Depois de fazer amor, o que você costuma fazer? Todos podem ter hábitos diferentes depois do sexo. No entanto, descobriu-se que há três coisas obrigatórias que as mulheres devem fazer depois de fazer sexo. Essas três coisas podem prevenir as mulheres de doenças infecciosas, como infecções do trato urinário. Você sabe quais são os três hábitos que devem ser praticados?
1. Urinar
Depois do sexo, é importante ir direto ao banheiro e urinar. Esta é uma das principais formas de prevenir infecções do trato urinário em mulheres.
As mulheres são mais suscetíveis a essa doença do que os homens, porque a distância entre o ânus e a vagina é muito próxima, de modo que os germes e as bactérias do ânus são mais facilmente transferidos e disseminados acidentalmente na vagina durante o sexo. Urinar após o sexo ajuda a vagina a drenar as bactérias do trato urinário para passar junto com a urina.
2. Limpe a área vaginal
Certamente muitos germes que se fixam na vagina após o sexo. Pode ser dos dedos do seu parceiro (que tocam sua área vaginal durante o sexo), da boca, do reto ou de outras fontes. Esse acúmulo de germes e bactérias pode aumentar suas chances de contrair uma doença infecciosa.
Limpe a área vaginal com água morna e um limpador vaginal especial contendo iodo-povidona a 10% para tratar bactérias, fungos e parasitas que causam corrimento vaginal, coceira e irritação leve.
Limpe suavemente a área vaginal de frente para trás. Limpe apenas a parte externa da vagina. Você não precisa se preocupar em limpar o interior da vagina porque, na verdade, ela tem um mecanismo de autolimpeza de várias maneiras.
Como a vagina pode se limpar? As glândulas na vagina podem produzir fluido que flui todos os dias, portanto, esse fluido ajuda a limpar a vagina de células mortas e outras substâncias nocivas. Esse fluido é o que você geralmente chama de corrimento vaginal. As dobras na área vaginal também podem proteger a vagina de infecções, impedindo que pequenos objetos externos entrem na vagina. A pele nessas dobras vaginais também possui glândulas que produzem um fluido (chamado sebo) para proteção adicional contra infecções.
3. Mudar de roupa íntima
Depois de fazer amor, talvez sua calcinha esteja molhada. Não é bom deixar cobrir os órgãos genitais; pode ser a causa da infecção. As áreas úmidas facilitam a aderência, o acúmulo e a proliferação de germes e bactérias na área ao redor da vagina. Portanto, além da região púbica que deve ser limpa após o sexo, é claro que a cueca que a cobre também deve estar limpa.
Use roupas íntimas de algodão e folgadas para cobrir os genitais, de modo que a circulação de ar em sua região púbica seja bem mantida e a região púbica esteja sempre seca. Evite calcinhas de náilon e justas. Isso pode deixar a região púbica úmida, de modo que as bactérias podem crescer facilmente ali.
4. Consumo de probióticos
Você sabe quais alimentos contêm probióticos? Tempeh, iogurte, kimchi e outros alimentos fermentados contêm probióticos. Esses alimentos você precisa consumir após a relação sexual com seu parceiro. Por quê?
De acordo com sua função, os probióticos são necessários para substituir e aumentar o número de bactérias boas no corpo. De acordo com Kelly Kasper, obstetra da Indiana University Health, as bactérias boas encontradas nos alimentos fermentados são as mesmas que as bactérias boas encontradas na área vaginal. Ao consumir os probióticos encontrados em alimentos fermentados, você está se ajudando a evitar infecções bacterianas.