A hipertensão ou pressão alta é uma condição crônica que não pode ser curada. Portanto, quem tem histórico de hipertensão precisa controlar a pressão para evitar complicações da hipertensão. Além de adotar um estilo de vida saudável e tomar medicamentos para hipertensão, muitas pessoas procuram outras alternativas para o tratamento da hipertensão. Um deles com medicamentos fitoterápicos para hipertensão ou outras formas naturais de reduzir a pressão arterial elevada.
Então, é verdade que existem outras alternativas que podem curar a hipertensão? Quais são alguns medicamentos fitoterápicos ou tradicionais e remédios naturais que as pessoas geralmente usam para a hipertensão?
Remédios naturais à base de ervas para reduzir a pressão alta
O fitoterápico é um produto feito de plantas para tratar certas doenças ou manter um corpo saudável. Este tipo de medicamento geralmente apresenta várias formas, como cápsulas, pó, líquido ou plantas secas e picadas. Existem várias maneiras de usá-lo, algumas são engolidas diretamente como uma pílula, bebidas ou preparadas como chá.
Na verdade, o uso desses medicamentos fitoterápicos para hipertensão não é proibido. No entanto, você deve primeiro consultar seu médico, porque alguns medicamentos fitoterápicos são realmente perigosos porque podem interagir com os medicamentos contra hipertensão que você está tomando. Na verdade, alguns remédios à base de ervas podem piorar sua hipertensão.
Você também precisa se lembrar de que não existe um único medicamento à base de plantas que possa tratar a hipertensão. Usar este método natural só pode ajudá-lo a controlar sua pressão arterial. Na verdade, alguns deles requerem mais pesquisas para comprovar sua eficácia.
Aqui estão várias plantas e ervas que você pode facilmente encontrar e usar em casa para ajudar a controlar a hipertensão:
1. Alho
O alho é geralmente usado como um dos temperos que devem estar em todos os pratos. Mas, aparentemente, o alho também pode ser um remédio à base de ervas para reduzir a pressão alta de forma natural.
Um estudo da literatura publicado na Pharmacognosy Review em 2011 mostrou que o alho pode reduzir a pressão arterial, especialmente a pressão arterial sistólica. Essa diminuição da pressão arterial geralmente ocorre em pessoas com hipertensão essencial ou primária.
Acredita-se que o composto alicina do alho seja o conteúdo que desempenha um papel na redução da pressão arterial. Este composto atua aumentando a produção de óxido nítrico no corpo, que pode tornar os vasos sanguíneos mais relaxados, fazendo com que a pressão arterial diminua. Além disso, o alho também é conhecido por reduzir o colesterol, que é um dos fatores que causam hipertensão.
No entanto, o alho como medicamento pode interagir com certos medicamentos, especialmente os anticoagulantes. Portanto, consulte primeiro seu médico antes de usar o alho como remédio natural ou à base de ervas para a hipertensão.
Para ser usado como remédio, o alho pode ser consumido cru ou feito na forma de extrato líquido, óleo ou pó. No entanto, você também pode incluir alho na sua cozinha.
2. canela
A canela é frequentemente usada para adicionar sabor a alguns pratos. Mas, aparentemente, esse tipo de tempero também pode ser usado como um remédio tradicional para hipertensão.
Um estudo publicado na revista Nutrition afirma que a canela está associada à redução da pressão arterial, tanto sistólica quanto diastólica, em pessoas com diabetes tipo 2. No entanto, a canela não demonstrou controlar diretamente a pressão arterial em pacientes hipertensos. Portanto, mais pesquisas são necessárias para comprová-lo.
Como se sabe, o diabetes é uma das causas da hipertensão, principalmente a secundária. Essa condição pode ocorrer porque a resistência à insulina em diabéticos pode causar aumento da pressão arterial.
3. Gengibre
Além de aquecer o corpo, o gengibre também está incluído em medicamentos fitoterápicos que costumam ser usados para reduzir a pressão alta de forma natural. Pesquisas realizadas em animais comprovam que o gengibre pode melhorar a circulação sanguínea e relaxar os músculos ao redor dos vasos sanguíneos.
Foi demonstrado que as substâncias ativas do gengibre, a saber, saponinas, flavonóides, aminas, alcalóides e terpenóides, aumentam o relaxamento dos vasos sanguíneos e reduzem a pressão arterial em ratos. No entanto, as pesquisas sobre o efeito do gengibre na pressão arterial humana ainda não são tanto e geralmente ainda usam doses baixas. Os resultados de sua pesquisa não foram tão convincentes.
No entanto, conforme relatado pela Cleveland Clinic, um dos benefícios do gengibre é a redução dos níveis de colesterol. O colesterol é uma das causas da hipertensão.
