Conheça o Autophagy, uma desintoxicação que te faz viver muito

Seu corpo passa por muitas mudanças durante o jejum. Os músculos e o fígado liberam suas reservas de energia, a taxa metabólica diminui e as células do corpo passam por um processo conhecido como autofagia. Venha, descubra mais sobre a autofagia e seus benefícios!

O que é autofagia?

A autofagia é um mecanismo de autolimpeza que ocorre quando o corpo é treinado para jejuar por um determinado período de tempo. Esse mecanismo tem vários benefícios para a saúde.

Existem trilhões de células que constituem o corpo humano. Com o tempo, as moléculas residuais formadas a partir do metabolismo celular podem se acumular dentro das células e causar danos. As células que foram danificadas não são mais necessárias e precisam ser descartadas.

O mecanismo de autofagia é a maneira do corpo se livrar de células velhas e danificadas para que possam formar células novas e mais saudáveis.

Literalmente, a autofagia consiste na palavra 'auto'que significa' eu 'e' fago '(fagi) que significa comer. Em conjunto, essa mecânica significa comer a si mesmo.

As células que experimentam esse mecanismo de fato "comem" a si mesmas. Pode parecer incomum, mas esse processo é realmente muito útil. A razão é que esse processo é uma forma natural que funciona para rejuvenescer seu corpo.

Durante o processo, as células do corpo removem moléculas de resíduos e partes celulares danificadas. Às vezes, esse mecanismo também destrói essas moléculas e partes celulares e, em seguida, as recicla em novas células.

A autofagia é como um botão Redefinir no corpo. Este processo limpa e recicla as células do seu corpo. Além disso, esse mecanismo aumenta a capacidade das células de se adaptarem contra toxinas e outros gatilhos de danos que se acumulam no corpo.

O jejum pode desencadear autofagia

A autofagia é um mecanismo que ocorre naturalmente no corpo das coisas vivas. No entanto, acredita-se que vários fatores desencadeiam ou aceleram o processo. Um dos fatores é a atividade de jejum.

Durante o jejum, seu corpo não ingere alimentos por uma dúzia de horas. Isso continua por dias para que seu corpo se acostume gradualmente com a diminuição da ingestão de calorias e nutrientes.

A diminuição da ingestão de calorias durante o jejum faz com que as células do corpo sofram de estresse. Na verdade, as células do corpo precisam de calorias para funcionar normalmente. As células do corpo também se adaptam reduzindo as calorias que usam para realizar essas funções.

Em condições de falta de energia, as células do corpo devem funcionar com mais eficiência. O truque, as células do corpo removem moléculas de resíduos e partes de células que foram danificadas e, em seguida, reciclam essas substâncias em partes celulares que funcionam corretamente.

Desta forma, as células do corpo podem funcionar normalmente, mesmo que não recebam energia suficiente. Os cientistas ainda não entendem completamente por que as células do corpo reagem dessa maneira, mas está claro que esse processo ajuda o corpo a sobreviver.

Benefícios da autofagia durante o jejum

Vários estudos discutiram os benefícios da autofagia. Esses mecanismos incluem processos em células que são tão complexos que os benefícios podem não ser sentidos imediatamente.

No entanto, a seguir estão alguns benefícios que foram resumidos de vários estudos.

1. Impedir o envelhecimento prematuro e ter uma vida longa

O principal benefício da autofagia é rejuvenescer as células do corpo e prevenir o envelhecimento prematuro. Além disso, as novas células formadas a partir do processo de autofagia também protegem seu corpo e, tecnicamente, fazem você viver mais.

2. Manter as funções do corpo em condições de baixa energia

Este mecanismo mantém as funções normais do corpo mesmo se houver falta de fontes de energia durante o jejum. Essa condição não pode durar para sempre, mas seu corpo pelo menos terá mais tempo para receber energia de volta.

3. Impede o crescimento de células cancerosas

A formação de células cancerosas começa com a presença de células danificadas ou mutantes. O corpo reconhece essas células erradas e se livra delas por meio do processo de autofagia. É por isso que esse mecanismo pode ajudar a reduzir o risco de câncer.

4. Manter a saúde do coração

A autofagia costuma estar associada à saúde do fígado. Um estudo no jornal Toxicologia Alimentar e Química menciona que esse processo tem o potencial de proteger as células do fígado de danos causados ​​pelo consumo de drogas e álcool.

Além disso, acredita-se que a autofagia também seja capaz de inibir a gravidade de várias doenças hepáticas, incluindo:

  • doença de wilson,
  • insuficiência hepática aguda,
  • doença hepática relacionada ao consumo de álcool a longo prazo. assim como
  • fígado gorduroso não alcoólico.

5. Benefícios para as células

O mecanismo de autofagia durante o jejum oferece outros benefícios para as células do corpo. Os vários benefícios abaixo podem afetar apenas o nível celular, mas ainda não devem ser subestimados.

  • Recicle a proteína que não é mais usada.
  • Livre-se de toxinas que aumentam o risco de doenças neurológicas, como a doença de Parkinson ou a doença de Alzheimer.
  • Fornece energia e substâncias residuais que podem ser remodeladas em novas células.
  • Estimula a regeneração e renovação celular.

A autofagia é um dos muitos mecanismos importantes que ocorrem quando uma pessoa está em jejum. Esse mecanismo funciona para remover moléculas residuais e partes celulares que não são mais necessárias para que o corpo possa funcionar de maneira eficaz.

Embora benéfica, a autofagia também é ruim para as células cardíacas se ocorrer em grande escala (por um longo período de tempo). Portanto, certifique-se de que está jejuando adequadamente, sem reduzir drasticamente a ingestão de calorias.