Dr. Arnold Kegel, um obstetra dos Estados Unidos, desenvolveu os primeiros exercícios de Kegel na década de 1940. Os exercícios de Kegel são exercícios que enfocam os músculos pélvicos e têm vários benefícios para mulheres e homens. Venha, descubra como fazer os exercícios de Kegel, benefícios e coisas que você precisa prestar atenção a seguir.
Quais são os exercícios de Kegel corretos?
Você pode fazer os exercícios de Kegel deitado, sentado, em pé ou caminhando. No entanto, se for a primeira vez que você está experimentando os exercícios de Kegel, é melhor fazê-lo deitado, com os joelhos dobrados. Essa posição minimizará a força da gravidade, deixando seu corpo mais relaxado.
Mulheres e homens podem fazer este exercício facilmente. Para fazer os exercícios de Kegel com a técnica correta, você pode seguir estes passos.
- Procure primeiro os músculos do assoalho pélvico. Para descobrir, você pode tentar interromper o fluxo de urina ao urinar. Os músculos que retêm a urina são conhecidos como músculos pélvicos inferiores.
- Contraia os músculos do assoalho pélvico, mantenha a contração por 5 segundos e relaxe por 5 segundos. Experimente 4 a 5 vezes seguidas. Pratique de forma que seus músculos possam se contrair por 10 segundos de cada vez e, em seguida, relaxe por 10 segundos.
- Tente se concentrar na contração dos músculos do assoalho pélvico para obter os melhores resultados.
- Ao contrair os músculos pélvicos, não prenda a respiração e não contraia os músculos abdominais, coxas e nádegas.
- Repita pelo menos 3 vezes ao dia para obter resultados máximos. Em cada sessão, tente fazer 3 séries de 10 a 15 repetições.
Quais são os benefícios dos exercícios de Kegel para mulheres e homens?
Os exercícios de Kegel são úteis para fortalecer os músculos pélvicos inferiores, como os músculos do útero, bexiga e intestino grosso. Ao fazer este exercício, você pode prevenir e tratar a incontinência urinária, hemorróidas e outros problemas pélvicos inferiores.
Nas mulheres, os músculos pélvicos inferiores geralmente apresentam fraqueza durante a gravidez, após o parto ou devido à idade. Os benefícios dos exercícios de Kegel para as mulheres, por exemplo, podem ajudar a se preparar para o parto e contrair a vagina novamente após o parto.
Enquanto isso, nos homens, os exercícios de Kegel podem ajudar a superar a incontinência urinária, que geralmente piora após a cirurgia de próstata. Outras complicações, como disfunção erétil (impotência), também podem melhorar depois que os homens fizerem esse exercício regularmente.
Após 4 a 6 semanas de exercícios regulares, você geralmente se sentirá melhor e terá menos sintomas. Para obter mais benefícios, faça deste exercício parte de sua rotina diária.
A que coisas você deve prestar atenção?
Embora você possa fazer isso facilmente, não significa que possa fazer este exercício arbitrariamente. Existem várias coisas a serem observadas a seguir.
- Não use exercícios de Kegel para iniciar e interromper o fluxo de urina durante a micção. Praticar exercícios ao urinar pode causar micção incompleta, o que pode aumentar o risco de desenvolver infecções do trato urinário.
- Se após o exercício causar dor de estômago ou nas costas, talvez a sua técnica de exercícios não seja a correta.
- Faça isso com moderação e não exagere. Alongar os músculos com muita força pode causar cãibras. Nas mulheres, os músculos vaginais que estão muito tensos também podem causar dor durante a relação sexual.
- A incontinência urinária pode diminuir depois de algum tempo que você comece a se exercitar. No entanto, a interrupção do exercício pode desencadear uma recorrência dessa condição.
Além disso, nem todo mundo é recomendado para fazer este exercício de ginástica. Se você tiver certas condições de saúde, consulte primeiro seu médico para obter conselhos mais precisos sobre sua condição corporal.
Em certos casos, esse exercício também não é o principal tratamento para superar diversos problemas de saúde. Os exercícios de Kegel não podem substituir um check-up médico com um médico, então você ainda pode precisar de medicação ou tratamento médico para tratar sua doença ou condição de saúde.
Você só pode fazer os exercícios de Kegel como um exercício de suporte para que sua condição corporal se recupere mais rapidamente, bem como como um esforço para prevenir problemas urinários e sexuais.