Você certamente conhece repolho ou repolho. Este vegetal é comumente processado como um menu alimentar diário. Como a maioria dos vegetais, o principal conteúdo nutricional do repolho é a fibra, que é complementada por vitaminas e minerais. Embora pareça simples, os nutrientes contidos no repolho são muito especiais porque podem fornecer vários benefícios à saúde. Quais são os benefícios do repolho?
O conteúdo nutricional do repolho
Legumes com nomes latinos Brassica Oleracea Este geralmente é um prato delicioso para vegetais, refogados, sopa de vegetais ou salada de vegetais.
O repolho é comumente conhecido por sua cor verde pálido. No entanto, existem outras variedades de repolho com diferentes cores, texturas e formas, como repolho roxo, repolho sayoy e repolho napa.
Não inferior a outros tipos de vegetais, cada tipo de repolho contribui com uma miríade de nutrientes importantes para o corpo.
De acordo com os dados nutricionais descritos pelos Dados de Composição de Alimentos da Indonésia, 100 gramas (g) de repolho ou repolho contém o seguinte conteúdo nutricional:
- Energia: 51 calorias (Cal)
- Proteína: 2,5 gr
- Carboidratos: 8 g
- Fibra: 3,4 g
- Vitamina C: 16 miligramas (mg)
- Cálcio: 100 mg
- Vitamina B1: 0,4 microgramas (mcg)
- Potássio: 100 mg
- Sódio: 50 mg
- Vitamina B2 (ribovlavina): 0,1 mg
- Niacina: 0,2 mg
A partir desse teor de nutrientes, pode-se observar que o repolho contém principalmente fibras, vitaminas e minerais como o potássio. Como vegetal, o repolho também é rico em vitamina C.
No entanto, o repolho também é rico em nutrientes macronutrientes, como carboidratos e proteínas.
Além disso, existem vários outros ingredientes que também complementam a nutrição da couve, nomeadamente ferro, folato, vitamina K e antioxidantes na forma de polifenóis e enxofre.
Vários benefícios do repolho para a saúde
Além de deliciosa e fácil de processar, a couve traz diversos benefícios à saúde que é uma pena perder.
Com base no conteúdo nutricional, a seguir estão alguns dos benefícios que você pode obter comendo repolho:
1. Suavizar o sistema digestivo
Não há dúvida de que vários tipos de vegetais, inclusive o repolho, são uma fonte de fibra útil para apoiar o funcionamento do sistema digestivo.
No entanto, não se engane, dos 2 tipos de fibra disponíveis, o repolho é classificado como fibra insolúvel.
A fibra do repolho não se mistura diretamente com a água quando entra no corpo, mas entra primeiro no trato digestivo para ajudar na digestão dos alimentos.
De acordo com pesquisa publicada em World Journal of Gastroenterology, sA fibra insolúvel geralmente funciona melhor na digestão dos alimentos do que a fibra solúvel.
A fibra insolúvel também pode ajudar a suavizar a movimentação das fezes nos intestinos, para prevenir a constipação ou dificuldade para defecar.
2. Manter a função cardíaca
O repolho roxo contém um composto antioxidante chamado antocianinas que se acredita reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Isso também é comprovado por um estudo publicado em American Journal of Clinical Nutrition.
O estudo afirmou que aumentar a ingestão de alimentos que contenham antocianinas comprovado para reduzir a pressão arterial, bem como o risco de doenças das artérias coronárias.
Além disso, outros compostos antioxidantes, nomeadamente os polifenóis, que contêm elevado teor de repolho, também são eficazes na manutenção da função cardíaca.
Os polifenóis podem ajudar a reduzir a pressão arterial e prevenir o acúmulo de plaquetas.
Alimentos saudáveis para pacientes com doenças cardíacas, além de como processá-los
3. Previna o câncer
O alto teor de vitamina C no repolho não apenas ajuda a atender às necessidades nutricionais diárias, mas também tem o benefício de proteger o corpo dos ataques dos radicais livres.
Os radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar as células do corpo e desencadear várias doenças, incluindo o câncer.
Não só isso, o repolho contém compostos sulforafano que funciona como um antioxidante, de modo que pode afastar as células cancerosas.
Composto sulforafano encontrado para ter um efeito positivo na inibição da ação de enzimas histona desacetilase (HDAC). Essas enzimas estão envolvidas na formação de células cancerosas no corpo.
No entanto, até agora, os pesquisadores ainda estão testando os benefícios sulforafano contido no repolho na inibição do desenvolvimento de células cancerosas.
4. Reduzindo a pressão arterial
A pressão arterial elevada é um importante fator de risco para doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral. Alimentos com alto teor de sal (sódio) podem aumentar a pressão arterial.
Por outro lado, os alimentos ricos em potássio são benéficos para o controle da pressão arterial.
Bem, o repolho contém potássio alto o suficiente para ajudar a regular a pressão arterial. O potássio é responsável pela remoção do excesso de sódio no corpo por meio da urina.
Como resultado, a pressão alta diminuirá lentamente.
Na verdade, vários tipos de repolho são igualmente eficazes na redução da pressão arterial. No entanto, as variedades de repolho roxo contêm a maior quantidade de potássio do que outros tipos de repolho.
5. Cérebro saudável
O repolho é um vegetal conhecido por ser eficaz na manutenção da função cognitiva do cérebro ideal com a idade.
O conteúdo nutricional do repolho pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. O fluxo sanguíneo suave tornará mais fácil para o cérebro lembrar, absorver e processar informações.
A Academia de Nutrição e Dietética até recomenda repolho para aqueles que desejam ter boas lembranças na velhice.
6. Alivia a inflamação
Os benefícios desse repolho vêm dos vários conteúdos antioxidantes que possui.
Sulforafano e é um tipo de antioxidante do repolho que atua como um agente antiinflamatório.
Os antioxidantes podem ajudar a lidar com a inflamação em curso no corpo, incluindo aquelas causadas por infecções.
Além disso, comer repolho regularmente também ajuda o corpo a detectar com mais facilidade a inflamação que ocorre.
Quanto mais cedo o corpo detectar uma área inflamada ou infectada, mais rápido o sistema imunológico trabalhará para curar a inflamação.
7. Ajudar no processo de cicatrização de feridas
Vários tipos de vitaminas também complementam o conteúdo nutricional do repolho. Um deles que tem papel importante é a vitamina K1.
A vitamina K1 é um tipo de vitamina K proveniente de vegetais. Um pedaço de repolho tem pelo menos 85% das necessidades diárias de vitamina K.
No corpo, a vitamina K tem um papel importante no processo de coagulação do sangue. A vitamina K pode desencadear a função de enzimas para fechar feridas, a fim de prevenir o risco de sangramento.
A julgar pelos comentários acima, existem muitos benefícios encontrados no repolho. Mesmo assim, não se deve comer repolho em excesso.
O repolho é bom para a saúde, especialmente para a digestão, mas comer muito repolho pode causar inchaço e náuseas.
Consulte novamente seu médico ou nutricionista sobre a quantidade de repolho ingerida de acordo com o seu estado de saúde.