As pessoas começaram a perceber os problemas de saúde, principalmente no que diz respeito à obesidade e ao peso, de modo que muitos tipos de dietas surgiram, e uma delas é a dieta do tipo sanguíneo. Verifique os seguintes itens diversos sobre a dieta do tipo sanguíneo.
Qual é a dieta do tipo sanguíneo?
A dieta do tipo sanguíneo é um tipo de dieta que aconselha as pessoas a comer certos alimentos com base em seu tipo de sangue: A, B, O ou AB.
Esta dieta foi desenvolvida por um médico naturopata chamado Peter J. D'Adamo em seu livro intitulado "Coma bem 4 Seu tipo: a solução individualizada para a dieta do tipo sanguíneo”.
D'Adamo afirma que cada tipo de sangue digere os alimentos de maneira diferente. Ele acredita que comer alimentos errados pode causar efeitos negativos no corpo.
Esses efeitos incluem desaceleração dos processos metabólicos do corpo, flatulência e até mesmo causar certas doenças, como o câncer.
Quais alimentos são consumidos por cada tipo de sangue?
Segundo D'Adamo, isso depende do seu tipo sanguíneo, então cada tipo sanguíneo tem seu próprio tipo de alimento. Abaixo está a explicação.
1. Tipo sanguíneo A
Segundo ele, uma boa alimentação para o tipo sanguíneo A é quase igual ao princípio do vegetarianismo. Este grupo não é recomendado para comer muita carne, laticínios, feijão vermelho e trigo.
Como as pessoas com sangue do tipo A tendem a ter um sistema imunológico sensível, elas precisam de alimentos que possam apoiar o sistema imunológico. Por exemplo, alimentos orgânicos e frescos, como frutas, vegetais, nozes, frutos do mar, grãos e sementes.
Enquanto os melhores alimentos para perder peso para proprietários de sangue tipo A são os que contêm óleo vegetal, soja, vegetais e abacaxi.
2. Tipo sanguíneo B
O tipo sanguíneo B é um onívoro, também conhecido como come de tudo. Quando em dieta, o tipo sanguíneo B é aconselhado a evitar o consumo de frango, amendoim, milho, gergelim, trigo sarraceno e trigo.
D'Adamo também disse que o grupo B deve ser encorajado a comer mais vegetais, certas carnes e laticínios com baixo teor de gordura. Especificamente, os tipos de alimentos são:
- carne inteira (exceto frango),
- leite lácteo,
- grãos,
- nozes além de amendoim,
- ervilhas,
- vegetais verdes também
- frutas.
No entanto, os melhores alimentos para perder peso para quem tem sangue tipo B são vegetais verdes, ovos, fígado, chá, carne de veado e alcaçuz.
3. Tipo sanguíneo O
O sangue do tipo O é um grupo rico em proteínas. Alimentos que são bons para consumo são carne, peixe, vegetais e frutas. Ao contrário dos outros três tipos de sangue, o tipo O tem restrições ao consumo de produtos derivados do trigo.
Isso ocorre porque as lectinas contidas nos produtos do trigo podem ter um impacto na forma de retardar o metabolismo em pessoas com tipo sanguíneo O.
Além disso, os alimentos que também devem ser evitados incluem milho, bagre, enguia, nozes, berinjela e batata branca. Pessoas com grupo rhesus positivo O não são aconselhadas a comer mirtilos, bananas e mamões.
Por outro lado, os melhores alimentos para uma dieta do tipo O de sangue são frutos do mar, sal, fígado, carne vermelha, couve, espinafre e brócolis.
4. Tipo sanguíneo AB
O tipo sanguíneo AB é uma mistura da dieta dos três tipos sanguíneos em quantidades moderadas. Pessoas com esse tipo de sangue tendem a ter baixo teor de ácido estomacal. Os alimentos que são bons para o consumo incluem:
- carne de frango,
- frutos do mar,
- leite lácteo,
- conhecer,
- ervilhas,
- nozes,
- grãos,
- vegetais e
- frutas.
Os alimentos proibidos são carne vermelha, feijão vermelho e trigo sarraceno. Enquanto isso, os alimentos que são bons para a perda de peso para quem tem sangue tipo AB são milho, leite, vegetais verdes, algas marinhas e abacaxi.
Vários tipos de leite e diferenças em seu teor de nutrientes
Vários prós e contras sobre a dieta do tipo sanguíneo
A dieta do tipo sanguíneo não pode ser separada dos prós e contras. Algumas pessoas concordam que ajustar a dieta de acordo com o tipo sanguíneo pode ter um bom efeito no corpo. Também há quem negue que a dieta do tipo sanguíneo não dê resultados eficazes.
Além disso, essa dieta enfatiza que cada pessoa tem um trabalho corporal e necessidades diferentes. Portanto, o programa de dieta realizado também será diferente.
Essa dieta também sugere uma movimentação mais ativa e não apenas dependente de restrições a certos tipos de alimentos. Até mesmo algumas pessoas relatam que perderam peso com sucesso ao se submeterem a uma dieta de tipo sanguíneo.
Por outro lado, não há pesquisas científicas que realmente comprovem que certos alimentos têm efeitos diferentes de acordo com seu tipo sanguíneo.
Na verdade, muitos estudos mostraram que pessoas com certos tipos de sangue têm maior ou menor risco de contrair doenças. No entanto, superá-lo com dieta não tem efeito.
A maioria dos nutricionistas também não recomenda essa dieta. Porque, alguns alimentos que devem ser limitados incluem alimentos básicos diários que são difíceis de evitar e, claro, são muito necessários para o corpo.
Então, você pode fazer essa dieta?
Além dos prós e contras, não há nada de errado se você quiser experimentar esta dieta. No entanto, a dieta deve ser ajustada às condições do seu corpo.
Por exemplo, a dieta do seu tipo sanguíneo o aconselha a comer mais proteínas. Infelizmente, para quem tem diabetes, você ainda deve evitar alimentos arriscados, como laticínios e carne.
Além disso, se o objetivo é perder peso, você ainda deve seguir as orientações de uma alimentação saudável, de preferência ingerindo alimentos com baixo teor de gordura e baixo teor de sal.
Para obter a melhor solução, consulte um médico ou nutricionista. Dessa forma, você poderá descobrir que tipo de dieta é adequada para o seu corpo.