Você sabia sobre anticoncepcionais injetáveis? Este tipo de planejamento familiar é freqüentemente usado como uma opção para prevenir a gravidez porque tem até 99% de sucesso quando usado de acordo com o cronograma. No entanto, existem alguns possíveis efeitos colaterais do controle de natalidade injetável. Quais são os efeitos da injeção de KB?
Vários efeitos colaterais do controle de natalidade injetável
A contracepção injetável é um tipo de contracepção administrada por meio da injeção de hormônios no corpo.
Esse hormônio servirá posteriormente para prevenir a ovulação (liberação de óvulos) no período fértil.
Como resultado, seu corpo não produzirá óvulos, de forma que a fertilização não ocorrerá, embora haja espermatozoides entrando nos órgãos reprodutivos.
Semelhante ao uso de outros tipos de anticoncepcionais, os anticoncepcionais injetáveis também têm alguns efeitos colaterais que devem ser considerados.
Aqui estão alguns efeitos colaterais do controle de natalidade injetável aos quais você precisa prestar atenção:
1. Aparecem distúrbios menstruais
O efeito colateral mais comum do uso de anticoncepcionais injetáveis são distúrbios menstruais, em particular, que tornam a menstruação irregular.
Além disso, o conteúdo de progesterona no controle de natalidade injetável pode tornar o revestimento do útero mais fino.
Como resultado, você corre o risco de interromper a menstruação, desde que receba regularmente um anticoncepcional injetável.
Não há nenhuma ação específica que você possa realizar para lidar com esse efeito colateral.
O motivo é que a contracepção injetável é um tipo de método anticoncepcional hormonal que afeta os hormônios em seu corpo.
Automaticamente, as mudanças hormonais no corpo também alteram o seu ciclo menstrual.
Na verdade, você não precisa se preocupar com os efeitos colaterais desta injeção de KB.
Sua menstruação voltará lentamente depois que você parar de usar injeções anticoncepcionais, embora seus ciclos menstruais possam frequentemente ser irregulares.
2. Demora mais para engravidar novamente
O uso de anticoncepcionais injetáveis como anticoncepcional exige uma consideração cuidadosa.
O motivo é que um dos efeitos colaterais do uso de anticoncepcionais injetáveis é que leva muito tempo para restaurar sua fertilidade.
Isso significa que, para retornar à fertilidade depois de parar de usar anticoncepcionais injetáveis, você pode ter que esperar um pouco.
Há mulheres que podem engravidar imediatamente após tomar a injeção contraceptiva. No entanto, isso é muito raro.
De acordo com a Clínica Mayo, uma mulher geralmente precisa esperar 10 meses ou mais se quiser engravidar novamente depois de parar de usar anticoncepcionais injetáveis.
Portanto, se você deseja ter um bebê imediatamente após um longo atraso, deve reconsiderar se deseja usar anticoncepcionais injetáveis.
As pílulas anticoncepcionais podem ser mais adequadas para você, para que a fertilidade retorne mais rápido.
3. Risco de redução da densidade óssea
Um dos efeitos colaterais do uso de anticoncepcionais injetáveis que também precisa de atenção é que esse anticoncepcional pode reduzir a densidade óssea.
Esses efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis foram encontrados em algumas mulheres que usaram anticoncepcionais injetáveis por um longo tempo.
É por isso que os anticoncepcionais injetáveis não são recomendados para uso por mulheres com menos de 18 anos de idade ou que entraram na menopausa.
Portanto, se você quiser continuar usando o anticoncepcional injetável, deve tomá-lo com suplementos de vitamina D e aumentar a ingestão de cálcio.
Semelhante aos efeitos colaterais mencionados anteriormente, você também não precisa se preocupar com os efeitos colaterais do uso deste anticoncepcional injetável.
A razão é que, depois que você parar de usar este anticoncepcional hormonal, sua densidade óssea voltará ao normal em um período não muito longo.
4. Trigger dores de cabeça
Normalmente, os anticoncepcionais que causam efeitos colaterais na forma de dores de cabeça são anticoncepcionais hormonais, por exemplo, anticoncepcionais injetáveis.
Além disso, o uso de pílulas anticoncepcionais e o DIU também tem o potencial de causar esse efeito colateral.
No entanto, se sentir dores de cabeça depois de tomar injeções anticoncepcionais, você deve consultar um médico imediatamente.
Freqüentemente, esses efeitos colaterais ocorrem com o uso prolongado de anticoncepcionais injetáveis.
Se a dor de cabeça for forte o suficiente e não puder ser controlada, é melhor parar de usar anticoncepcionais injetáveis e mudar para outra forma de contracepção.
5. Não consigo me livrar da acne
No uso de injeções anticoncepcionais, você não deve esperar que este contraceptivo supere o problema da acne.
Sim, embora inclua anticoncepcionais hormonais, os anticoncepcionais injetáveis não podem eliminar a acne como as pílulas anticoncepcionais.
As pílulas anticoncepcionais podem ser usadas para tratar a acne porque esses anticoncepcionais contêm uma combinação dos hormônios estrogênio e progesterona.
