Você sabia que 9 em cada 10 adultos tiveram doenças gengivais. Na verdade, a incidência de doenças gengivais em todo o mundo é maior do que a de ataques cardíacos. Bem, gargareje regularmente usando anti-séptico bucal aka enxaguatório bucal pode ajudar a combater e eliminar os restos de bactérias alojados na boca, especialmente dentes e gengivas.
A cavidade oral é um ninho da maioria das bactérias do corpo
O corpo humano tem o número de micróbios 20 vezes mais do que o número de células, e a cavidade oral é um dos locais mais abundantes de bactérias no corpo. Mesmo assim, a bactéria na boca é mais fácil de controlar.
Isso foi transmitido por drg. Sri Angky Soekanto, Ph.D., PBO da Faculdade de Odontologia da Universidade da Indonésia, com quem a equipe se encontrou na sexta-feira (11/9) no sul de Jacarta.
“A boca é um dos locais mais abundantes de bactérias. Mas, justamente nesse local, a cura ocorre mais rapidamente. Vamos prestar atenção, se a ferida tiver um ferimento na boca, vai cicatrizar mais rápido do que em outros lugares ”, disse o drg. Sri Angky.
Existem cerca de 700 tipos de bactérias que foram detectadas na cavidade oral. Essas bactérias, juntamente com restos de alimentos, muco e outras partículas, formam a placa.
O acúmulo de placa causa doenças na gengiva e cáries dentárias
A placa é uma camada fina de proteínas e bactérias (chamada biofilme) que se acumula na superfície do dente.
Se for permitido que se acumulem, a placa cheia de bactérias produzirá ácido. Este ácido desempenha um papel na cárie dentária e produz toxinas a partir de restos de alimentos. Em última análise, isso pode levar à gengivite. A gengivite é uma infecção das gengivas, que também é um dos primeiros sinais de doença periodontal, também conhecida como doença gengival.
Em seus estágios avançados, a doença gengival pode desencadear vários problemas, como dor, sangramento nas gengivas, problemas dolorosos de mastigação, cáries e perda de dentes. Na verdade, as doenças gengivais que já são graves podem desencadear várias complicações em todos os órgãos do corpo.
“Em casos graves, os germes podem entrar nos vasos sanguíneos transportando 700 bactérias da boca. Essas bactérias podem mais tarde entrar em qualquer lugar, porque nossos corpos estão cheios de vasos sanguíneos. Portanto, é certo que esses germes irão viajar para os vasos sanguíneos. Agradeça porque (as bactérias) não estão em um lugar perigoso. Se você for para um lugar perigoso, será fatal ", disse drg. Sri Angky.
Gargarejopode remover a placa que causa doenças nas gengivas
boas notícias, enxaguatório bucal pode ajudar a remover a placa, reduzindo assim o acúmulo de bactérias nos dentes. Quando combinados com hábitos regulares de escovação e fio dental, esses três são eficazes na prevenção de vários problemas dentais e orais no futuro.
"Na verdade, nós (Indonésia) ficamos muito para trás. Nos países desenvolvidos, é recomendado desde o início escovar os dentes, fio dental, e o gargarejo é feito duas vezes por dia ”, disse drg. Sri Angky, que também atua como presidente do Indonesian Dentist Collegium (KDGI).
Drg. Sri Angky acrescentou que esses três bons hábitos são a única maneira de manter a saúde bucal. Todos os três devem ser feitos regularmente e continuamente. A razão é que a escova de dentes não é capaz de atingir toda a cavidade oral e limpar o restante dos alimentos entre os dentes. Não é à toa que cáries ou cáries aparecem com mais frequência entre os dentes.
Bem, é por isso que você também precisa passar fio dental e enxaguar a boca. Além disso, drg. Sri Angky explicou: “Para ser honesto, fio dental dentes um pouco problemáticos. Agora, há uma escova de dentes entre os dentes (escova interdental), mas infelizmente ainda caro. Então, se eu puder sugerir, a maneira mais fácil é escovar os dentes e enxaguar a boca. ”
Anti-séptico bucal especificamente para prevenir gengivite ou doença gengival, geralmente contém uma substância especial que é formulada para matar a bactéria que causa a placa bacteriana nos dentes. No entanto, no caso de placa que endureceu e formou tártaro, você precisa consultar um dentista. A placa endurecida não pode ser removida simplesmente escovando e gargarejando. Somente uma limpeza profissional feita por um dentista pode remover o tártaro.
"Eu não diria uma vez a cada 6 meses, uma vez por ano. Minha boca é diferente da sua. Fica a critério do dentista quando ele manda você checar novamente após a primeira consulta. Pode ser que alguém tenha que voltar depois de dois ou três meses, né ”, finalizou drg. Sri Angky.