Os leucócitos são um dos quatro componentes do sangue humano. Embora o número não seja tanto quanto os glóbulos vermelhos, a função dos glóbulos brancos não é menos importante. Qual é o principal papel dos glóbulos brancos em nosso corpo? Qual é o número normal de leucócitos em uma pessoa saudável? Confira a explicação completa abaixo.
O que são leucócitos?
Leucócitos, ou glóbulos brancos, são um dos componentes do sangue que funcionam para o sistema imunológico, também conhecido como sistema imunológico. Leucócitos normais em adultos variam de 4.500-11.000 / microlitro (mcL) de sangue.
Se os resultados forem anormais, você pode ter uma condição chamada leucocitose (glóbulos brancos muito altos) ou leucopenia (glóbulos brancos muito baixos).
Os leucócitos funcionam para rastrear e combater microorganismos ou moléculas estranhas que causam doenças ou infecções, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas.
Não apenas combatem os germes que causam doenças e infecções, os leucócitos também nos protegem de substâncias estranhas que podem ameaçar a condição do corpo.
Os leucócitos têm vários tipos. Existem vários tipos de glóbulos brancos que atuam diretamente para matar os germes completamente.
Alguns também produzem "armas" na forma de anticorpos para proteger o corpo.
Não para por aí, também existem outros tipos de glóbulos brancos que servem como provedores de informação para as tropas de leucócitos "atacando" que uma doença ocorreu.
Como funciona o sistema imunológico humano?
Quais são os tipos de leucócitos e suas funções?
Existem cinco tipos diferentes de leucócitos que realizam tarefas específicas com base em suas habilidades individuais e no tipo de molécula estranha contra a qual lutam.
Os tipos de glóbulos brancos são neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos.
1. Neutrófilos
Quase metade dos glóbulos brancos do corpo são neutrófilos.
Os neutrófilos são as primeiras células do sistema imunológico a responder atacando bactérias ou vírus.
Como escudo principal, os neutrófilos também enviam sinais que alertam outras células do sistema imunológico para responder à bactéria ou vírus.
Os neutrófilos geralmente estão no pus que sai de uma infecção ou ferida em seu corpo.
Esses leucócitos sairão após serem liberados da medula óssea e permanecerão no corpo por apenas cerca de 8 horas. Seu corpo pode produzir cerca de 100 bilhões de células neutrófilas todos os dias.
2. Eosinófilos
Os eosinófilos são um tipo de leucócito que atua contra bactérias e infecções parasitárias (como vermes).
Os eosinófilos também funcionam quando uma pessoa tem uma reação alérgica.
Se o número de eosinófilos for excessivo, geralmente é o resultado de uma resposta imunológica a um alérgeno.
Os eosinófilos constituem apenas cerca de 1% das células brancas do sangue em sua corrente sanguínea. No entanto, no sistema digestivo, o número é maior.
Os eosinófilos não trazem apenas benefícios ao corpo, mas também prejudicam.
Em condições extremas, como no eritema tóxico, os eosinófilos podem servir como elementos úteis ou simplesmente observadores.
3. Basófilos
Os basófilos são um tipo de glóbulo branco que constitui apenas cerca de 1 por cento.
Os basófilos funcionam para aumentar as respostas imunes não específicas contra patógenos (germes causadores de doenças, como bactérias ou vírus).
Os basófilos são as células mais conhecidas por seu papel na causa da asma.
Quando você é exposto a um gatilho de asma, como poeira, as células basófilas liberam histamina. Esses basófilos podem causar inflamação no trato respiratório.
4. Linfócitos (linfócitos B e linfócitos T)
Os linfócitos são leucócitos importantes para a manutenção do sistema imunológico. Existem dois tipos principais de linfócitos, a saber, linfócitos de células B e linfócitos T.
Os linfócitos B funcionam para produzir anticorpos para combater bactérias, vírus e toxinas que atacam seu corpo.
Enquanto isso, os linfócitos T são responsáveis por destruir as células do próprio corpo que foram atacadas por vírus ou se tornaram cancerosas.
Os linfócitos T são “guerreiros” que lutam contra os invasores de frente.
Esse tipo de linfócito também produz citocinas, substâncias biológicas que ajudam a ativar outras partes do sistema imunológico.
Os linfócitos T ainda são divididos em vários tipos.
- Células T: encarregadas de liberar proteínas chamadas citocinas para ajudar a direcionar a resposta de outras células brancas do sangue.
- Células T citotóxicas (também conhecidas como células T assassinas naturais): capazes de liberar moléculas que matam vírus e outras substâncias estranhas.
- Células T de memória: aparecem depois que o corpo luta contra as infecções. Isso é útil para que o corpo possa enfrentar mais facilmente infecções semelhantes no futuro.
- Células T reguladoras (também conhecidas como células T supressoras): ajudam a regular outras células T para prevenir o ataque às células do próprio corpo.
5. Monócitos
Monócitos são leucócitos que podem ser considerados "caminhões de lixo". Os monócitos se originam da medula espinhal e viajam no sangue e no baço.
Os monócitos são conhecidos por sua capacidade de reconhecer “sinais de perigo”.
Esse tipo de leucócito é responsável por cerca de 5% de todos os glóbulos brancos.
A função dos monócitos é mover-se para os tecidos do corpo enquanto limpa as células mortas neles.
Os monócitos podem ser divididos em dois tipos de células.
- Células dendríticas, ou seja, células apresentadoras de antígenos, marcando objetos estranhos que precisam ser destruídos pelos linfócitos.
- Macrófagos, que são células maiores e vivem mais do que os neutrófilos. Os macrófagos também podem atuar como células apresentadoras de antígenos.
Qual é a contagem normal de leucócitos?
De acordo com os padrões estabelecidos pela American Association of Family Physician (AAFP), os seguintes são níveis normais de leucócitos quando calculados por categoria de idade.
- Recém-nascidos: 13.000-38.000 / mcL.
- Bebês e crianças: 5.000-20.000 / mcL.
- Adultos: 4.500-11.000 / mcL.
- Mulheres grávidas (terceiro trimestre): 5.800-13.200 / mcL.
O que faz com que a contagem de leucócitos aumente ou diminua?
Como explicado acima, os leucócitos são importantes para a manutenção do sistema imunológico do corpo. Se a contagem de leucócitos for muito baixa, você está suscetível a doenças.
No entanto, glóbulos brancos muito elevados também podem ser perigosos.
Um resultado de teste de leucócitos baixo, que é inferior a 4.000-4.500 por microlitro de sangue, pode indicar que seu corpo pode não ser capaz de combater a infecção tão bem quanto deveria.
Essa condição é conhecida como leucopenia. Algumas condições que causam níveis baixos de glóbulos brancos incluem:
- infecção grave,
- danos ou distúrbios da medula óssea, incluindo anemia aplástica, e
- doenças autoimunes, como lúpus.
Enquanto isso, se o resultado do teste de leucócitos for alto, acima de 11.000 / mcL, isso indica uma infecção ou condição grave que precisa ser investigada mais detalhadamente.
A condição conhecida como leucocitose pode ser causada por:
- infecção,
- a presença de cânceres como leucemia, linfoma e mieloma. Essa condição ocorre quando muitos glóbulos brancos são produzidos.
- inflamação, como doença inflamatória intestinal e doenças autoimunes,
- trauma físico ou mental, como fraturas e estresse,
- está grávida. a gravidez pode fazer a contagem de glóbulos brancos aumentar, e
- asma e alergias caracterizadas por aumento de eosinófilos de glóbulos brancos.