A coisa mais importante que precisa ser considerada pelas pessoas com glicosúria é a causa da própria glicosúria. Isso porque, a causa será diferente para cada paciente. Então por que isso é tão importante? Ao saber a causa exata, você sabe quais etapas deve executar para corrigi-lo. Para saber mais sobre essa condição, aqui está uma revisão.
O que é glicosúria?
A glicosúria ocorre quando a urina contém açúcar. Na verdade, normalmente os rins absorvem o açúcar de volta para os vasos sanguíneos, não sendo excretado pela urina.
Essa condição geralmente ocorre se uma pessoa tem níveis elevados de glicose no sangue, também conhecida como hiperglicemia.
Às vezes, isso pode acontecer mesmo que os níveis de açúcar no sangue sejam normais ou mesmo baixos. Esta condição é conhecida como glicosúria renal e é muito rara.
Causas da glicosúria
Aqui estão uma variedade de causas comuns, incluindo:
- Diabetes mellitus. A falta de insulina no sangue aumenta os níveis de glicose. Quando há muita glicose no sangue, os rins não conseguem reabsorver o açúcar na corrente sanguínea, portanto, parte será excretada na urina.
- diabetes gestacional, a condição de açúcar elevado no sangue acima do normal durante a gravidez.
- Dieta rica em açúcar. Por exemplo, se você comer muitos alimentos e bebidas açucaradas.
- Cirrose hepática. A cirrose hepática afeta o metabolismo dos carboidratos, resultando em altos níveis de glicose no sangue. Os níveis elevados de glicose no sangue fazem com que a glicose seja eliminada pela urina.
Quais são os sintomas associados?
Geralmente, os sintomas dependem da causa e nem sempre são caracterizados por níveis elevados de açúcar no sangue.
Na verdade, a glicosúria renal pode apresentar resultados negativos nos níveis de açúcar no sangue, mas positivos na urina.
A maioria das pessoas com essa condição não apresenta nenhum sintoma. No entanto, se não for verificado, pode causar o seguinte:
- sentindo muita sede ou desidratação,
- sentindo muita fome,
- urinar com mais frequência, e
- urinar acidentalmente (nas calças).
Se essas condições forem um sinal de diabetes tipo 2, você também pode ter:
- perda drástica de peso,
- fadiga,
- visão prejudicada,
- feridas que não cicatrizam, e
- escurecimento da pele nas dobras do pescoço, axilas, etc.
Dicas para uma vida saudável para pessoas com glicosúria
Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode solicitar um corpo mais saudável.
- Faça atividade física todos os dias por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana.
- Reduza a ingestão de açúcar e gordura e aumente o consumo de grãos inteiros, vegetais e frutas. Reduzir a ingestão de açúcar, direta ou indiretamente, pode ajudar a prevenir níveis elevados de açúcar no sangue na urina.
- O consumo de feno-grego e suco de cabaça amarga ajuda a controlar o açúcar no sangue. Também reduz a glicosúria.
- Controlos regulares de saúde ao médico, especialmente durante a gravidez. Durante a gravidez, urinálise (teste de urina) deve ser feito periodicamente para verificar se você tem diabetes gestacional ou glicosúria.
- Verifique regularmente os níveis de açúcar no sangue.
Você ou sua família vivem com diabetes?
Você não está sozinho. Junte-se à comunidade de pacientes com diabetes e descubra histórias úteis de outros pacientes. Inscreva-se agora!