Nariz escorrendo devido a resfriados, alergias ou vazamentos de fluido cerebral?

O nariz escorrendo é uma doença comum em algumas pessoas. As causas são variadas. Começando com resfriados, gripes, alergias ou sinusite. No entanto, existem outras condições que podem causar esses sintomas, a saber, vazamento de líquido cefalorraquidiano. Então, o que distingue a causa do nariz escorrendo? Encontre a resposta na seguinte revisão.

Vazamento de líquido cefalorraquidiano pode causar coriza

Reportando da Healthline, uma mulher chamada Kendra Jackson, de 52 anos em Nebraska, Estados Unidos (EUA), sofria de dores de cabeça e coriza. Inicialmente, o médico diagnosticou que a mulher tinha alergia. No entanto, essa condição não melhorou depois de muitos anos. Até que um especialista deu o diagnóstico de que a dor de cabeça e o nariz escorrendo não eram causados ​​por alergias, mas sim por vazamento de líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro.

Portanto, a causa do nariz escorrendo não é apenas sinusite, resfriados, gripes ou alergias. O fluido que sai pode ser muco excessivo devido a infecções virais, bacterianas e alérgicas ou também fluido no cérebro que vazou. No entanto, o vazamento de líquido cefalorraquidiano é muito raro.

Distinguir um nariz escorrendo devido ao vazamento de líquido cefalorraquidiano por outras causas

Normalmente, os sintomas de coriza devido a um resfriado, gripe, alergias ou sinusite desaparecem se tratados e evitam os gatilhos. Em contraste com o vazamento de líquido cefalorraquidiano que persiste e não melhora com o tratamento usual. Além disso, existem outros sintomas de vazamento de líquido cefalorraquidiano a serem observados, por exemplo:

  • Dor de cabeça
  • Zumbido nas orelhas
  • Distúrbios visuais; olhos doloridos e visão embaçada
  • Torcicolo
  • Nausea e vomito
  • Convulsões

No entanto, cada paciente com essa condição apresenta sintomas diferentes. Normalmente, a cabeça vai doer muito ao abaixar a cabeça, ao levantar da posição sentada e vice-versa. Enquanto isso, o fluido que sai é claro e sairá mais ao inclinar a cabeça, abaixar a cabeça ou ao esticar.

Como os médicos diagnosticam o vazamento de líquido cefalorraquidiano?

O vazamento de líquido cefalorraquidiano no cérebro é causado por uma ruptura no tecido mole que cobre o cérebro e a medula espinhal, chamada dura-máter. O fluido que sai causa uma diminuição no volume e exerce pressão sobre o cérebro. Eventualmente, esse fluido pode drenar para o nariz, orelhas ou parte de trás da garganta. A pessoa comum que tem essa condição já passou por traumatismo cranioencefálico, cirurgia na cabeça ou tem um tumor no cérebro.

Se não for causada por um resfriado e outras causas comuns de nariz escorrendo, a secreção nasal será testada em laboratório. Isso é feito para garantir que o líquido seja realmente líquido cefalorraquidiano no cérebro.

Então, descobrir de onde sai o fluido que sai do nariz devido ao vazamento do fluido cerebral não é fácil. O paciente deve ser submetido a vários exames de imagem (Varredura) alta resolução para visualizar o fluxo do líquido cefalorraquidiano. Ou injetando um corante fluorescente que permite ao cirurgião identificar a localização do vazamento.

Como lidar com o vazamento de líquido cefalorraquidiano?

A superação do vazamento de líquido cefalorraquidiano pode ser feita de duas maneiras, dependendo da gravidade de cada condição. Primeiro, faça a cirurgia inserindo um pequeno canal chamado shunt para drenar um pouco do líquido.

Então, o médico recomendará que o paciente descanse completamente (repouso na cama) para que o tecido rasgado possa se curar sozinho. Em segundo lugar, se o vazamento for maior, você terá que remendar a parte com vazamento com outros tecidos semelhantes no corpo do paciente.