9 causas de dor no calcanhar que você precisa saber •

A dor no calcanhar é uma das doenças mais comuns nos pés. Essa dor pode aparecer nas costas, nádegas ou dentro do osso do calcanhar. Às vezes, a dor no calcanhar passa por conta própria. Mas em alguns casos, a dor no calcanhar pode durar muito tempo e piorar, exigindo tratamento. Agora, nessa condição, é uma boa ideia saber a causa da dor no calcanhar para descobrir o tipo certo de tratamento.

Várias causas de dor no calcanhar que você precisa saber

O calcanhar é a parte do corpo humano localizada na parte inferior das costas de cada perna. Esta parte do corpo é formada pelo osso calcâneo ou também conhecido como osso do calcanhar. O calcâneo é a maior estrutura óssea do pé.

Seu formato grande torna o osso calcâneo capaz de suportar cargas pesadas. No entanto, colocar muito peso ou pressão no calcanhar também pode causar distúrbios musculoesqueléticos, que geralmente são caracterizados por dor.

Essa dor de pressão excessiva geralmente não é causada por uma única lesão, como uma entorse ou queda. No entanto, é o resultado de pressão ou impacto repetido no calcanhar. Para obter mais detalhes, aqui estão algumas condições que costumam ser a causa da dor no calcanhar:

1. Fasceíte plantar

A fascite plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar. Essa condição ocorre quando a fáscia plantar, o tecido conjuntivo que corre ao longo da planta do pé, se rompe ou estica. Como resultado, o tecido fica inflamado, causando dor.

Normalmente, essa condição ocorre em alguém que corre ou salta muito, como um atleta. Além disso, as pessoas com sobrepeso também apresentam um risco maior de desenvolver a doença. Quanto às pessoas com fascite plantar, a dor geralmente ocorre quando você se levanta da posição sentada e se movimenta.

2. Bursite

A bursite é a inflamação da bursa (pequeno saco cheio de líquido) que protege os ossos, tendões e músculos ao redor das articulações. Além dos ombros, cotovelos, quadris e joelhos, a bursite também pode ocorrer na parte de trás do calcanhar, que pode causar dor nessa parte do corpo.

A bursite do calcanhar geralmente ocorre quando exposto à pressão direta, como o uso de sapatos estreitos ou de salto alto, ou movimentos repetitivos do pé, como correr ou pular. A dor no calcanhar pode ser acompanhada de inchaço ou vermelhidão nos pés.

3. Deformidade de Haglund (colisão da bomba)

A deformidade de Haglund é uma protuberância ou aumento do osso na parte posterior do calcanhar. Esses caroços geralmente aparecem devido a inflamação crônica e irritação nessa parte do osso.

Isso geralmente é causado pelo uso de sapatos muito justos ou de salto alto. Além disso, alguém com arco do pé alto ou tendão de Aquiles tenso também pode aumentar o risco de desenvolver uma deformidade de Haglund.

4. tendinite de Aquiles

A tendinite de Aquiles também é uma causa frequente de dor no calcanhar, especialmente em atletas ou pessoas que gostam de fazer exercícios vigorosos. Esta é uma condição em que há uma lesão por uso excessivo do tendão de Aquiles. O tendão de Aquiles é um tecido fibroso que conecta o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar.

Além da dor, as lesões no tendão de Aquiles também costumam causar inchaço e rigidez na parte posterior do calcanhar. Além disso, a dor nos tornozelos e panturrilhas também aparece com frequência.

5. Síndrome do túnel do tarso

A síndrome do túnel do tarso ocorre quando o nervo dentro do tornozelo (tibial posterior) é pinçado ou comprimido. Normalmente, esse distúrbio ocorre porque algo está pressionando o nervo, como esporões ósseos, tendões inchados, veias varicosas e outras condições médicas.

Como resultado dessa pressão, você pode sentir dor, formigamento e dormência na área do tornozelo e arredores, incluindo o calcanhar.

6. Apofisite do calcâneo

A apofisite do calcâneo é a causa mais comum de dor no calcanhar em crianças e adolescentes com idades entre 8 e 14 anos. Esta é uma condição quando há inflamação da placa de crescimento do calcanhar.

A inflamação geralmente surge como resultado de pressão repetida. Por exemplo, quando uma criança corre muito ou pula repetidamente.

7. Fratura por estresse

Uma fratura por estresse é um tipo de fratura ou fratura causada por estresse repetido. Por exemplo, saltar repetidamente ou correr longas distâncias. Essa condição pode causar fraturas no pé, incluindo a área próxima ao calcanhar.

A fratura do osso na região pode causar dor no calcanhar. No entanto, as fraturas por estresse também podem ocorrer devido a pequenos esforços sobre os ossos fracos, como a osteoporose.

8. Esporas de calcanhar

A fascite plantar crônica pode levar à formação de protuberâncias ósseas no osso do calcanhar, ou seja, esporas do calcanhar.

A Cleveland Clinic diz que nem todo mundo com esporas vai sentir dor. No entanto, em alguns casos, essas esporas ósseas podem ser a causa da dor no calcanhar.

9. Neuropatia Periférica

A neuropatia periférica é um distúrbio que ocorre quando os nervos do sistema nervoso periférico (a parte do sistema nervoso fora do cérebro e da medula espinhal) são danificados.

Essa condição geralmente causa dor, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. Pode ser o resultado de lesão traumática, infecção, distúrbios metabólicos e exposição a toxinas. Uma das causas mais comuns de neuropatia é o diabetes.

Como lidar com a dor no calcanhar?

Como tratar a dor no calcanhar depende da causa. Por exemplo, você pode precisar fazer exercícios especiais e usar protetores de calcanhar nos sapatos se a fascite plantar e as esporas estiverem causando a dor no calcanhar. Enquanto isso, pessoas com fraturas por estresse podem precisar usar aparelhos ortopédicos ou muletas para ajudar na cura da fratura.

No entanto, a maior parte do tratamento da dor no calcanhar sem procedimento cirúrgico. Normalmente, o médico lhe dará um analgésico AINE ou possivelmente uma injeção de esteróide para reduzir o inchaço e a dor.

Dispositivos ortopédicos, como talas ou sapatos especiais, também são frequentemente administrados por médicos. Além disso, a fisioterapia e a fisioterapia também são frequentemente recomendadas pelos médicos para ajudar a reduzir a dor e restaurar a função do trabalho dos pés.

Além desses métodos médicos, você também pode ajudar a reduzir a dor no calcanhar descansando os pés das atividades que desencadeiam os sintomas. Em seguida, você pode comprimir os pés com gelo para reduzir o inchaço e a dor nos calcanhares.