As mulheres grávidas às vezes tendem a evitar certos alimentos, alegando náuseas e vontade de vomitar ao inalar o aroma. Na verdade, as mães ainda precisam comer para atender às crescentes necessidades nutricionais porque estão grávidas. Para poder se alimentar de maneira confortável e voraz, existem várias opções de alimentos para aliviar ou prevenir as náuseas durante a gravidez, especialmente no início da gravidez.
Por que você sente náuseas durante a gravidez?
A queixa de náuseas é algo comum vivido pelas mães, principalmente no 1º trimestre ou por volta da 6ª semana de gravidez.
A náusea que as mães sentem é geralmente conhecida como enjôo matinal, porque ocorre pela manhã.
Náusea devido a enjoo matinal (vômito gravídico) geralmente é sentido por cerca de 50% das mulheres grávidas.
As náuseas durante a gravidez não ocorrem até o final da gravidez, mas podem parar após entrar na 12ª semana de gestação.
Não precisa de se preocupar porque a náusea, que é um dos sinais da gravidez, não é perigosa para si ou para o feto no útero.
A náusea durante a gravidez ocorre devido a alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, como um aumento do hormônio estrogênio.
Isso é normal porque significa que seu útero está se desenvolvendo bem.
No entanto, náuseas e vômitos excessivos durante a gravidez e até mesmo dificuldade para comer podem ser um sinal de que você tem hiperêmese gravídica.
A comida pode causar náuseas durante a gravidez?
Náuseas e vômitos que variam de leves a graves geralmente fazem as mulheres grávidas se sentirem desconfortáveis e com preguiça de comer.
Na verdade, existem alimentos que realmente provocam náuseas na mãe, seja pelo cheiro, gosto ou aparência.
Ser muito sensível ou hipersensível a odores é geralmente uma das principais razões pelas quais mulheres grávidas têm náuseas e vômitos.
O cheiro que provoca náuseas e vômitos na gestante também varia, tanto pelo cheiro da comida quanto por outros.
Alimentos gordurosos e oleosos também demoram mais para serem digeridos pelo organismo, causando náuseas na mãe, principalmente se comidos em excesso.
Além disso, alimentos para mulheres grávidas com temperos muito picantes também podem causar irritação digestiva.
É por isso que as mulheres grávidas precisam prestar atenção à ingestão alimentar diária, que pode ser um alívio ou prevenir as náuseas durante a gravidez, especialmente no início da gravidez.
Quais são os alimentos para alívio da náusea durante a gravidez?
A náusea pode certamente afetar seu apetite. No entanto, não deixe que sua ingestão de alimentos diminua quando você estiver com náuseas.
Lembre-se de que a nutrição das mulheres grávidas está aumentando e o feto em seu útero precisa de muitos nutrientes importantes para seu desenvolvimento e crescimento.
Além disso, vomitar com muita frequência também pode fazer com que falte a ingestão de nutrientes e eletrólitos de que o corpo necessita.
Portanto, reconstrua o seu apetite tanto quanto possível, prestando atenção e classificando a ingestão de alimentos.
Comer alimentos para tratar as náuseas é necessário neste momento, como prevenção e alívio das náuseas durante a gravidez.
Portanto, identifique quais alimentos podem ser um apaziguador ou um apaziguador de náuseas durante o início da gravidez.
Alguns alimentos como um apaziguador ou apaziguador das náuseas durante a gravidez, especialmente na gravidez precoce, são os seguintes:
1. Alimentos fibrosos
Aumente a ingestão de fibras de vegetais frescos e frutas para mulheres grávidas para eliminar as náuseas durante a gravidez.
A fibra em vegetais e frutas pode ajudar a reduzir a produção de ácido no estômago, o que pode reduzir a náusea.
Além disso, a fibra também ajuda a suavizar a digestão durante a gravidez. Adicione fontes de alimento fibroso ao cardápio de café da manhã, almoço, jantar ou lanche da gestante.
2. Comida fria
Comer alimentos frios como gado-gado, salada de legumes, salada de frutas, salada, vegetais crus, sorvete e outros pode ajudar como um analgésico durante a gravidez.
Em vez da temperatura da comida quente, a comida com temperatura fria pode, na verdade, ser uma prevenção e também um aliviador das náuseas durante o início da gravidez.
Isso pode ocorrer porque a temperatura elevada pode tornar o cheiro da comida mais forte.
É por isso que comida quente pode deixar as grávidas com mais náuseas e até vontade de vomitar.
