A diferença entre sobrepeso e obesidade que você precisa saber

O sobrepeso e a obesidade são diferentes. Simplificando, a obesidade é mais grave do que a obesidade. Pessoas obesas não são necessariamente obesas, mas pessoas obesas são definitivamente gordas. Então, qual é a diferença entre sobrepeso e obesidade?

Diferença entre sobrepeso e obesidade

Muitas pessoas pensam que excesso de peso é o mesmo que obesidade. Na verdade, esses dois problemas de peso têm características próprias.

Abaixo estão algumas diferenças entre o sobrepeso e a obesidade que você precisa saber para obter o tratamento correto.

1. Causa

Os termos sobrepeso e obesidade referem-se a um peso corporal superior ao considerado normal ou saudável para uma determinada altura.

O excesso de peso é uma condição em que o excesso de peso pode ser causado por várias coisas, a saber:

  • acúmulo de gordura corporal,
  • excesso de músculo, osso ou
  • gordura da água.

Enquanto isso, pessoas com obesidade geralmente são causadas pelo excesso de gordura no corpo, especialmente gordura no abdômen (visceral).

2. Limite do índice de massa corporal (IMC)

Além das causas, outra diferença entre a obesidade e o sobrepeso é o limite do índice de massa corporal (IMC), considerado normal. O sobrepeso e a obesidade são medidos pelo IMC. É calculado usando peso e altura.

O truque é dividir seu peso em quilogramas pelo quadrado de sua altura em metros. Por exemplo, você tem um peso de 58 quilos e uma altura de 1,6 metros.

Isso significa que o valor do seu IMC pode ser calculado como 58 1,6 × 1,6, o que lhe dará cerca de 22,65.

Esse índice de massa corporal é então usado para determinar se você está com sobrepeso ou obeso. Abaixo está a distribuição dos números do IMC que podem ser usados ​​como referência para saber qual é a diferença entre gordura e obesidade.

  • > 18,5 (magro ou baixo peso)
  • 18,5 - <25 (normal)
  • 25 - <30 (sobrepeso ou sobrepeso)
  • > 30 (obeso)

Além disso, o IMC da obesidade é dividido em várias seções abaixo.

  • 30 - <35 (obesidade classe 1)
  • 35 - <40 (obesidade classe 2)
  • > 40 (obesidade de terceiro grau ou grave)

A partir desses números, pode-se verificar que a obesidade é definida como uma condição mais grave do que a obesidade.

3. Complicações

Basicamente, o sobrepeso e a obesidade são efeitos igualmente ruins. O motivo, ambos são marcadores do corpo tem excesso de gordura. Mesmo assim, os obesos tendem a ter mais acúmulo de gordura do que o excesso de peso.

Portanto, as complicações da obesidade e do sobrepeso podem ser a diferença entre os dois. Existem também várias complicações da obesidade que podem ocorrer em quem sofre, incluindo:

  • doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e derrames,
  • diabetes,
  • distúrbios musculoesqueléticos, especialmente osteoartrite, e
  • certos tipos de câncer, como câncer de ovário, próstata e fígado.

Embora diferentes, o sobrepeso e a obesidade podem causar sérios problemas se não forem controlados. Se você acha que está acima do peso, tente primeiro medir a circunferência da cintura e depois consulte o seu médico.

Tratamento de sobrepeso e obesidade

Depois de saber qual é a diferença entre gordura e obesidade, é hora de saber como lidar com esses dois problemas. Com o lançamento da agência mundial de saúde OMS, o sobrepeso e a obesidade podem ser evitados mudando os estilos de vida para torná-los mais saudáveis.

Uma das principais chaves para superar essas duas condições é estar em um ambiente de apoio e comunidade. Isso acabou contribuindo para a mudança de um estilo de vida saudável.

Algumas coisas que você pode fazer para superar a obesidade são:

  • limitar a ingestão de açúcar e gordura
  • aumentar o consumo de frutas, vegetais, nozes e sementes, e
  • exercite-se regularmente por pelo menos 30 minutos por dia.

Consulte uma nutricionista

As formas acima são necessárias para perder peso e queimar o excesso de gordura que causa sobrepeso e obesidade. Você também pode precisar da ajuda de um nutricionista para criar um menu adequado à sua condição.

Dessa forma, o corpo não terá falta de nutrientes, incluindo vitaminas e minerais, quando você tentar limitar a ingestão de certos alimentos.

Caso ainda tenha dúvidas, consulte o seu médico ou nutricionista para entender a solução certa para você.