Evitando apertos de mão COVID-19 para prevenir a transmissão

“Font-weight: 400;”>Leia todos os artigos sobre coronavírus (COVID-19) aqui.

Em 2 de março, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, confirmou que COVID-19 havia entrado na Indonésia com a descoberta de dois pacientes positivos. O público é convidado a não entrar em pânico e continuar a tomar medidas preventivas.

Como forma de prevenir COVID-19, muitos especialistas em saúde aconselham evitar o contato direto com outras pessoas, incluindo apertar ou apertar as mãos.

Evite apertos de mão para prevenir COVID-19

À medida que o COVID-19 se espalha, várias medidas preventivas apropriadas são atualizadas continuamente. Mais e mais informações sobre este vírus estão começando a ser reveladas, uma por uma.

Um de seus apelos é não apertar a mão de pessoas doentes. Mesmo se ambas as partes estiverem saudáveis, você também deve evitar apertos de mão por um tempo para evitar a propagação de COVID-19.

As mãos são uma parte do corpo que trabalha muito e muitas vezes tocam várias superfícies. Especialmente se você andar em um local público, ninguém pode garantir que o corrimão ou o botão do elevador estejam livres de germes, incluindo coronavírus .

Esta prevenção foi usada como um experimento pelo Dr. Mark Sklansky, professor de pediatria da David Geffen School of Medicine, University of California, Los Angeles.

O hábito de apertar a mão de profissionais de saúde em hospitais pode transmitir doenças. Embora existam regras rígidas para manter a higiene das mãos, apenas 40% dos profissionais de saúde realmente cumprem essas regras de forma adequada.

Portanto, Dr. Slansky conduziu um experimento fazendo um sinal com a imagem do aperto de mão em um círculo alinhado no meio.

A foto está colada na parede do hospital. A área afixada na imagem não permite que os visitantes se cumprimentem com um aperto de mão.

Embora não mostre diretamente uma diminuição no número de pessoas infectadas, este ensaio de seis meses pelo menos fez muitos profissionais de saúde e visitantes do hospital perceberem a importância de evitar o contato manual para prevenir a propagação de vírus e bactérias.

A mesma coisa precisa ser feita durante a pandemia de COVID-19. Todos podem desempenhar um papel ativo na prevenção da disseminação do COVID-19 sendo disciplinados o suficiente para evitar apertos de mão durante este período.

Esquema de spread COVID-19

SARS-CoV-2, a causa do COVID-19, foi inicialmente pensado para ser vírus aerotransportado que pode ser disperso no ar. No entanto, recentemente a OMS afirmou que a propagação do vírus COVID-19 ocorre através de gotículas de fluidos corporais de uma pessoa infectada ( gotícula ).

Geralmente, existem duas formas de propagação, nomeadamente de pessoa para pessoa ou pode ser tocando um objeto que foi exposto ao vírus na sua superfície.

Em situações de pessoa para pessoa, o vírus é transmitido quando uma pessoa inspira gotícula de pacientes com COVID-19 após tossirem, espirrarem ou respirarem. A transmissão pode ocorrer quando uma pessoa está muito próxima de uma pessoa infectada.

Às vezes, gotícula não é inalado diretamente por pessoas saudáveis, mas adere às mãos ou a objetos superficiais. As pessoas podem ser infectadas se tocarem em objetos ou apertarem as mãos de pacientes e, em seguida, tocarem seus rostos sem lavar as mãos primeiro.

SARS-CoV-2 simplesmente não pode viver sem células hospedeiras. No entanto, o SARS-CoV-2 pode sobreviver em mercadorias por várias horas a cinco dias, dependendo do tipo de material ao qual está preso. Esses objetos costumam ser tocados inconscientemente.

Em alguns casos, COVID-19 é transmitido antes mesmo que o paciente desenvolva os sintomas. A pessoa de quem você aperta a mão pode nem saber que tem a infecção. É por isso que você precisa evitar apertos de mão para evitar contrair COVID-19.

COVID-19 é uma doença muito fácil de transmitir, especialmente se o vírus já foi transmitido por um superespalhante . Superespalhador é alguém que infecta um grande número de outras pessoas por meio do contato secundário.

Se normalmente um paciente COVID-19 infecta 1-2 pessoas saudáveis, superespalhador pode afetar até uma dúzia de pessoas. Agora imagine se alguém não sabe que é positivo para COVID-19 e aperta a mão de dezenas de pessoas.

Por este motivo, o governo finalmente lançou um apelo ao público para que não se desloque a locais com casos elevados de COVID-19 até que o surto acalme. O público também é convidado a evitar temporariamente os apertos de mão para evitar a propagação do COVID-19.

Fonte: iHeartRADIO

Um aperto de mão é uma forma de comunicação não verbal que é uma tradição há muito tempo. Freqüentemente, um aperto de mão é feito como uma saudação de boas-vindas, cumprimentando duas pessoas durante uma reunião e quando ambas as partes chegaram a um acordo.

Especialmente na Indonésia, um aperto de mão também é considerado um sinal de respeito dos jovens aos mais velhos. Este aperto de mão é seguido por um beijo nas costas da palma da mão, geralmente também chamado de 'salim' ou 'salam'.

Com os casos recentes de pacientes com COVID-19, muitas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de transmissão a partir de um aperto de mão. Por outro lado, recusar um aperto de mão é considerado indelicado, então isso ainda está sendo feito.

Na verdade, evitar apertos de mão para prevenir COVID-19 não é uma coisa ruim. Novamente, vírus e bactérias podem se espalhar em qualquer lugar, nunca sabemos ao certo quais riscos se escondem.

Existem ainda outras maneiras de dar saudações. Ao cumprimentar alguém mais velho ou respeitado, você pode fazer uma reverência ou fazer namaste , isto é, apertando ambas as mãos na frente do peito.

O que fazer quando você sentir os sintomas de COVID-19

Enquanto isso, ao se encontrar com colegas, você pode cumprimentá-lo com um aceno. Depois de se curvar, namaste , ou acenando, não se esqueça de manter uma distância segura de dois metros durante a interação.

Saudações em vez de apertos de mão e 'salim' agora são amplamente utilizados. No entanto, não se pode negar que nem todos estão cientes da importância desse esforço de prevenção.

Se você estiver em uma situação em que seja impossível evitar um aperto de mão, certifique-se de lavar as mãos com sabonete antes e depois de fazê-lo para evitar a transmissão de COVID-19. Evite também tocar na área dos olhos, nariz e boca.

Leia todos os artigos sobre coronavírus (COVID-19) aqui.