Enquanto a comida fria pode ser um salvador para as mães que estão grávidas e muitas vezes com náuseas.
No entanto, preste atenção também à higiene de alimentos crus frios, como saladas ou vegetais crus.
Certifique-se de que a comida para mulheres grávidas jovens, para não sentir náuseas, está livre de germes e bactérias.
3. Alimentos contendo vitamina B6
Curiosamente, a vitamina B6 é uma das vitaminas para mulheres grávidas que pode realmente ajudar com náuseas, de acordo com a American Pregnancy Association.
As fontes alimentares de vitamina B6 que podem ser consumidas por mulheres grávidas incluem cereais integrais, aveia, pão integral, banana, mamão, abacate, espinafre, peixe, feijão e ervilhas.
Além disso, as mulheres grávidas também podem comer carne, sementes de girassol, avelãs, nozes, amendoim, castanha de caju e frango para atender às necessidades diárias de vitamina B6.
4. Alimentos que são facilmente absorvidos
Alimentos que são rapidamente digeridos pelo corpo, como batatas, mingaus, pão, canja de galinha, biscoitos e outros são bons para lidar com náuseas.
Isso ocorre porque esses vários alimentos não ficarão no estômago por muito tempo e o deixarão mais inchado e com náuseas.
Por exemplo, se você sentir náuseas ao comer arroz, experimente substitutos do arroz para mulheres grávidas, como batatas, que são mais facilmente absorvidos.
5. Gengibre
O gengibre pode não apenas aquecer o corpo, mas também pode ajudar como um analgésico e sedativo para o estômago durante a gravidez.
Experimente adicionar fatias de gengibre à água quente ou chá se sentir náuseas e vontade de vomitar.
Você também pode adicionar gengibre ralado à sopa ou à mistura frita, para que o sabor da comida para as jovens grávidas, para que não adoeçam, fique mais delicioso.
6. Limões
O aroma refrescante e o sabor do limão nos alimentos e bebidas podem ajudar a prevenir e aliviar as náuseas durante a gravidez.
Você pode lidar com a náusea com limão adicionando suco de limão a um copo d'água ou apenas espremendo uma rodela de limão.
Além disso, você também precisa beber mais água para ajudar a lidar com as náuseas.
Além de refrescar o corpo, beber água também pode equilibrar os fluidos corporais, evitando a desidratação.
Quais alimentos devem ser evitados quando nauseado?
Prestar atenção à ingestão de alimentos que podem aliviar ou aliviar as náuseas durante o início da gravidez é muito útil para suas queixas.
No entanto, certifique-se também de limitar ou até evitar comer alimentos que podem piorar as náuseas.
Os seguintes alimentos devem ser evitados para prevenir náuseas durante a gravidez:
1. Alimentos com aroma e sabor fortes
Alimentos com aroma e sabor fortes, como curry ou alimentos que contêm muitas especiarias, costumam causar náuseas com facilidade.
Juntamente com a sensibilidade da mãe ao cheiro da comida, que aumenta durante a gravidez, é claro que provoca náuseas e vômitos.
2. Alimentos gordurosos
Alimentos gordurosos têm mais tempo para digerir o corpo completamente.
Quanto mais tempo você ingerir alimentos gordurosos, mais tempo provavelmente permanecerá no sistema digestivo.
Isso pode causar náuseas porque a comida não é digerida.
3. Comida quente
Conforme explicado anteriormente, recomenda-se ingerir alimentos frios como prevenção e também como alívio das náuseas durante o início da gravidez.
Por outro lado, alimentos quentes geralmente causam náuseas.
A razão para isso é porque o cheiro da comida geralmente fica mais forte quando você está grávida, especialmente para mulheres grávidas que tendem a ser mais sensíveis a cheiros.
Coma com moderação e não se esqueça de beber bastante água
A porção de comer quando você está com náuseas deve ser considerada para que não seja muito.
Em vez de comer grandes quantidades de imediato, deve comer pequenas quantidades, mas com mais frequência, para não sentir náuseas.
Por exemplo, é melhor comer pequenas refeições ou lanches a cada 2-3 horas, em vez de comer grandes refeições 3 vezes ao dia.
Além disso, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, o corpo também precisa de mais líquidos durante a gravidez.
Portanto, tente beber mais durante o dia, não apenas quando estiver com sede.
A ingestão insuficiente de líquidos também pode levar à desidratação, piorando as náuseas.