomas determinará o tipo de dermatite que você experimenta. Se o problema com sua pele for conhecido, isso ajudará o médico a fornecer o tratamento.