Você é fã de peras? Esta fruta de casca verde que tem um sabor doce e crocante quando mordida é realmente deliciosa como um lanche saudável. Por trás do sabor delicioso, as peras também contêm vários nutrientes e benefícios para a saúde.
Conteúdo nutricional de peras
As peras são frutas em forma de sino com sabor agridoce. Essa fruta sempre foi considerada como uma das comidas com nutrição balanceada, pois o conteúdo nutricional é muito abundante e diversificado.
Como as frutas em geral, a maioria dos nutrientes encontrados nas peras são vitaminas, minerais e fibras. Entretanto, isso não é tudo. Abaixo está o conteúdo nutricional de comer uma pêra de tamanho médio.
- Energia: 101 kcal
- Proteína: 0,6 gramas
- Gordura: 0,2 grama
- Carboidratos: 27 gramas
- Fibra: 5,5 gramas
- Tiamina (vitamina B1): 0,021 miligramas
- Riboflavina (vitamina B2): 0,05 miligramas
- Niacina (vitamina B3): 0,29 miligramas
- Ácido pantotênico (vitamina B5): 0,09 miligramas
- Piridoxina (vitamina B6): 0,05 miligramas
- Folato (vitamina B9): 12,5 microgramas
- Cálcio: 16 miligramas
- Ferro: 0,3 miligramas
- Magnésio: 12,5 miligramas
- Fósforo: 21,4 miligramas
- Potássio: 206 miligramas
- Sódio: 1,8 miligramas
Além dos nutrientes mencionados acima, as peras também são ricas em antioxidantes e compostos vegetais. Todos esses nutrientes benéficos são armazenados em frutas com baixo teor de calorias, gordura e colesterol.
Benefícios das peras para a saúde
O consumo regular de peras pode proporcionar ao seu corpo vários benefícios, que são descritos a seguir.
1. Previna a constipação
O teor de fibras das peras é alto o suficiente para que esta fruta seja considerada eficaz na prevenção e no combate à prisão de ventre. Simplesmente comendo uma pêra média, você pode atender a 22% das necessidades de fibras em um dia.
As peras também contêm um tipo de fibra chamada pectina. Em um estudo chinês, 24 gramas de pectina por dia durante um mês ajudaram a aliviar a constipação e apoiar o crescimento de bactérias intestinais.
2. Potencialmente reduz o risco de diabetes
Diz-se que os compostos flavonóides das peras têm benefícios na redução do risco de diabetes. Isso é apoiado por um estudo nos Estados Unidos envolvendo mais de 9.600 adultos com idades entre 25-74 por cerca de 20 anos.
No estudo, pessoas que comem regularmente cinco porções de frutas e vegetais têm menor risco de desenvolver diabetes. Além disso, as peras têm um índice glicêmico baixo, o que significa que não aumentam o açúcar no sangue rapidamente.
3. Ajuda a manter a saúde óssea
As peras contêm uma variedade de vitaminas e minerais importantes para os ossos, incluindo vitamina K e boro. A vitamina K junto com outros minerais como cálcio, magnésio e fósforo trabalham juntos para manter a densidade óssea e prevenir a osteoporose.
Enquanto isso, o boro desempenha um papel no aumento da densidade mineral óssea, mantendo os níveis de vitamina D nos ossos e reduzindo a inflamação ao redor dos ossos. Essas várias funções são a chave para ossos fortes e densos.
11 alimentos que contêm cálcio, além do leite
4. Um poderoso companheiro de dieta
As peras são ricas em fibras e água. Ao mesmo tempo, uma fruta com nome científico Pyrus communis Também tem baixo teor de gordura, calorias e colesterol. Tudo isso é a combinação certa para aqueles que estão lutando para perder peso.
Isso foi comprovado até em um estudo publicado na revista. Comida e Função . Depois que os participantes comeram peras regularmente por 12 semanas, a equipe de pesquisa descobriu que a circunferência da cintura diminuiu 2,7 centímetros.
5. Potencial contra o câncer
Vários estudos provaram que uma dieta que contém muitas frutas, especialmente peras, tem o potencial de proteger o corpo contra o câncer. Esses benefícios podem vir de duas substâncias anticâncer em peras, a saber, as antocianinas e o ácido cinâmico.
Outros estudos também sugerem que frutas contendo flavonóides podem reduzir o risco de câncer de mama e de ovário. Um exemplo de fruta com maior teor de flavonóides não é outro senão as peras.
6. Ajuda a manter a saúde do coração
O próximo benefício das peras vem de uma substância antioxidante chamada procianidina. Acredita-se que essa substância reduza a rigidez do tecido cardíaco, diminui o colesterol "ruim" LDL e aumenta o colesterol bom (HDL).
Além da polpa da fruta, a casca da pêra também contém outro antioxidante na forma de quercetina. Esta substância ajuda a manter a saúde do coração, reduzindo a inflamação e diminuindo a pressão arterial.
7 alimentos fonte de altos antioxidantes para combater os radicais livres
7. Potencialmente reduz o risco de doenças crônicas
Muitas doenças crônicas começam com inflamação no corpo, como doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2. Uma das dicas que você pode fazer para combater os efeitos da inflamação é comer alimentos ricos em antioxidantes.
As peras são a melhor fonte de flavonóides. Como antioxidantes, os flavonóides ajudam a proteger as células do corpo dos danos dos radicais livres. Este composto também alivia a inflamação que corre o risco de evoluir para uma doença crônica.
Graças ao seu conteúdo nutricional, não é à toa que a pêra é considerada uma das frutas com melhor conteúdo nutricional. Esta fruta é útil para perder peso, combater o câncer e reduzir a inflamação no corpo.