Você se arrepende de ter feito uma tatuagem com o nome do seu ex-parceiro? Ou você está tentando fazer um exame ou se candidatar a um emprego que não tem tatuagens? Nesse caso, talvez você possa tentar uma das maneiras abaixo para remover tatuagens.
As tatuagens permanentes podem ser removidas?
Existem vários motivos pelos quais as tatuagens são tão difíceis de remover. A cor da tinta da tatuagem também afeta muito como a tatuagem vai desbotar. As tintas de tatuagem azuis escuras e pretas são as mais fáceis de remover, enquanto as tintas verdes e amarelas tendem a ser mais difíceis de remover.
Normalmente, são necessários vários tratamentos para removê-la ou tentar outras maneiras de remover a tatuagem. Tatuagens permanentes podem ser removidas com assistência médica. No entanto, não espere muito porque as tatuagens são feitas com o propósito de serem fixadas permanentemente em sua pele.
Muitas vezes a cor da pele não pode voltar ao normal, embora às vezes haja pacientes que obtêm resultados bastante bons após a realização do processo de remoção.
Remoção de tatuagens de forma segura conforme orientação médica
Veja como remover uma tatuagem permanente clinicamente que seja relativamente segura para você tentar.
1. Técnica de laser
Através desta técnica, a cor da tatuagem será quebrada com luz de alta intensidade. Existem muitos tipos de lasers usados para remover tatuagens. Cada tipo tem usos diferentes, como lasers YAG e Rubi Q-comutado que só é eficaz para remover tatuagens azul-pretas e vermelhas. Este tipo pode não ser capaz de remover tatuagens verdes.
O processo inicial de remoção de uma tatuagem com laser é anestesiar a pele com uma injeção de anestésico local. Em seguida, um dispositivo a laser é conectado à tatuagem para aquecê-la e destruí-la.
Após a conclusão do processo de laser, você pode notar inchaço, bolhas ou sangramento na pele. No entanto, essa condição pode ser tratada com pomada antibacteriana. Você precisa de vários tratamentos a laser para obter resultados máximos. Podem ser 2 a 4 tratamentos ou até 10 vezes, dependendo da cor e do tamanho da tatuagem.
2. Remoção cirúrgica do tecido da pele
Um bisturi é usado para cortar e remover a área tatuada da pele, após o que as bordas da incisão na pele são unidas e costuradas novamente. Anteriormente, a área da pele era anestesiada com uma injeção de anestésico local.
Após a cirurgia, a área da incisão recebe uma pomada antibacteriana para ajudar no processo de cicatrização. Este método é considerado eficaz na remoção de tatuagens, mas pode causar cicatrizes na pele, de forma que a remoção cirúrgica do tecido cutâneo é apenas para remover pequenas tatuagens permanentes.
3. Dermoabrasão
Este método usa um dispositivo que possui uma roda ou escova abrasiva que gira em alta velocidade. Em seguida, a pele tatuada é lixada até uma camada mais profunda de pele usando a roda ou o pincel.
Este processo visa esmaecer a cor. Para não sentir dor, previamente a área da pele tatuada era anestesiada.
Infelizmente, devido aos resultados incertos, a técnica de dermoabrasão é menos popular hoje. Além disso, os dois métodos anteriores são considerados mais eficazes do que a dermoabrasão. Se você deseja remover uma tatuagem permanente, é uma boa ideia falar primeiro com um dermatologista ou dermatologista. Pergunte sobre o método certo para o seu tipo de tatuagem e o preço.
Como remover uma tatuagem que é perigosa e deve ser evitada
Geralmente, o custo da remoção de uma tatuagem é uma grande perda para o seu bolso porque o processo é difícil. É melhor evitar métodos caseiros de remoção de tatuagens permanentes, como o uso de cigarros quentes ou cabides aquecidos.
Além disso, evite usar um creme de peeling de tatuagem. Esses métodos podem não ser eficazes na remoção de tatuagens e podem irritar a pele ou causar outras reações perigosas.