4. Aipo
Outro ingrediente natural que você pode usar como remédio à base de ervas para pressão alta é o aipo. Esta planta verde contém uma substância química natural chamada ftalida.
A ftalida pode ajudar a relaxar os tecidos das paredes das artérias, de modo que a pressão arterial pode ser reduzida. Além disso, o teor de magnésio e potássio no aipo também pode ajudar a manter a pressão arterial normal.
Portanto, comece a adicionar aipo em seu menu diário como um remédio à base de ervas para reduzir a pressão arterial elevada naturalmente. Você pode transformá-lo em suco e adicionar mel para torná-lo mais delicioso ou adicionar vinagre, que pode aliviar tonturas, dores de cabeça e dores nos ombros associadas aos sintomas de hipertensão.
5. Manjericão
Além de ser útil como tempero para cozinhar, as folhas de manjericão também são um remédio à base de ervas que contém muitos benefícios para a saúde, incluindo hipertensão.
Este tempero de cozinha funciona como um remédio bloqueadores dos canais de cálcio, que é um tipo de medicamento para hipertensão frequentemente prescrito por médicos. O motivo é que os extratos das folhas de manjericão contêm eugenol, uma substância química que pode bloquear a reação do cálcio que pode contrair os vasos sanguíneos.
6. cat root
Já ouviu falar de uma planta chamada raiz de gato ou garra de gato? Esta planta é frequentemente usada como medicamento fitoterápico para tratar várias doenças, uma das quais é um medicamento natural para reduzir a pressão arterial elevada.
Semelhante às folhas de manjericão, a raiz de gato como um remédio natural para hipertensão pode ajudar a reduzir a pressão arterial, bloqueando o cálcio nas células do corpo. Você pode encontrar este medicamento natural para hipertensão em forma de suplemento nas farmácias.
7. Cardamomo
Outro tempero que você pode usar como um remédio à base de ervas para reduzir a pressão alta é o cardamomo. O cardamomo é comumente usado como um condimento, especialmente no sul da Ásia, como a Índia. No entanto, essa especiaria também é fácil de encontrar e frequentemente usada na Indonésia.
Um estudo publicado por Jornal de etnofarmacologia menciona, o cardamomo pode reduzir a pressão arterial ao inibir a reação do cálcio no corpo. Semelhante às folhas de manjericão e à raiz de gato, o cardamomo causa reações no corpo semelhantes ao funcionamento dos medicamentos para hipertensão bloqueadores dos canais de cálcio.
Além de consumir cardamomo em pó diretamente como um remédio natural para hipertensão, você também pode misturar cardamomo na sua cozinha. Assim, você pode obter o máximo de benefícios deste medicamento tradicional para hipertensão.
Além dos ingredientes naturais acima, alguns alimentos também mostraram ajudar a reduzir a pressão arterial elevada. Esses alimentos hipersensíveis geralmente contêm várias vitaminas e minerais para a hipertensão, que são bons para a saúde do coração, dos vasos sanguíneos e dos rins, o que, por sua vez, afeta a pressão arterial.
Maneiras naturais de reduzir a pressão alta sem medicamentos
Os remédios fitoterápicos e os ingredientes naturais mencionados acima podem, de fato, ser uma opção para controlar a pressão alta ou hipertensão. No entanto, o uso de medicamentos fitoterápicos não é o principal no tratamento da hipertensão. Os médicos certamente recomendam adotar um estilo de vida saudável e tomar medicamentos para hipertensão.
Na implementação de um estilo de vida saudável para a hipertensão, existem várias formas naturais ou terapias alternativas que você também pode fazer todos os dias. Geralmente, essa forma natural é feita para relaxar o corpo e evitar o estresse que pode causar hipertensão. Aqui estão algumas outras maneiras naturais de reduzir a pressão alta que você pode tentar:
1. Meditação
A meditação é uma forma bastante eficaz de reduzir os níveis de estresse para ajudar a manter a pressão arterial normal. Existem vários tipos de exercício. Você pode tentar sozinho ou com a ajuda de um terapeuta.
Um tipo de meditação que você pode fazer é a meditação transcendental. Esta técnica de meditação é feita de maneira simples e fácil. Você apenas senta-se confortavelmente e fecha os olhos por 20 minutos.
Esse método pode acalmar sua mente, reduzindo assim a pressão sobre o coração e os vasos sanguíneos. Se feito regularmente e regularmente, sua pressão arterial pode ser mantida em níveis normais e você pode prevenir o agravamento da hipertensão.
