Alguns alimentos devem ser consumidos crus e frescos, mas o mesmo se aplica ao leite de vaca? Na verdade, beber leite de vaca cru (também chamado de leite integral) ainda é um debate hoje.
Há alegações de que o leite de vaca cru contém mais nutrientes do que o leite pasteurizado. Na verdade, o processo de ordenha de vacas não é totalmente seguro contra contaminação bacteriana e sujeira.
Mexendo o leite cru ou leite integral
O leite de vaca cru refere-se ao leite que acabou de ser ordenhado e não passou por nenhum processo, ou seja, ainda puro. Portanto, o leite cru também é chamado de leite integral. Basicamente, o leite de vaca que não foi ordenhado é estéril de bactérias e sujeira.
No entanto, o processo de ordenha faz com que o leite de vaca seja contaminado com bactérias da pele e fezes da vaca, equipamentos de laticínios, mãos de ordenha e áreas de armazenamento de leite.
O leite integral é rico em nutrientes e água e tem um nível de acidez neutro. Essas condições tornam o leite de vaca cru um lugar ideal para a proliferação de bactérias.
As bactérias nocivas que causam intoxicação alimentar encontradas no leite de vaca cru incluem: Salmonella , E. coli , Campylobacter , S. aureus , Yersinia enterocolitica , e Listeria monocytogenes .
Essas bactérias só morrem quando o leite é aquecido a uma determinada temperatura. Os métodos mais comuns usados para matar bactérias no leite cru são pasteurização e tratamento ultra térmico (UHT).
Os perigos de beber leite cru
As bactérias encontradas no leite integral podem causar vários problemas de saúde. O problema mais comum é a intoxicação alimentar. Os principais sintomas são náuseas e vômitos, diarreia, dor abdominal, febre e desidratação.
A maioria das pessoas com intoxicação alimentar se recupera rapidamente. No entanto, uma intoxicação alimentar muito grave pode causar a síndrome hemolítico-urêmica que pode causar danos aos rins, doenças inflamatórias e até a morte.
Beber leite cru é mais arriscado em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico fraco.
O leite de vaca cru também contém bactérias Listeria perigo para a gravidez. Essas bactérias podem causar doenças no feto, aborto espontâneo e até a morte de recém-nascidos.
As mulheres grávidas geralmente são suscetíveis a problemas de saúde e complicações devido a infecções bacterianas. É por isso que mulheres grávidas não são aconselhadas a beber leite de vaca integral ou cru.
Mitos sobre o leite de vaca que precisam ser entendidos
O processo de pasteurização é útil para matar bactérias encontradas no leite cru. No entanto, muitas pessoas pensam que esse processo realmente destrói o conteúdo nutricional do leite e causa intolerância à lactose.
Citando o site da US Food & Drug Association, abaixo está uma série de equívocos que você precisa entender sobre o leite de vaca.
1. A pasteurização desencadeia reações alérgicas e intolerância à lactose
O leite pasteurizado é considerado uma causa de reações alérgicas e intolerância à lactose. Esta é uma suposição errada.
As reações alérgicas e a intolerância à lactose ocorrem porque o sistema digestivo é sensível às proteínas do leite, não por causa do leite pasteurizado.
2. O processo de aquecimento destrói o conteúdo nutricional do leite
Beber leite de vaca cru é melhor porque se diz que o processo de pasteurização pode danificar a proteína, a gordura e outros nutrientes do leite de vaca. Na verdade, essa é uma suposição que também está errada.
O calor da pasteurização apenas mata as bactérias nocivas e quebra as enzimas que causam a deterioração. O conteúdo nutricional do leite não é significativamente afetado.
3. O leite cru contém antimicrobiano, por isso é seguro para consumo
O leite cru contém compostos antimicrobianos. No entanto, este composto pode apenas inibir o processo de decomposição, não matar bactérias prejudiciais.
Seria melhor consumir leite de vaca processado (pasteurizado ou UHT) e não cru. Embora o leite de vaca cru tenha benefícios, os riscos para a sua saúde são muito maiores.