Conhecendo a dieta alcalina com ingestão básica |

Talvez agora você esteja pensando em aderir a um programa de dieta chamado alcalino, que tem sido amplamente discutido pelo público. Antes de começar, é uma boa ideia ler as informações completas sobre a dieta alcalina neste artigo.

O que é uma dieta alcalina?

Uma dieta alcalina é aquela realizada com o consumo de alimentos alcalinos e que visa equilibrar o nível de acidez (pH) do corpo.

Essa dieta foi criada com base na teoria de que alguns alimentos podem fazer com que o corpo produza ácido em excesso. Níveis mais elevados de ácido do que de base no corpo podem causar problemas para sua saúde.

O nível de pH é medido usando uma escala de 0 a 14. Quanto maior o número, mais alcalino será o pH. Enquanto isso, quanto menor o número, mais ácido será o pH.

Quais são os benefícios de uma dieta alcalina?

O corpo humano é geralmente alcalino porque tem um pH normal entre 7,35 - 7,45. No entanto, condições de saúde, como diarreia e problemas renais, podem alterar o pH do corpo para ácido.

Os níveis de pH desequilibrados podem ter um impacto negativo na saúde, um dos quais é um aumento do risco de doenças cardíacas e várias doenças ossos-articulações-músculos.

A dieta alcalina visa restaurar o equilíbrio do pH do corpo. Os níveis de pH equilibrados desempenham um papel importante no aumento da produção do hormônio do crescimento.

Em mulheres na pós-menopausa, o aumento do hormônio do crescimento pode ajudar a manter a função cardíaca e melhorar a capacidade cognitiva do cérebro de pensar e lembrar.

Além de serem bons para neutralizar o pH do corpo, os alimentos alcalinos são bons para prevenir hipertensão e risco de acidente vascular cerebral.

Além disso, o nível de pH alcalino do corpo pode ajudar a absorver melhor a vitamina D e o mineral magnésio. A ingestão ideal de vitamina D pode ajudar a reduzir a dor na coluna.

Especialmente para pessoas em quimioterapia, uma dieta alcalina pode ajudar o corpo a absorver os medicamentos com mais eficácia. O motivo é que a eficácia de alguns medicamentos quimio, como a epirrubicina e a adriamicina, funcionará com mais eficácia em um ambiente de pH alcalino.

Os efeitos da quimioterapia também podem causar morte celular. O risco desses efeitos colaterais pode aumentar quando o pH do corpo é ácido. Portanto, uma dieta alcalina pode ajudar a prevenir ou reduzir o risco.

Esta dieta alcalina também é considerada eficaz como uma forma de desintoxicação para se livrar de todos os tipos de substâncias estranhas que são tóxicas para o corpo. Dessa forma, o corpo se sentirá mais saudável e em forma.

Existem riscos com esta dieta?

Embora tenha uma miríade de benefícios para a saúde, uma dieta alcalina não leva em consideração a ingestão de proteínas, que na verdade é muito contida em alimentos alcalinos (carne, leite e laticínios).

Na verdade, o corpo ainda precisa da ingestão de proteínas para funcionar normalmente. A falta de proteína a longo prazo pode realmente prejudicar a saúde do corpo.

Para contornar isso, você pode escolher outras fontes de proteína animal, como peixe ou carne de frango sem pele combinada com vários vegetais na hora de comer. Tanto quanto possível, coma carne 2-3 vezes em 1 semana.

Guia para viver uma dieta alcalina

Realmente não existe um guia passo a passo para essa dieta. Tudo que você precisa fazer é comer mais alimentos alcalinos e reduzir os alimentos ácidos.

Com base no nível de pH, os alimentos são divididos em três tipos: ácidos, neutros e alcalinos. Abaixo estão alguns exemplos de alimentos dos três.

  • Ácidos: queijo, carnes, carnes enlatadas, leite, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
  • Neutro: gorduras naturais, amidos e açúcares.
  • Bases: frutas (melancia, melão, manga, pêra), vegetais (espinafre, brócolis, grão de bico), alho e gengibre.

Você precisa saber, alimentos neutros geralmente têm um pH em torno de 7. Bem, da lista de alimentos acima, uma dieta alcalina recomenda que você coma mais frutas e vegetais.

Se necessário, substitua os carboidratos por vegetais como cenoura ou abobrinha em vez de macarrão ou couve-flor picadinha em vez de arroz. Você também pode consumir carboidratos ricos em fibras, como arroz integral ou arroz integral.

Reduza a ingestão de bebidas muito doces, como refrigerantes ou embalados. É melhor beber mais água se for até dois litros por dia.

Como alternativa, você também pode adicionar suco de limão fresco na água. Não se engane, embora tenha um gosto azedo, as frutas cítricas têm um efeito alcalino (alcalino) no corpo.

Lembre-se de que você ainda precisa obter sua ingestão de proteínas de alimentos de origem animal. No entanto, limite-o ou substitua-o por opções mais saudáveis, como peito de frango com baixo teor de gordura ou ovos.