Isso foi comprovado até em um estudo publicado pelo American Journal of Hypertension. O estudo descobriu que fazer meditação transcendental por 20 minutos duas vezes ao dia pode reduzir a pressão arterial em até 3 mmHg.
2. Yoga
Se procura outro estilo de vida saudável para controlar a hipertensão, mas ao mesmo tempo consegue manter o corpo em forma, o ioga pode ser a solução. A razão é que a ioga é um esporte que combina posturas físicas, técnicas de respiração e concentração.
Foi demonstrado que a ioga reduz a pressão arterial e a freqüência cardíaca, evitando complicações decorrentes da hipertensão. No entanto, antes de fazer uma aula de ioga ou de fazer os vários movimentos em casa, consulte primeiro um médico. A razão é que existem alguns movimentos de ioga que não são recomendados para certas condições de saúde.
3. Relaxamento muscular progressivo (PMR)
Outro método natural que você pode fazer para controlar a hipertensão sem o uso de drogas, a saber relaxamento muscular progressivo (PMR). Essa técnica visa reduzir o estresse, tensionando e relaxando certos músculos do corpo.
Para fazer isso, você precisa deitar-se ou apenas sentar-se calmamente em uma cadeira por alguns minutos. Em seguida, você pode começar primeiro com os músculos faciais e, finalmente, com os músculos das pernas. Faça seus músculos ficarem tensos e depois solte-os. Faça isso várias vezes até que todos os músculos estejam relaxados.
Você pode fazer este método no escritório ou em casa e é melhor executado por 15-20 minutos, duas vezes por dia. No entanto, você deve ter cuidado ao fazer PMR. Se você tiver certos ferimentos, deve primeiro consultar seu médico antes de fazê-lo.
4. Exercícios de respiração
Um estudo relatado em Jornal de hipertensão humana menciona que uma boa respiração pode reduzir a pressão arterial de uma pessoa.
Se você regular sua respiração bem, lenta e regularmente, seu corpo se sentirá automaticamente mais relaxado e calmo. A razão é que, enquanto isso acontecer, mais hormônios que regulam o humor serão produzidos, então você se sentirá muito mais confortável e a pressão arterial diminuirá.
Esta forma natural é muito fácil de fazer para ajudar a diminuir a pressão arterial elevada. O motivo é que você pode fazer isso em qualquer lugar e a qualquer hora.
5. Musicoterapia
Muitas pessoas costumam usar a música para se acalmar e aliviar o estresse. Isso também pode ter um impacto na saúde do corpo, uma das quais é a manutenção da pressão arterial.
Portanto, a musicoterapia pode ser um remédio natural para reduzir a pressão arterial elevada. Os especialistas acreditam que a música tem tons suaves, que podem relaxar o corpo, reduzindo os níveis de cortisol, um hormônio do estresse que pode fazer a pressão arterial subir.
6. Massoterapia
Além da musicoterapia, acredita-se que a massagem terapêutica também ajuda a reduzir a pressão arterial. Um estudo publicado no International Journal of Preventive Medicine descobriu que a massagem terapêutica pode controlar a pressão arterial, especialmente em mulheres com pré-hipertensão.
Esta terapia também é uma forma natural segura, eficaz e barata. A razão é que, além de alguns postos de saúde, a massoterapia também pode ser feita em casa enquanto você relaxa.
7. Qigong
Talvez essa forma alternativa ainda soe estranha aos seus ouvidos. No entanto, o qigong tem sido, na verdade, uma terapia alternativa na China há milhares de anos.
Um estudo publicado no Journal of Medicine afirmou que fazer qigong junto com medicamentos para hipertensão torna a pressão arterial mais bem controlada.
Embora pareça estranho, agora existem muitos locais de terapia que oferecem tratamentos alternativos de qigong. Porém, antes de escolher um local de terapia, certifique-se de que o terapeuta que realiza o tratamento é um profissional certificado.
8. Biofeedback
Além do medicamento para hipertensão dado pelo médico, você também pode tentar a terapia de biofeedback para controlar a pressão alta naturalmente. Essa terapia geralmente é recomendada não apenas para pessoas com hipertensão, mas também para pessoas com dor crônica, incontinência urinária, dores de cabeça, asma e outras condições médicas.
Biofeedback é uma técnica usada para ajudá-lo a aprender a controlar certas funções corporais, como sua frequência cardíaca. Esta técnica usa uma ferramenta especial. Portanto, o biofeedback deve ser realizado por um terapeuta profissional.
Durante o biofeedback, você será conectado a um sensor elétrico que mede e monitora a tensão em seus músculos. A partir desse exame, o terapeuta saberá quais partes do corpo estão tensas e o ajudará a relaxá-las.