Como resultado, a pele pode ficar sem acne, mais brilhante e mais limpa.
Ambos os hormônios atuam reduzindo o excesso de testosterona no corpo, o que pode piorar a acne.
6. Potencial para causar flatulência
Inchaço abdominal e cólicas estomacais são efeitos colaterais comuns de injeções anticoncepcionais para mulheres.
Sim, um estômago inchado acompanhado de cólicas e náuseas é uma queixa inicial que geralmente é sentida pelas mulheres quando acabam de aplicar injeções anticoncepcionais.
As causas da flatulência devido aos efeitos colaterais do controle de natalidade injetável, a saber:
Trabalho intestinal fica mais lento
O conteúdo do hormônio progesterona nas injeções anticoncepcionais pode, na verdade, retardar o funcionamento dos intestinos.
O mecanismo é o seguinte: quando o nível do hormônio progesterona no corpo aumenta, o trabalho do sistema digestivo fica mais lento.
Essa condição faz com que o movimento dos alimentos nos intestinos seja mais lento do que o normal. Como resultado, você pode ter problemas digestivos, como inchaço.
Acúmulo de fluidos corporais
Além disso, o conteúdo do hormônio progesterona no controle de natalidade injetável também pode causar o acúmulo de líquido no corpo.
Esse excesso de fluido geralmente é armazenado nos seios, quadris e coxas. No entanto, é possível que o excesso de líquido também possa ser armazenado no estômago.
Isso faz com que o estômago se sinta inchado e desconfortável.
A adaptação do corpo ao aumento dos níveis do hormônio progesterona
A flatulência também pode ocorrer porque o corpo está tentando se ajustar ao hormônio progesterona adicional.
Quando o corpo começa a se acostumar, esses efeitos colaterais começam a desaparecer lentamente.
Portanto, você não precisa se preocupar porque geralmente os efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis, como náuseas e flatulência, desaparecem lentamente com o tempo.
7. Ganho de peso
Você sabia que um dos efeitos colaterais do controle de natalidade injetável é que causa ganho de peso?
É verdade, não são só as pílulas anticoncepcionais que engordam, as mulheres que usam anticoncepcionais injetáveis em média também ganham até 5 quilos (kg) de peso nos primeiros três anos.
Enquanto os efeitos colaterais de outros anticoncepcionais podem aumentar apenas cerca de 1-2 kg.
No entanto, você precisa se lembrar que os efeitos colaterais do controle de natalidade injetável não são a principal causa do ganho de peso.
Você pode superar os efeitos colaterais do uso deste anticoncepcional injetável fazendo exercícios regularmente e mantendo uma dieta saudável.
Este método pode pelo menos ajudá-lo a controlar seu peso, que pode ser mais fácil de aumentar desde o uso de anticoncepcionais injetáveis.
Portanto, você precisa conversar com seu médico para encontrar o anticoncepcional mais adequado para você.
8. Aumenta o risco de meninges do cérebro
Aparentemente, outro efeito colateral que também pode ocorrer com o uso de anticoncepcionais injetáveis é o risco de contrair câncer.
Sim, o uso prolongado de anticoncepcionais injetáveis pode aumentar suas chances de desenvolver gliomas, um tipo de tumor cerebral que pode se transformar em cânceres perigosos.
Isso foi revelado por meio de um estudo de British Journal of Clinical Pharmacology.
Portanto, consulte seu médico sobre os efeitos colaterais do uso deste anticoncepcional injetável se você decidir usá-lo como anticoncepcional.
Os médicos geralmente aconselham sobre o tipo de contracepção de acordo com suas necessidades e condições.
Se precisar de mais informações, entre em contato com o seu médico ou parteira.
Quanto tempo duram os efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis?
Geralmente, leva cerca de 3 meses para o corpo se ajustar ao controle de natalidade injetável.
Além das náuseas e flatulência como efeitos colaterais deste anticoncepcional injetável, no início você também terá sangramento prolongado e irregular.
Não entre em pânico, esse efeito colateral é muito normal para pessoas que acabaram de tomar uma injeção anticoncepcional.
No entanto, se o sangramento não parar e causar uma dor terrível, é melhor consultar um médico imediatamente.
Além disso, também existem vários outros efeitos colaterais que você pode sentir, incluindo os seguintes:
- O início de certas reações cutâneas, como erupções na pele.
- Diminuição da excitação sexual.
- O apetite aumenta.
- Os seios ficam tensos e doloridos.
- Perda de cabelo.
Quando seu corpo começar a se acostumar com o hormônio progesterona, os efeitos desse anticoncepcional injetável irão diminuir gradualmente e desaparecer por si mesmo.
Como mencionado anteriormente, alguns dos efeitos dessa injeção anticoncepcional são apenas temporários.
Isso significa que, depois que você parar de usar anticoncepcionais injetáveis, os efeitos que sentir também diminuirão.
Além disso, se você decidir parar de usar anticoncepcionais injetáveis como anticoncepcional, os efeitos que sentirá irão melhorar gradualmente e sua condição voltará ao normal.