Se esta é a primeira vez que seu filho vai ao dentista, você deve levá-lo primeiro a um dentista pediatra (Sp.KGA), não diretamente a um dentista generalista (drg). Por quê? Na verdade, qual é a diferença entre um dentista generalista e um dentista pediatra?
A diferença entre um dentista general (drg) e um dentista pediatra (Sp.KGA)
Um dentista pediátrico é um dentista (drg).
O dentista pediátrico se especializará no tratamento de problemas bucais específicos que ocorrem em crianças, desde a infância até a adolescência. Por quê?
A estrutura dos dentes e da boca das crianças é certamente muito diferente da dos adultos, por isso os problemas que surgem podem ser diferentes e, claro, ter diferentes formas de tratamento.
Um dentista pediátrico também pode ser mais apropriado para você consultar sobre a dentição de seu filho. Os dentes de leite podem aparecer em várias idades. Há bebês cujos dentes apareceram aos 4-5 meses e também há bebês cujos dentes estão atrasados até a idade de 7-9 meses. Os dentistas pediátricos podem examinar o que está causando a dentição tardia de seu filho e fornecer soluções.
Mesmo assim, isso não significa que os dentistas generalistas não possam acompanhar casos simples de problemas dentários infantis.
O que faz um odontopediatra?
No entanto, se o caso está além das capacidades de um dentista generalista, geralmente você receberá uma carta de encaminhamento a um dentista pediatra para que o tratamento seja mais direcionado.
Um dentista pediátrico geralmente tratará:
- Exame geral de saúde bucal de bebês e crianças pequenas.
- Superar a cárie dentária do bebê que ocorre devido aos seus hábitos, por exemplo, pelo uso de chupeta e pela sucção digital.
- Diagnosticar e tratar o problema de ranhuras dentárias desiguais e corrigir a posição inadequada da mordida da criança.
- Trata doenças e condições problemáticas de gengiva, por exemplo, devido a cárie excessiva ou cárie de garrafa.
- Fornece tratamento para problemas de dentes de leite, complicações na dentição (dentição) e lesões dentárias em crianças, como dentes rachados ou quebrados.